O combate aos fogos é um negócio, e é uma forma de financiar campanhas eleitorais, e esse é o grande problema.
A melhor maneira de acabar com este negócio, é chegar ao governo um governante que não esteja enfeudado com estes senhores das empresas aéreas que tem literalmente queimado o país, e fechar-lhes a torneira.
Adquirir uma frota de meios aéreos pesados em condições, em numero nunca inferior a 6/8 unidades, canadair's de preferencia ou beriev's, há menos tomadas de agua para eles no pais mas levam 12 mil litros de agua contra os 6 mil dos canadair's cl-415, e pô-los aos comandos da Força Aérea portuguesa.
Todos falharam no passado, uns mais do que outros, fosse o Dias Loureiro do psd quando proibiu os c-130 de usar os kit's de combate aos fogos nos anos 90, visto que através da SLN estava ligado às firmas de aluguer de meios aéreos, nomeadamente a Aeronorte e a Helisul.
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=580894&div_id=4071Fosse o PS desde 95, que tomou o poder e nunca comprou estas aeronaves, pior ainda em 2005 quando o Ps desistiu da compra dos 6 canadair's financiados ainda por cima pelo banco europeu de investimento.
http://grandelojadoqueijolimiano.blogsp ... fogoi.htmlO santana lopes com os defeitos que possa ter em 2004 inicio o processo de compra dos 6 canadair's.
http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx? ... _id=594541Em 2005 o ps tomou o poder e rasgou o contrato e não comprou os aviões, para agora termos que os andar a pedir todo os dias lá fora.
E não esquecer que era este mesmo Ps que me 2003 criticava o Psd por o pais não ter aviões canadair’s, vejam aqui.
http://novafloresta.blogspot.com/2005/0 ... dairs.htmlO estado tem que adquirir os aviões pesados, sejam canadair’s ou beriev’s, e encostar grande parte dos meios privados, alugar ao sector privado apenas os helicópteros ligeiros e médios, de resto a frota de aviões tem que ser toda ou quase toda estatal.
Dos 52 meios aéreos que actuem em Portugal em 2010, apenas 9 são do estado, 3 ecuriel as-350, eram 4 mas um perdeu-se em 2008, e os 6 kamov's, ou seja, quer dizer que o estado aluga um total de 43 meios aéreos, o que é muito, tendo este numero que ser forçosamente reduzido para cerca de metade, e é fácil faze-lo assim, haja vontade dos políticos para acabar com esta mamadeira que é o combate aos fogos.
Destes 43 meios aéreos alugados 18 são aviões.
Dois canadair’s Cl-215 com mais de 20 anos, presos por arames, às vezes avariados nas alturas que são mais necessários como aconteceu este ano nos incêndios da serra da estrela, em que um dos canadair esteve uma tarde avariado, aviões estes alugados à Inaer espanhola.
Os restantes 16 aviões, air tractor’e dromader’s, são maquinas totalmente obsoletas, principalmente os dromader’s, que deviam ser imediatamente encostados, no máximo admito que ficassem 2 parelhas de air tractor’s para zonas do pais com declives mais acentuados, por exemplo uma parelha em Vila Real e outra na Lousã, de resto esta sucata aérea deve ser toda encostada.
São aviões velhos e pouco eficazes visto que levam na ordem dos 2000 litros de água, mas depois de cada descarga têm que regressar á pista para abastecer em terra, o que os torna menos eficazes do que um heli ligeiro, que leva 800 litros mas enche no local do incêndio e descarrega mais agua por hora que estes aviões.
Claro esta que estes 16 chaços, estes dromader’s e air tractor’s voam em Portugal devido ao poderoso lobby e aos conhecimentos que os senhores da Aeronorte e da helisul (pertence á inaer espanhola) têm no governo, caso contrário esta sucata que foi encostada em toda a europa nunca estaria a voar em Portugal.
Alias os air tractor’s que ai andam tem todos matricula espanhol, tripulação espanhola, e mecânicos espanhóis, e foram aviões que foram retirados de serviço e Espanha, e que são postos a voar em Portugal para que uns senhores possam ganhar uns milhões de euros com os incêndios florestais.
