Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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nelson38899

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Re: CAS
« Responder #945 em: Abril 30, 2024, 10:23:30 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #946 em: Abril 30, 2024, 11:23:05 pm »
Em breve será assinado o contrato para 12:



 ::)

Que grande palhaçada e que grande desperdício de dinheiro. Oxalá o TC consiga chumbar esse negócio com contornos claramente corruptos e num programa feito à medida de um modelo.

Esta compra terá consequências muito graves para o futuro das FA e da FAP. Não só abre o caminho para mais negócios similares, onde se colocam interesses pessoais e privados acima dos interesses e necessidades nacionais, como esta compra irá invariavelmente afectar outras aquisições que, para um país decente, seriam um "no-brainer", mas por cá serão vistas como "desnecessárias" sob o pretexto de que "compramos mais STs que faz o mesmo".

Também fica à vista de todos o desrespeito e desvalorização dos nossos pilotos, cujas chances de sobrevivência em combate não interessam para nada, e por isso não existe uma preocupação de dar à FAP um meio com maiores chances de sobrevivência, ou que permita cumprir a missão, sem um único piloto a bordo.
 
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NVF

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Re: CAS
« Responder #947 em: Maio 01, 2024, 12:33:38 am »
Toca a equipar os tucanitos com o armamento do CdG! Deve conseguir levar 6 Aster 15 sob cada asa.
Talent de ne rien faire
 
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Pescador

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Re: CAS
« Responder #948 em: Maio 01, 2024, 09:00:33 am »
Eu metia uns napalm já aqui falados para largar nas favelas

Os contornos das negociatas entre os Condes Andeiro e os amigues deles zucas são por demais evidentes.
O afilhado até se masturba a falar de tucanitos com "missiles", como se fossem o ultimo grito da moda.

Realmente precisamos muito de avionetas dessas para abater drones. Devem ser os drones na Marinheca do picas

A noção das realidades diferentes não existe
Mais valia agarrarem no dinheiro e comprarem drones a sério ou usar onde realmente importa.
Mas mentalidade de esquemas e de jacaré predomina
« Última modificação: Maio 01, 2024, 11:15:13 am por Pescador »
 
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Fmfg

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Re: CAS
« Responder #949 em: Maio 01, 2024, 09:31:27 am »
É esperar que o TC ainda consiga chumbar este ruinoso e corrupto negócio, mais uma vergonha e desperdício de dinheiro. O cabeça de atum do MDN não é ele que manda como disse não pode dar uma olhadela nesta merda de negócio ou também tem algum afilhado na Embraer, ridiculo tudo isto, palhaçada.
 
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Pneucareca

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Re: CAS
« Responder #950 em: Maio 01, 2024, 12:26:00 pm »
Olha que bela ideia.

E logo quando vamos receber 12.
E as OGMA estão habilitadas para lhes meterem LINK16 e para fazerem upgrades e modernizações.
Nomeadamente a integração do MISTRAL Ar-Ar - mais barato que Sidewinder.
Parece-me que poderia levar 8 ou 12.

E agora para a malta se rir á brava, é virem os fanáticos do costume dizer que eu estou a defender a substituição dos F-16 e do "Fantasma" F-35 por Super Tucanos.

O EP ainda vai a tempo de escolher o MISTRAL para VSHORAD - Artilharia AA.
Já disse aqui:
MISTRAL no EP, na FAP e na Marinha.
O Chales de Gaulle está equipado com MISTRAL.

Era bom que estas coisas fossem coordenadas superiormente, mas...
Apenas rir.
Coordenação era PC21 ou Diamond Dart e helis armados.
 

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ACADO

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Re: CAS
« Responder #951 em: Maio 01, 2024, 12:37:50 pm »


 :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :festa: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea: :n.idea:

De que vale ter capacidade anti-drone, se depois não tem sobrevivência aérea em teatros onde existam SAM ?!!
Parece-me mera propaganda a uma aeronave que claramente não serve os interesses de Portugal.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #952 em: Maio 01, 2024, 02:58:18 pm »
O que está a acontecer aqui, é a luta contra o relógio da Embraer, para tentar vender o máximo de Super Tucanos, especialmente na Europa, enquanto pode. Com o aparecimento do UCAV Mojave, e consequente comprovativo de que é possível ter aquele tipo de meio a operar em áreas remotas e sem grande infraestrutura (a principal vantagem do ST face aos UCAVs até agora, e face a caças a jacto), a ideia da avioneta a fazer COIN em África tem os dias contados, principalmente para países que não podem dar-se ao luxo de adquirir um tipo de meio para cada missão.

Agora imaginem estar num mundo em que a tecnologia permite a um UCAV fazer tudo o que o ST faz, fazê-lo melhor e sem colocar um piloto em risco.

