Noticias da Unidade de Intervenção da GNR

• 59 Respostas
  • 55094 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3686 vez(es)
  • +963/-1096
Re: Noticias da Unidade de Intervenção da GNR
« Responder #15 em: Outubro 28, 2013, 11:06:14 pm »
Bom artigo cabeça, nem vou comentar a comparação com o GOE, isso é uma 3ª guerra mundial em que não me quero meter, sou a Suiça :lol:

Outra coisa com que me chama a atenção é a tamanha duplicação/triplicação/etc de unidades com capacidades que se sobrepõe, como neste caso o GIOE andar a treinar contra-terrorismo e abordagem a navios... Posso perceber por duas maneiras, como uma reserva caso a unidade que normalmente efectua essas acções estiver indisponível, e também como precaução politica, não haver uma única força demasiado forte, mas sim várias forças médias, que até rivalizem umas com as outras, isto é, dividir para reinar, a mesma razão de termos várias forças policiais.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23258
  • Recebeu: 4225 vez(es)
  • Enviou: 2989 vez(es)
  • +3050/-4550
« Responder #16 em: Outubro 30, 2013, 11:41:24 am »
A maior parte dos militares da BOPE não são capazes de fazer uma operação de resgate de reféns, apenas uma minoria tem o curso e pertence à elite dessa unidade especializada nesse tipo de missões. O resto... é para a guerra! Sabes como o curso deles começou? Com um mini-curso/estágio nos Comandos do Exército Brasileiros, por isso já estás a ver que por ali há uma mentalidade de guerra desde o primeiro momento.

Depois há a questão que cada estado tem a sua Policia Militar e Civil, e que num estado a Policia pode ter uma boa formação e uma boa unidade de Operações Especiais a o vizinho do lado não. Pelo que eu pode perceber, a esmagadora maioria das unidades de Operações Especiais no PM e PC são boas para muita coisa, mas o resgate de reféns é algo colocado para segundo plano porque a maioria do trabalho que têm é outro.

Em relação à velha guerra de quintas... estamos em Portugal meu caro. :lol:  :roll:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +963/-1096
« Responder #17 em: Novembro 05, 2013, 11:13:03 pm »
Hoje no jornal das 13:00 na SIC, deu uma reportagem sobre o GIOE, exercício de contra-terrorismo, resgate de reféns.

*

Camuflage

• Investigador
  • 1529
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +271/-1386
« Responder #18 em: Novembro 07, 2013, 07:51:05 pm »
Supostamente tiveram uma formação contraterrorismo, e claro para variar a noticia que vem a público teria que ser algo sobre "resgate de reféns" virou moda em qualquer força, dando a ideia que qualquer força policial ou militar nos tempos de hoje tem a capacidade para o fazer.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23258
  • +3050/-4550
« Responder #19 em: Novembro 08, 2013, 12:56:29 pm »

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +963/-1096
« Responder #20 em: Novembro 08, 2013, 06:09:36 pm »
Eu acho é que isto é mais uma maneira da GNR mostrar que consegue substituir o Exército neste tipo de missões. Que a GNR faz trabalho de "policia" já toda a gente sabe, mas aqui também quer mostrar que faz o trabalho da "tropa".

Alias pelas imagens até passavam bem por uma unidade militar, de camuflado, etc.
Talvez sejam fileiras mais "militaristas" dentro da GNR...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23258
  • +3050/-4550
« Responder #21 em: Novembro 08, 2013, 06:56:34 pm »
A mensagem é clara, não precisamos da FOEsp nem do DAE, "nós" temos capacidade para executar este tipo de missões fora do território nacional.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +963/-1096
« Responder #22 em: Novembro 08, 2013, 07:48:02 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A mensagem é clara, não precisamos da FOEsp nem do DAE, "nós" temos capacidade para executar este tipo de missões fora do território nacional.