Os dromader’s já cá andam há mais tempo, alguns têm matricula polaca, e pelos anos de serviço que já levam estão totalmente obsoletos, têm provocada vários acidentes nos últimos anos, e são aviões que já não tem condições e voar.
Sendo assim, esta sucata aérea tinha que ser encostada e estado adquirir uma frota de canadair’s que permitisse a cobertura integral do pais e entregues aos comando da Força Aérea Portuguesa para acabar com as mamadeiras, os 2 que existem são uma nulidade, e a prova disso é que quase todos os dias os andam a pedir lá fora, os franceses e italianos vem de borla, mas os espanhóis que cá vem estão estrategicamente estacionados em Matacan (Salamanca) e Santiago de Compostela, pertencem à cegisa que é a mesma firma que alugava os dois de Seia ate 2008, altura em que foram vendidos á Inaer, sendo agora alugados pela Inaer também espanhola ao governo, sempre os espanhóis a ganhar dinheiro e a meter ao bolso com o aluguer dos meios em Portugal.
A Inaer aluga mais de metade dos meios em Portugal, atraves da helisul sua subsidiária, visto que compraram a Helisul em 2007, alugam os 2 canadair's desde 2008 que antes pertenciam á também espanhola cegisa, e como se não bastasse ainda alugam os air tractor's atraves da Aeronorte, que são uns 8 salvo erro.
E estes canadair’s espanhóis que pertencem cegisa e que vêem cá e são pagos à hora no que deve ficar por um balúrdio ao estado, ou seja, ate Espanha e os espanhóis ganham dinheiro com os fogos em Portugal, depois como é que não querem que isto arda desta maneira.
Ou seja, não basta as firmas Portuguesas, como também agora põem as firmas espanholas a ganhar dinheiro com o combate aos fogos em Portugal.
Porque será que num pais como Espanha, estes aviões da Cegisa estejam estrategicamente estacionados em Salamanca e Santiago de Compostela, perto da fronteira portuguesa, podiam estar na Catalunha, ou nas baleares, mas não estão colados a Portugal.
Para virem fazer uma perninha nas horas vagas a Portugal, só pode.
O numero de candair’s a adquirir nunca deve ser inferior a 6 ou 8 unidades, se forem mais serão muito bem vindos, não nos podemos esquecer que Portugal é um pais mais pequeno do que a França, Espanha ou Itália, mas temos uma aérea florestal de mais de 6,5 milhões de hectares, o pais do Tejo para cima esta coberto de resinosas, é uma aérea quase do tamanho da área florestada da França, que apenas tem incêndios na parte mediterrânica, mas que tem dezenas de canadair’s, mais de 20.
A Espanha tem 18,e mais encomendados, a Italia 16, a própria Croácia um pais mais pequeno que Portugal tem 6 canadair’s, e a Grécia antes dos incêndios de 2004 tinha apenas 8 canadair’s Cl-215, mas os gregos aprenderam bem a lição, agora tem uma impressionante frota de 26 aviões canadair’s, vejam lá se nos últimos anos tem ardido alguma coisa na Grécia, pudera, um pais mais pequeno que Portugal com 22 canadair’s é impossível arder seja o que for, os incêndios são literalmente encharcados e ensopados de água á nascença.
Vejam aqui os númeross.
http://en.wikipedia.org/wiki/Canadair_CL-215http://en.wikipedia.org/wiki/Bombardier_415Em Portugal temos este vergonhoso numero de apenas 2 canadair’s, ainda há alguém que ache que chegam?
Apenas os cegos, os obtusos e aqueles que não querem ver a realidade podem achar que sim.
Meus amigos, a solução para parte do problema esta aqui, encostar a sucata dos privados, comprar uma frota em condições de canadair’s entregue à força aérea, e o estado alugar apenas os helicópteros ligeiros, sob o regime de aluguer calendarizado, ou seja, alugar pelo período correspondente à fase Bravo e Charlie, sem limite e sem plafons de horas, porque caso contrário, com alugueres de plafons de horas é uma desgraça, quanto mais arder mais estas firmas ganham e os interessados tratam de por isto tudo a arder.
