Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

o Super Tucano em Portugal

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mafets

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #60 em: Fevereiro 21, 2025, 09:44:23 am »
Mas o Epsilon não vai continuar a operar no treino básico? Tenho a ideia que o Cirrus vai substituir os Chip.

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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saabGripen

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saabGripen

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #62 em: Fevereiro 23, 2025, 08:11:02 pm »
Então ams os ST não fazem todas as etapas de treino? Querem ver que vamos ser obrigados a adquirir no futuro um avião de treino a jacto, para corrigir o erro cometido com a compra das avionetas?

É engraçado, que se o ST não cumpre as funções de treino avançado na íntegra, principalmente para quem quer ter caças de 5ª geração sem variante bilugar, então vamos gastar 200M numa aeronave para cumprir funções que podiam ser realizadas por um modelo muito mais barato, que substituiria os TB-30.  ::)

Ou seja, Chipmunk - TB-30 - Super Tucano - movelo a jacto. 4 tipos diferentes de aeronave de treino, num país que treina tão poucos pilotos anualmente. Faz um sentido dos diabos. Desperdício de recursos.

O ST pode cumprir as 4 fases de treino para pilotos de caça até geração 4.5.
O curso de adaptação a F-35, na maioria dos países que já o estão a operar na Europa, é feito em Luke e depois nas esquadras operacionais. Os Neerlandeses ainda experimentaram o M346 em Itália, mas desistiram, ao que consta por inadequação do sylabus do curso, entre outras coisas.
Os italianos criaram uma Operational Conversion Unit de F-35 para não mandarem os pilotos para Luke.

O futuro dos pilotos da FAP deverá ser Cirrus - ST, ou seja, 2 tipos de aeronave.


Obrigado ao wyldething.

É bom termos alguma protecção contra a mentira e a desonestidade intelectual.

No entanto, o vídeo em baixo, de modo geral, acerta em quase tudo - baseado no que está na LPM.
Como tal, considero possível a vinda do M-346 para treino / Caça Ligeiro.
O Subsea7 tem "aludido" a essa possibilidade.
E imagino que, se estava na LPM, o CEMFA deve ter aceitado o ST com a garantia de o M-346 continuar na LPM. E sabemos que o ST foi um acrescento e não veio substituir outra coisa.





« Última modificação: Fevereiro 23, 2025, 08:12:27 pm por saabGripen »
 

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #63 em: Fevereiro 24, 2025, 05:06:44 pm »
Então ams os ST não fazem todas as etapas de treino? Querem ver que vamos ser obrigados a adquirir no futuro um avião de treino a jacto, para corrigir o erro cometido com a compra das avionetas?

É engraçado, que se o ST não cumpre as funções de treino avançado na íntegra, principalmente para quem quer ter caças de 5ª geração sem variante bilugar, então vamos gastar 200M numa aeronave para cumprir funções que podiam ser realizadas por um modelo muito mais barato, que substituiria os TB-30.  ::)

Ou seja, Chipmunk - TB-30 - Super Tucano - movelo a jacto. 4 tipos diferentes de aeronave de treino, num país que treina tão poucos pilotos anualmente. Faz um sentido dos diabos. Desperdício de recursos.

O ST pode cumprir as 4 fases de treino para pilotos de caça até geração 4.5.
O curso de adaptação a F-35, na maioria dos países que já o estão a operar na Europa, é feito em Luke e depois nas esquadras operacionais. Os Neerlandeses ainda experimentaram o M346 em Itália, mas desistiram, ao que consta por inadequação do sylabus do curso, entre outras coisas.
Os italianos criaram uma Operational Conversion Unit de F-35 para não mandarem os pilotos para Luke.

O futuro dos pilotos da FAP deverá ser Cirrus - ST, ou seja, 2 tipos de aeronave.

Então para quê comprar uma aeronave tão cara e dispendiosa de manter, quando podiam simplesmente comprar aeronaves de treino?
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #64 em: Fevereiro 24, 2025, 05:59:51 pm »
Então ams os ST não fazem todas as etapas de treino? Querem ver que vamos ser obrigados a adquirir no futuro um avião de treino a jacto, para corrigir o erro cometido com a compra das avionetas?

É engraçado, que se o ST não cumpre as funções de treino avançado na íntegra, principalmente para quem quer ter caças de 5ª geração sem variante bilugar, então vamos gastar 200M numa aeronave para cumprir funções que podiam ser realizadas por um modelo muito mais barato, que substituiria os TB-30.  ::)

Ou seja, Chipmunk - TB-30 - Super Tucano - movelo a jacto. 4 tipos diferentes de aeronave de treino, num país que treina tão poucos pilotos anualmente. Faz um sentido dos diabos. Desperdício de recursos.

