Isto um gajo lê aqui cada treta que é de brandar aos céus. Nada melhor que o "malhar nos Russos" para que apareçam uns teóricos do catano. Esta então dos helis. Ou seja, quando a Us Navy construiu classes de navios inteiras, para os helis robô Dash, e depois lá meteu um Seasprite, deve ter tudo ficado destabilizado ou foi tudo ao fundo.
Eu tenho que apresentar as minhas desculpas, porque evidentemente não tenho conhecimentos suficientes para debater contra tão excelentes fotografias e tão excelentes capacidades de pesquisa no Google.
Eu tenho dificuldades em conseguir ler todos os dados de um radar de navegação civil, e então o sonar, nem vou falar.
Eu enjoo no mar, por isso sou um marinheiro de água doce, e só ao quinto dia e depois de uma data de pastilhas é que consigo comer qualquer coisa mais substancial.
O mar, e a força do dito não contam para nada.
Mas eu já bati tantas vezes com a cabeça, que me lembrei de que deveria existir forma de explicar que o mar a norte dos Açores (umas ilhas do Atlantico, que parece que pertencem a Portugal) é dos mais violentos de todo o mundo.
Eu sou um bocado burro, mas disseram-me que é nos mares mais alterosos que é normalmente mais necessário um navio de busca e salvamento...
Mas se calhar estou enganado, e deve haver gente mais capaz que eu para explicar estas coisas.
Este mapa, mostra a altura média das ondas nos oceanos e mares do mundo.
Os OPV alemães, do Chile e da Colombia operam em águas eu diria ... um pouco menos complicadas.
As águas mais alterosas da marinha chilena, são as mais calminhas para o portugueses.
Para encontrar águas identicas às da marinha colombiana, precisamos ir para o Golfo da Guiné...
Os navios da alemã FASSMER levaram uma plataforma para helicóptero numa construção feita de proposito. Os OPV de 86m da FASSMER para a Alemanha, têm uma plataforma de maiores dimensões, mas não têm hangar.
Os colombianos possuem três destes OPV da FASSMER, mas agora estão a pensar em mais. Estranhamente, não querem o navio da FASSMER e desenvolveram uma série derivada, que tem exactamente a mesma função, mas desloca mais de 2500t.
Alguém escreva aos colombianos, a dizer, qué no, qué no, qué no... qué no es necessário ....
Para quê um navio com 2500t de deslocamenteo, quando um de 1800t faz a mesma coisa...
Eles são estupidos, o último navio da FASSMER foi entregue em 2017. E tão pouco tempo depois querem um navio maior ?
Eu sou naturalmente um amador, mas um Lynx a tentar pousar na plataforma de uma Vasco da Gama, com que estado de mar é que pode pousar ?
E se um navio tiver um deslocamento que é pouco mais de metade, em que estado de mar é que é possível pousar um heli equivalente ?
E se for um heli mais ligeiro, com que estado de mar e com vento de quantos nós é que ele pode descolar ?
E nos mares a norte dos Açores, quantos dias do ano o estado de mar torna inviável a utilização de um heli ?
Isto são tudo perguntas tolas, de alguém que não entende nada disto.
Por isso, as minhas desculpas antecipadas a quem percebe da cepa ...