Resumindo, nesta campanha estão disponíveis 52 meios aereos, 9 são do estado, 3 ecurriel e 6 kamov’s, sendo assim o estado aluga 43 meios aéreos, o que é muito e mais de metade são espanhóis.
Destes 18 são aviões, 2 canadair’s e os 16 air tractor e dromader’s, ou seja sobram, 25 helicópteros, destes 25 helicópteros 2 são alugados em regime anual, o de santa Comba dão e o de Loulé, e por isso não entram nas contas, conclusão, o estado aluga sazonalmente 23 helicópteros ligeiros e médios que transportam as equipas heli-transportadas.
Resumindo, o estado Português devia encostar a sucata aérea, air tractor e dromader’s, adquirir uma frota de candair’s para subsituir estes chaços, e alugar ao sector privado apenas os 23 helicópteros ligeiros e médios, de resto tudo estatal.
Em suma, o sumidouro de dinheiro e a mamadeira está nos aviões que a industria do fogo consegue inexplicavelmente por no ar, nos chaços aéreos, os dromader e air tractor’s, que deviam ser imediatamente encostados.
E, e como os incêndios se combatem por ar e por terra, mas se extinguem em terra pela infantaria nem terra, pelos bombeiros, que andam montados em chaços com 20 anos, já agora não esquecer que urge que seja implementado um plano maciço de equipamento dos corpos de bombeiros, como o de 95 e 96, onde foram distribuídas centenas de viaturas, agora precisamos novamente que o estado entregue umas centenas de viaturas aos bombeiros, VFCI’s pelo menos uns 300 por todo o pais, estes 50 que este desgoverno fez questão de entregar aos seus amiguinhos espanhóis da Iturri são uma gota de água no oceano.
Caso não saibom os bombeiros esperam há 3 anos que lhe sejam entregues 95 viaturas, num concurso sucessivamente adiado que parece que agora foi adjudicado depois de uns 3 anos de adiamentos.
Pelo contrário as elites da ANPC criadas em 2005 por este governo, os Gips da GNR e a Feb andam montados em jipes topo de gama.
Pior ainda, as 7 ou 8 da noite estes senhores dos gip's e da feb desmobilizam e deixam os fogos para os bombeiros apagarem, os desgraçados, tratados mal e porcamente por este governo é que ficam lá a dar o litro, as elites regressam á caserna aos cair da noite.
Uma verdadeira palhaçada.
cada macaco no seu galho, a GNR deve ficar com a vigilancia, fiscalização e prevenção.
O combate é para os bombeiros.
Alias esta medida tomada por este governo em 2005 de criar estas elites da ANPC revelou-se um autentico desastre e numa fonte de mau estar e de conflitos com os bombeiros que se sentiram descriminados e secundarizados.
Ecom a população também tem havido conflitos, alias em castro daire ate houve agressões da parte destes senhores dos gips a populares, e estes senhores dos Gips e a Feb só vieram trazer confusão e caos aos combate aos fogos em Portugal, basicamente vive-se um clima de guera civil nas florestas portuguesas.
Há e não esquecer, entregar estes carros às firmas Portuguesas, já bastou entregar 50 VFCI’s à Iturri, porque eles a nós nem pregos nos comparam, as nossas firmas o que fazem para Espanha é em sub-contratação e para marcas e com marca espanhola, e eles mesmo com as firmas portuguesas a fazer menos 15 % entregam às firmas espanholas, para além disso as firmas portuguesas são corridas de qualquer concurso publico em Espanha, por isso se estranha que o esta do português entregue o melhor lote do concurso das 95 viaturas, os 50 vfci’s aos espanhóis da Iturri, o contrário em Espanha seria impensável, num concurso destes eles nunca entregavam os carros a uma firma Portuguesa deixando as firmas espanholas a chupar nos dedos.
As firmas Portuguesas a não ser para Galiza não vendem nada para território espanhol, e vendem aos Galegos pelo facto destes se sentirem mais Portugueses que espanhóis, de resto não vemos nada, pior ainda se a rosenbauer espanhola desconfiar que as firmas portuguesas vão concorrer a veículos em Espanha, já não lhe vendem as bombas, aprendam que eu não duro sempre, e sei do que falo.