O capitão Silva disse que os talibãs não têm sistemas eficazes contra aeronaves (no caso o F-16) que voem a estas velocidades e altitudes…e é um facto…não sei onde está a dúvida!
Um helicóptero pode, com relativa facilidade, ser atingido por um simples FPG ou arma ligeira, um F-16 muito dificilmente poderá ser atingido por esse tipo de armas.
Querem ver que um piloto com anos de formação e centenas ou milhares de horas de voo não sabe do que fala?!
Nao sabe onde esta a duvida, estou a ouvir isto?? Uma 12,7 pode nao ser um sistema eficaz na maior parte dos casos mas tudo depende de como sao usados. Os nossos enimigos de parvos nao tem nada
Meu caro, o Piloto ou sabe ou nao sabe!! E la por ter muitas horas de voo e de formacao nao o referiu.
Agora se nao sabe que avioes aliados ja foram atingidos por fogo automatico pesado e estiveram em risco de ser perdidos e muito grave.
Se esta a omitir para o pubico, fico um pouco mais descansado mas para mim tambem e grave porque esta a mentir a quem lhe paga o material e o ordenado.
ACADO, nos seus post´s relativos a armas e munições não me meti, pois sou ignorante no tema, agora deixe que lhe diga que o que acabou de escrever não tem nexo nenhum.
Diga-me quando é que um F-15 ou A-10 ou F-16 foram abatidos no Afeganistão como fogo de 12.7 mm, estou a espera.
Quanto ao fogo pesado, refere-se a que ? AAA?
As aeronaves que mais sujeitas estão a este fogo são os helis, como os Chinook, e UH-60, sendo que este tipo de armas consegue ser mais eficaz a baixas altitudes que certos SAM "shoulder lauched", até porque as contra medidas a nível de flares costuma ser eficaz.
Além disso o piloto é livre de dizer o que quizer desde que não viole nenhum segredo operacional ou procedure,não é o facto de lhe pagar o ordenado com os seus impostos que lhe dá direito de o acusar de mentiroso.
Então não tem nexo porquê ??
Lá por nenhum não ter sido abatido isso quer dizer que não poderão ser um dia?? não estou a perceber onde quer chegar?
Se lhe estou a dizer que já tiveram que retirar por causa do fogo de DShKM 12.7, acho que isso quer dizer que estavam em perigo!! ou não?? E provavelmente só não foram abatidos porque retiraram.
Se é um caso que apresenta grande perigo, que é constante a ameça, etc, claro que não.
Mas o que é certo é que os aviões esgotaram as bombas a ajudar os soldados em terra e quando tentaram usar os canhões, os malandros dos turbas deram dores de cabeça. E com certeza que o nosso Piloto se lhe surgir uma situação destas não se vai cortar à bomboca, portanto corre o mesmo perigo que os outros.
Se o piloto é livre de dizer o que quizer tambem eu sou. E das duas uma, ou ele não sabe que poderá correr este mesmo risco, ou está a mentir!! Continuo sem saber qual é a hipótese mais grave.