O ST pode cumprir as 4 fases de treino para pilotos de caça até geração 4.5.
O curso de adaptação a F-35, na maioria dos países que já o estão a operar na Europa, é feito em Luke e depois nas esquadras operacionais. Os Neerlandeses ainda experimentaram o M346 em Itália, mas desistiram, ao que consta por inadequação do sylabus do curso, entre outras coisas.
Os italianos criaram uma Operational Conversion Unit de F-35 para não mandarem os pilotos para Luke.

O futuro dos pilotos da FAP deverá ser Cirrus - ST, ou seja, 2 tipos de aeronave.

Então para quê comprar uma aeronave tão cara e dispendiosa de manter, quando podiam simplesmente comprar aeronaves de treino?

De acordo com o que está na LPM e Resolução do Conselho de Ministros que aprovou a compra, a missão principal é ao apoio próximo. A instrução é secundária, à semelhança aliás do que sucedia com a frota Alpha Jet, enquanto foi operada pela Esq 301.
 

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saabGripen

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #65 em: Março 07, 2025, 07:31:29 pm »
Lições da Guerra na Ucrânia:


Lithuania wants “to buy AMRAAMS for their NASAMS,” he stated. “Five-year wait. I talked to the Bulgarian CHOD [Chief of Defense]. They want to buy Javelins for their Strykers. Seven-year wait. I talked to some of the big allies who want to buy Patriots. 10-year wait. That needs to get fixed.”

Portugal wants to buy Super Tucanos. Boom! Motherfuckers get Super Tucanos. Are you kidding me!? (Ver NOTA 1)


Lesson 1:
“Collective action rests on the foundation of shared awareness, and it takes real work to achieve that shared awareness,” he said. “And unlike in 2014, where ambassadors were arguing, they’re looking at pictures, saying, ‘see the Russians are in Crimea,’ and the next ambassador would say, ‘No, that looks like 100 to me.’ And as a result, we didn’t do anything because we didn’t have shared awareness of what was going on. Our 2022 response could not have more been more different than the 2014 response, in primary part, due to shared intelligence among allies, especially from the U.S.”

Lesson 2:
 “It’s not what we do that provokes Putin. It’s what we don’t do. We should have learned that in 2014, and … [that takes us to] lesson number three.”

Lesson 3:
“Putin is not a strategist. He’s an opportunist. He pushes on some doors, and when nobody pushes back, he walks in. What 2014 taught him was that there was no significant consequence for using force. It invited Putin’s 2022 invasion, in my opinion. In his own words, Putin believes that, quote, ‘a serious, irreconcilable struggle is unfolding for the formation of a new world order.’ And … [that takes us to] lesson number four.”

Lesson 4:
 “We are in a strategic confrontation. I believe our Australian friends are [seeing] the same [Chinese Premier] Xi [Jingping] dynamic in the Indo-Pacific. Putin explicitly said he’ll use crisis and conflict during peace to win the strategic confrontation. Peace, crisis, conflict used to be a sequence, part of our model. Now, it’s a spectrum. As NATO Secretary General [Mark] Rutte said, ‘we are not at war, but we are certainly not at peace either.”

https://www.twz.com/news-features/nato-operations-chiefs-five-lessons-learned-from-war-in-ukraine


(NOTA 1) contributo do saabGripen - o resto é estrangeiro.



« Última modificação: Março 07, 2025, 07:47:01 pm por saabGripen »
 

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #66 em: Março 08, 2025, 12:10:20 pm »
Lições da Guerra na Ucrânia:


Portugal wants to buy Super Tucanos. Boom! Motherfuckers get Super Tucanos. Are you kidding me!? (Ver NOTA 1)
( ... )
(NOTA 1) contributo do saabGripen - o resto é estrangeiro.

Mas o que é que você pretende afirmar com isto ?
Está a dizer que, os equipamentos eletrónicos necessários para produzir a versão "NATO" do Super Tucano, estão disponíveis no mercado, por via milagrosa para instalar no avião de treino da Embraer ?  :o

O problema das entregas, é neste momento generalizado, e é aliás uma das curiosidades que tenho sobre este programa.
Os preços de equipamentos militares estão literalmente pela hora da morte, e como se isso não fosse suficiente, têm prazos de entrega incrivelmente longos.

A Embraer não fabrica motores, não fabrica a esmagadora maioria dos sistemas electrónicos do avião, e mesmo quando fabrica alguns dos sistemas, está dependente de componentes que são importados e que neste momento são cobiçados por todos os integradores de sistemas...

Você tem alguma informação que nos permita concluir quando estará disponível na Força Aérea Portuguesa um número mínimo de quatro aviões ?


E depois ...
Você quer comparar NASAMS e AMRAAMS com os Super Tucanos ? ...   ::) ::) ::)
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #67 em: Março 08, 2025, 02:39:04 pm »
"lição"

Por isso é que há dezenas de países a encomendar as avionetas 🤭😁😆🤣
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #68 em: Março 08, 2025, 03:17:35 pm »

Eu posso explicar melhor.

