nformação foi confirmada pelo Governo. O navio hidrográfico foi escoltado pelas autoridades portuguesas até estar fora da Zona Económica Exclusiva portuguesa.
SAIBA MAIS
F-16 voltam a interceptar dois aviões russos
Portugal confirma entrada de duas aeronaves não identificadas em espaço aéreo nacional
Um navio de investigação da Marinha russa foi interceptado na terça-feira em águas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa.
A informação já foi confirmada à Renascença pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, que está na Lituânia para visitar a força nacional destacada integrada na missão da NATO nos países bálticos.
O navio hidrográfico russo foi detectado, identificado e escoltado para fora da ZEE portuguesa durante a noite de terça para quarta-feira, tendo ficado fora dessa zona esta quarta-feira de manhã, acrescentou o ministro.
Segundo Aguiar-Branco, o navio foi identificado e escoltado por uma corveta da Marinha Portuguesa que zarpou de Faro e efectuou um trajecto para Norte.
Esta visita à Lituânia ocorre numa altura em que têm sido detectados aviões militares russos no espaço aéreo europeu, incluindo no Báltico e em espaço aéreo sob responsabilidade portuguesa. "Não devemos ter uma perspectiva de dramatismo da situação. A verdade é que o contexto internacional no último ano alterou-se no que diz respeito à ameaça concreta do leste europeu, e também daquilo que são as evidências do chamado flanco sul, com o designado Estado Islâmico", afirmou o ministro.