Acredito que a ideia que queiram passar seja essa, apesar da história ser um bocado forçada :mrgreen: ), também por acaso estava lá um helicoptero Kamov  :wink: , não quer dizer que fosse usado numa operação real no estrangeiro, mas sim que foi o helicopetro usado para este exercicio.

Neste exemplo a GNR está a rivalizar directamente com o Exército, mas este tipo de missões fora do territorio nacional podem ser muito diversificados, por exemplo Timor, quando a GNR tinha lá um contigente (possivelmente incluirira elementos GIOE?, não sei), se houvesse um caso deste tipo acredito que pudessem ser utilizados, mas estar a projecta-los de Portugal para outro pais de propósito já acho menos provável, há muitas variáveis, é uma operação com o acordo do pais onde a operação vai decorrer ou não, o pais está em paz, em guerra civil?, são necessário outras forças de apoio, maritimos, aéreos, terrestres?, etc.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +963/-1096
« Responder #23 em: Novembro 08, 2013, 11:10:22 pm »
O caso que tem dado nas noticias sobre o rapto dos portugueses em Moçambique fez-me pensar neste tópico, o governo de Moçambique até disse que aceita a oferta de ajuda de Portugal, vamos imaginar que se descobre onde é os reféns estão mas as forças moçambicanas não possuem a formação necessária para efetuar uma operação deste tipo, podiam muito bem pedir a Portugal uma unidade de resgate (militar, GNR, PSP escolham a que preferem :mrgreen: , em que não temos o consentimento de operar no território do outro pais, ou que esse governo até apoie os raptores, tipo isto :wink: .

*

Camuflage

• Investigador
  • 1529
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +271/-1386
« Responder #24 em: Novembro 09, 2013, 12:24:56 pm »
O problema desse filme da nossa policia agir em território estrangeiro, prende-se com o facto de que estará sobre alçada de autorizações do outro país e Moçambique não é Timor, tem uma policia bastante corrupta, o mais provável num caso de reféns será a policia estar de alguma forma conivente ou tentar ficar com parte do $ do resgate ou ainda impedir outras formas de agir. Ainda há tempos uma portuguesa relatava que alguém tinha sido raptado, fizeram queixa à policia e esta aconselhou a pagar o resgate, mas que esta serviria de intermediário, portanto ficaram com o $ e avisaram os raptores do sucesso dividindo os lucros entre si.
Temo que a GNR teria sérios problemas em actuar neste cenário.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23258
  • +3050/-4550
« Responder #25 em: Novembro 09, 2013, 02:39:37 pm »
Conversa, mas quais conversa, é porrada para cima e mais nada! :evil:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +963/-1096
« Responder #26 em: Novembro 09, 2013, 03:05:16 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Conversa, mas quais conversa, é porrada para cima e mais nada! :mrgreen: , e mete os teus paras (incluindo precs) e os meus aviões, melhor é dificil :lol: .

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23258
  • +3050/-4550
« Responder #27 em: Novembro 09, 2013, 04:35:20 pm »
Houve outras nações a fazer operações semelhantes, mas esta ficou na história!

Dúvido que hoje em dia fizessem algo semelhante, os tempos são outros e o pessoal já não tem esta coragem/doideira!!! :shock:

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #28 em: Novembro 10, 2013, 08:49:19 pm »
Tantos policias e militares que lá têm ido dar formação que eu não acredito que eles nao possuam algum tipo de capacidade a este nível. Acho que nem que seja por uma questão de "face" apenas irão pedir, se pedirem, aconselhamento e assessoria.
::..Trafaria..::

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +963/-1096
« Responder #29 em: Novembro 10, 2013, 08:58:11 pm »
Citação de: "Trafaria"
Tantos policias e militares que lá têm ido dar formação que eu não acredito que eles nao possuam algum tipo de capacidade a este nível. Acho que nem que seja por uma questão de "face" apenas irão pedir, se pedirem, aconselhamento e assessoria.

Pois concordo, eu estava a falar num cenário fictício, já que lá se estava a passar a situação dos raptos em Moçambique.