Só pacóvios é que olham para isto e pensam "Não, melhor mesmo é o ST, à boa maneira do Vietname/Ultramar/combate ao narcotráfico na América Latina".
 
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Re: CAS
« Responder #953 em: Maio 01, 2024, 03:13:04 pm »
O que está a acontecer aqui, é a luta contra o relógio da Embraer, para tentar vender o máximo de Super Tucanos, especialmente na Europa, enquanto pode. Com o aparecimento do UCAV Mojave, e consequente comprovativo de que é possível ter aquele tipo de meio a operar em áreas remotas e sem grande infraestrutura (a principal vantagem do ST face aos UCAVs até agora, e face a caças a jacto), a ideia da avioneta a fazer COIN em África tem os dias contados, principalmente para países que não podem dar-se ao luxo de adquirir um tipo de meio para cada missão.

Agora imaginem estar num mundo em que a tecnologia permite a um UCAV fazer tudo o que o ST faz, fazê-lo melhor e sem colocar um piloto em risco.

Só pacóvios é que olham para isto e pensam "Não, melhor mesmo é o ST, à boa maneira do Vietname/Ultramar/combate ao narcotráfico na América Latina".
Só pacóvios ou incompetentes corruptos acham que o ST é solução para Portugal ainda para mais num país sem investimento militar e sem meios onde é necessário investimento urgente noutros meios mais úteis e urgentes.
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #954 em: Maio 01, 2024, 03:34:37 pm »
Estamos num momento perigoso, em que em vez de se procurar o meio mais adequado para as FA, procura-se justificar a aquisição de um meio específico.

É um bocado isto: já tinhas um carro, foste comprar mais um, e agora tens que tentar arranjar justificações para dar à tua cara metade, do porquê de teres ido comprar outro carro, em vez de resolveres os problemas lá em casa.

Meteram-se numa alhada com a Embraer, e agora estão a tentar arranjar desculpas para justificar a compra dos ST. Entretanto:
-para treino havia melhor e com preços mais interessantes
-CAS já não cola, havendo alternativas
-C-UAS também não cola e há meios que o fazem melhor
-a possibilidade de produção nacional nunca colou, porque nunca serão produzidos suficientes para tornar rentável ou manter a linha de produção aberta
-a ideia de que íamos produzir os ST para países da NATO também nunca colou, porque ninguém anda à procura de aeronaves COIN

A dúvida agora é, qual será a próxima pseudo-justificação?
Para reactivar os Asas de Portugal? O F-16 é infinitamente melhor para isto, por isso não vai colar, tal como seria o M-346 ou o T-50.
Porque é Embraer? Da Embraer seria mais lógico optar por uma aeronave que permitisse substituir os Falcon e ainda uma variante AEW dela.

Não existem razões racionais para adquirir os ST para a FAP. No máximo haverão interesses pessoais envolvidos.  ::)
« Última modificação: Maio 01, 2024, 03:35:45 pm por dc »
 
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Re: CAS
« Responder #955 em: Maio 01, 2024, 08:20:59 pm »
Em breve será assinado o contrato para 12:



 ::)

Tinha esperança que com o Melo, África deixava de ser prioridade.
Mas os interesses têm mais força.

Sé é para lá ficar que venha o ST.
 

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goncalobmartins

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Re: CAS
« Responder #956 em: Maio 01, 2024, 08:38:56 pm »
Citar
O recurso a sistemas de armas de 4.ª e 5.ª geração na execução de missões de apoio aéreo próximo, patrulhamento e vigilância em ambiente não contestado, veio criar um desgaste não programado no potencial destas aeronaves com elevados custos associados. A possibilidade de recorrer a uma aeronave de ataque ligeiro nestes cenários começou a ser avaliada com o intuito de poupar sistemas mais desenvolvidos para missões onde as suas capacidades sejam fulcrais. As Forças Armadas Portuguesas estão empenhadas em missões no âmbito da segurança cooperativa no continente africano e é desígnio nacional que estas se mantenham. No entanto Força Aérea Portuguesa não possuiu um sistema de armas para missões de combate adequado às restrições impostas nestes cenários. Desde 2018, a Força Aérea Portuguesa não possui um meio orgânico para ministrar instrução avançada para formação de pilotos de combate. Este estudo investiga a contribuição de uma aeronave de ataque ligeiro enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de ataque. Recorrendo a um raciocínio dedutivo, concluiu-se que uma aeronave de ataque ligeiro se enquadra nas necessidades da Força Aérea Portuguesa enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de combate no apoio às Forças Nacionais Destacadas (FND) em África.