Por apenas   €29.99
 

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #70 em: Março 09, 2025, 11:20:17 am »


Super Tucano Anti-Drone

https://aeroin.net/observando-a-ucrania-a-embraer-quer-a-29-super-tucano-com-funcao-anti-drone/

E isso cá serve para quê? Cá ou num teatro europeu cheio de armas anti aéreas de curto alcance mas bem assistidas por sistemas de radar e EO como é o exemplo da Ucrânia
Eu a pensar que era apara abater avionetas de droga  e anti navio no Atlântico

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #71 em: Março 09, 2025, 12:19:55 pm »


Super Tucano Anti-Drone

https://aeroin.net/observando-a-ucrania-a-embraer-quer-a-29-super-tucano-com-funcao-anti-drone/

E isso cá serve para quê? Cá ou num teatro europeu cheio de armas anti aéreas de curto alcance mas bem assistidas por sistemas de radar e EO como é o exemplo da Ucrânia
Eu a pensar que era apara abater avionetas de droga  e anti navio no Atlântico

Parasitas

A questão é:

Servir serve, sobre isso não há grande dúvida. O problema é que não é nem de perto nem de longe o meio mais eficiente...

Já aqui falámos da questão, nomeadamente com a utilização pelos ingleses de grande número de Spitfires, Mosquitos, e equivalentes, para atingir as bombas voadoras V-1

Havia mais de duzentos aviões só na região de Londres para atingir os drones e mesmo assim a maioria acabou por atingir o alvo ...

Ou seja: Um Tucano pode ser utilizado como arma anti-drone, e isso é inegável.
Mas pelo mesmo ponto de vista, um drone pode ser atingido até com uma G-3 ou uma Kalashnikov, que provavelmente são bastante mais baratas que um Tucano.

E nenhuma das duas soluções é a ideal.
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #72 em: Março 09, 2025, 02:04:19 pm »


Super Tucano Anti-Drone

https://aeroin.net/observando-a-ucrania-a-embraer-quer-a-29-super-tucano-com-funcao-anti-drone/

E isso cá serve para quê? Cá ou num teatro europeu cheio de armas anti aéreas de curto alcance mas bem assistidas por sistemas de radar e EO como é o exemplo da Ucrânia
Eu a pensar que era apara abater avionetas de droga  e anti navio no Atlântico

Parasitas

De sopa a bolos aquela meda faz tudo 🤣

Ainda chegam a Marte antes do Musk
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #73 em: Março 09, 2025, 04:57:02 pm »
Nos Estados Unidos quando há crise a pergunta é "Where are the carriers?"

Em Portugal vai ser "Onde estão os tucanos???"

Cada um com o que merece.....  :mrgreen:
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #74 em: Março 10, 2025, 11:07:37 am »


Super Tucano Anti-Drone

https://aeroin.net/observando-a-ucrania-a-embraer-quer-a-29-super-tucano-com-funcao-anti-drone/

Se o Brasil tivessem outro posicionamento até podíamos ver alguns A29 lá para defesa aérea mais na retaguarda. Com a Política externa atual do Brasil acho isso impossível.



Super Tucano Anti-Drone

https://aeroin.net/observando-a-ucrania-a-embraer-quer-a-29-super-tucano-com-funcao-anti-drone/

E isso cá serve para quê? Cá ou num teatro europeu cheio de armas anti aéreas de curto alcance mas bem assistidas por sistemas de radar e EO como é o exemplo da Ucrânia
Eu a pensar que era apara abater avionetas de droga  e anti navio no Atlântico

Parasitas

A questão é:

Servir serve, sobre isso não há grande dúvida. O problema é que não é nem de perto nem de longe o meio mais eficiente...

Já aqui falámos da questão, nomeadamente com a utilização pelos ingleses de grande número de Spitfires, Mosquitos, e equivalentes, para atingir as bombas voadoras V-1

Havia mais de duzentos aviões só na região de Londres para atingir os drones e mesmo assim a maioria acabou por atingir o alvo ...

Ou seja: Um Tucano pode ser utilizado como arma anti-drone, e isso é inegável.
Mas pelo mesmo ponto de vista, um drone pode ser atingido até com uma G-3 ou uma Kalashnikov, que provavelmente são bastante mais baratas que um Tucano.

E nenhuma das duas soluções é a ideal.

Não sei, se seria assim tão ineficaz, teoricamente o A29N apesar de não ter radar (apesar de já ter sido falado das possibilidade de acoplar um radar ao mesmos) poderá receber dados de radar externos por meio dos datalink 16, ou seja tem capacidade de receber informação detalhada sobre a localização das ameaças, logo pode fazer a defesa aérea (mesmo recorrendo a misseis, semelhante ao que os F-16 fazem) na retaguarda libertando horas de voo de outros meios, para além de que pode voar durante/até +/- 6 horas.

Claro que também tem problemas, tipo a sua baixa velocidade e se não carregar um radar precisa de um radar externo senão fica "cego". Mas os Ucranianos já andam a abater misseis cruzeiro e drones com F-16 e Mirage.