Exército Argentino

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Vitor Santos

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Re: Exército Argentino
« Responder #60 em: Dezembro 30, 2020, 04:11:25 pm »
Argentina – 2021 será fundamental para os programas TAM 2C e VCBR


Por Carlos Borda Bettolli, do Zona Militar, da Argentina (*)

Um dos muitos pontos abordados durante a entrevista realizada pela mídia argentina Zona Militar com o ministro da Defesa da Argentina Agustín Rossi, foi sobre o futuro de dois dos mais importantes e esperados projetos do Exército Argentino (EA): A modernização dos veículos de combate TAM ao padrão TAM 2C, bem como a seleção e aquisição do futuro Veículo de Combate Blindado sobre Rodas (VCBR).

Sobre o TAM 2C, o ministro Rossi confirmou que o projeto avançará assim que for fechado um acordo nas novas negociações que estão sendo feitas com Israel, visando melhorar as condições de financiamento. A intenção é poder assinar o novo aditivo no final deste ano ou nos primeiros meses de 2021.

Este novo processo é um novo capítulo que se soma aos anos de espera pela execução do acordo devidamente assinado com o Departamento de Assistência Exterior e Exportações do Ministério da Defesa do Estado de Israel (SIBAT), em 2011, que visava a implementação de uma linha de modernização local que resultaria de um amálgama de capacidades e fornecedores locais e de origem israelense. O número inicial de veículos previsto para receber a modernização era de 74 unidades.

Inicialmente, o projeto TAM 2C consistia na modernização completa da torre, atualizando vários sistemas e incorporando tecnologia de ponta ao nível dos equipamentos de direção de tiro e optrônica associada. Outros aspectos também seriam melhorados, como a incorporação de uma unidade de energia auxiliar, manga térmica para o cano e sistema de detecção de laser.

Se o projeto TAM 2C progredir, ele receberá uma atualização necessária (considerando que o protótipo foi apresentado em 2014) e provavelmente também incluirá substituições de componentes pertencentes ao chassi, rolamentos, motor e transmissão.

Na recente Operação Arandu, os militares argentinos atuaram junto aos VBTP-MSR 6×6 Guarani do EB, e teceram muitos elogios (Imagem: 8º RC Mec)

A chance do Guarani

Sobre o programa VCBR, Rossi disse que se espera poder finalizar a sua seleção e aquisição em 2021.

Conforme referiu o ministro, atualmente são contabilizados três candidatos: o Norinco VN-1, da China, o General Dynamics Stryker M1126, dos Estados Unidos, e o Iveco VBTP Guarani, do Brasil, sendo que este último modelo apenas na configuração 6×6. Embora Rossi não tenha privilegiado nenhum dos modelos citados, afirmou que a escolha dependerá dos custos de aquisição, opções de financiamento, transferência de capacidades e tecnologia ou da possibilidade de participação da indústria nacional.

Assim como o TAM 2C, a compra dos VCBRs é mais um dos muitos projetos de longo prazo que acabaram não se materializando e que são necessários para o reequipamento e modernização do EA. No caso dos VCBRs, eles passarão a fazer parte do componente blindado da Fuerza de Despliegue Rápido, disponibilizando as capacidades de um sistema desse tipo. Devemos também lembrar as declarações de Rossi há alguns dias, em Córdoba, quando se referiu ao fato de que os VCBRs também são necessários para cumprir os requisitos da Força binacional Cruz del Sur, com o Chile, para a qual são necessários 27 veículos.

Deve-se lembrar que alguns dos modelos em consideração têm antecedentes anteriores, uma vez que tanto o Iveco VBTP Guaraní quanto o Norinco VN-1 estiveram muito próximos de serem adquiridos pelo EA, sendo oportunamente avaliados pelo pessoal da força. Já o Stryker M1126 se apresenta como um dos principais candidatos por ser um VCBR comprovado em combate (com o processo de aprimoramento que isso implica) além de ter sido produzido em quantidades significativas para o Exército dos Estados Unidos (US Army), garantindo que sejam forma a linha de logística.

Tanto o TAM 2C quanto o VCBR são projetos que formarão a espinha dorsal dos meios blindados do EA. O início de ambos os programas não é apenas de vital importância pensando na modernização dos meios blindados, mas também na sobrevivência do armamento de cavalaria e da infantaria mecanizada.

Em outubro desse ano, Agustín Rossi, junto com uma delegação argentina, visitou as instalações da Iveco Veículos de Defesa, em Sete Lagoas (MG), e conheceu a linha de produção do VBTP Guarani (Foto: Ministério da Defesa)

Publicado em Ministerio de Defensa – El 2021 será clave para el TAM 2C y VCBR
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