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/36702/1/Light%20Attack%20Aircraft%20na%20Força%20Aérea%20Contributos%20para%20o%20Poder%20Aéreo%20e%20Instrução%20Avançada%20_%20CAP%20Rodolfo%20Silva.pdf
« Última modificação: Maio 01, 2024, 08:40:05 pm por goncalobmartins »
 

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Re: CAS
« Responder #957 em: Maio 01, 2024, 09:54:06 pm »
Helicópteros médios para evacuação é que nada...
Quando algum soldado perder as pernas e precise de ser evacuado para Bangui, chamem os Tucanos.
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #958 em: Maio 01, 2024, 11:26:19 pm »
Citar
O recurso a sistemas de armas de 4.ª e 5.ª geração na execução de missões de apoio aéreo próximo, patrulhamento e vigilância em ambiente não contestado, veio criar um desgaste não programado no potencial destas aeronaves com elevados custos associados. A possibilidade de recorrer a uma aeronave de ataque ligeiro nestes cenários começou a ser avaliada com o intuito de poupar sistemas mais desenvolvidos para missões onde as suas capacidades sejam fulcrais. As Forças Armadas Portuguesas estão empenhadas em missões no âmbito da segurança cooperativa no continente africano e é desígnio nacional que estas se mantenham. No entanto Força Aérea Portuguesa não possuiu um sistema de armas para missões de combate adequado às restrições impostas nestes cenários. Desde 2018, a Força Aérea Portuguesa não possui um meio orgânico para ministrar instrução avançada para formação de pilotos de combate. Este estudo investiga a contribuição de uma aeronave de ataque ligeiro enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de ataque. Recorrendo a um raciocínio dedutivo, concluiu-se que uma aeronave de ataque ligeiro se enquadra nas necessidades da Força Aérea Portuguesa enquanto sistema de armas de instrução avançada e aeronave de combate no apoio às Forças Nacionais Destacadas (FND) em África.

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/36702/1/Light%20Attack%20Aircraft%20na%20Força%20Aérea%20Contributos%20para%20o%20Poder%20Aéreo%20e%20Instrução%20Avançada%20_%20CAP%20Rodolfo%20Silva.pdf

A alternativa a usar aeronaves de 4ª e 5ª geração para essas missões, está em UCAV, que, além de conseguirem desempenhar as ditas missões por muito maior duração, não colocam um piloto em risco.

E desde 2018 que bem podiam ter comprado um turboprop capaz de ministrar treino avançado, e que sem o requisito de ser uma aeronave de combate, seria um programa bem mais barato.

Citar
In January 2020, Pilatus was awarded a contract worth more than €200 million ($214 million) to provide the Spanish Air Force with 24 PC-21s, including spare parts and simulators.

Agora é fazer as contas de quanto custariam 12 PC-21 na altura. 16 PC-21, provavelmente custariam menos que os 180 milhões para o negócio corrupto dos ST, e este número já permitia substituir os Alpha Jet e os TB-30.

Helicópteros médios para evacuação é que nada...
Quando algum soldado perder as pernas e precise de ser evacuado para Bangui, chamem os Tucanos.

Nem é preciso tanto, ao se utilizar os ST para realizar CAS nos TOs africanos, o risco de algum deles ser abatido aumenta. Quando isso acontecer, de onde vêm os helicópteros CSAR? Vamos berrar para outro país nos safar, e colocar os seus helicópteros e respectivas tripulações em risco, para salvar o nosso piloto, que só lá foi colocado porque uns pacóvios acharam que era boa ideia, para justificar a compra a determinada empresa?

Pelo menos com UCAVs, mesmo que um fosse destruído, não tínhamos um piloto para ir resgatar.  ::)


E para quem menciona África como uma prioridade, e como tal justificar-se a compra dos ST: Não, a compra continua a não ser justificada.
Se África é uma prioridade, então que invistam como tal, em capacidades para responder a cenários de baixa, média e alta intensidade no dito continente. O TO africano não se resumo a um tipo de ameaça, nem se pode achar que as ameaças não vão evoluir.
Sabemos que a Rússia está a aumentar a sua presença e influência por lá, e a China também tenta ter influência.
São demasiados players e demasiados riscos de África se tornar numa das frentes de uma III Guerra Mundial, para os pacóvios de cá acharem que comprar STs é que são a solução para aquilo.
 
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Fmfg

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Re: CAS
« Responder #959 em: Maio 02, 2024, 07:49:57 am »
É esperar que o TC ainda consiga chumbar este ruinoso e corrupto negócio, mais uma vergonha e desperdício de dinheiro. O cabeça de atum do MDN não é ele que manda como disse não pode dar uma olhadela nesta merda de negócio ou também tem algum afilhado na Embraer, ridiculo tudo isto, palhaçada.

Este apareceu aqui para lamber cus.

Quem é que lhe agradece o serviço?
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Vai PQP seu FDP.
 
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