As melhorias que eu faria ao projecto.
Visto que o MDN anda numa, de capar, como houve alguém que escreveu no tópico do LPD, o material a adquirir. Eu atrevia-me a propor um sistema de propulsão diesel-eléctrico a ser implementado no ditos Navios. è tecnologia que é usada já desde os anos 50 nos caminhos-de-ferro, representa uma poupança na manutenção, bem como uma possível poupança no combustível gasto, visto só por si, um sistema num sistema mecânico cerca de 60-80% da energia gerada é perdida na distribuição, tendo os sistemas eléctricos um maior rácio de aproveitamento de energia.
Assim, removia-se os veio de transmissão bem como as caixas redutoras, que ao que parece já deram problemas, e ficava-se com apenas com um (ou mais) motor(es) a diesel ligados em exclusivo a alternadores que por sua vez iria accionar um motor eléctrico ligado directamente à hélice do navio.
Prós:
- Reduzido custo de manutenção;
- Menor (teóricamente, teria sempre de ser bem concebido) custo de combustível;
- Possibilidade de os navios poderem operar com guarnições ainda mais reduzidas.
Contras:
- O custo dos motores eléctricos é caro.
Apesar de o custo dos motores eléctricos ser caro, penso que a longo termo representariam uma poupança, senão no custo do combustível, na manutenção (tanto em custo absoluto, como em horas necessárias).
Este tipo de tecnologia está já implementado em muitos navios, dos quais os cruzeiros são os mais comuns. A marinha britânica também implementou esta tecnologia nos novos type 45, e os porta-aviões terão algo similar. Note-se ainda, que a nossa marinha também já opera navios diesel-eléctricos, pois os Submarinos também o são quando navegam á superfície.
Quanto ao equipamento militar deixo para outros.
P.S. E se não há médico nas guarnições dos NPO, por amor de Deus, transformem aquele espaço em acomodações para fuzos.