NRP Tridente participa na Operação Brilliant Shield da NATOO NRP Tridente largou hoje, 14 de outubro, da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, para participar na Operação Brilliant Shield, da NATO, que irá decorrer no Atlântico Norte e no mar Báltico.
14 de outubro de 2025, 18:04
A cerimónia foi presidida pelo Comandante Naval, Vice-almirante José Salvado de Figueiredo, e contou com a presença da Embaixadora da Roménia, Daniela Gîtman, do Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), Major-general Manuel da Costa Santos, e do Adido de Defesa da Roménia, Comandante Adrian Stefan Geanta.
No seu discurso, o Comandante Naval agradeceu a presença dos convidados e, dirigindo-se à guarnição do NRP Tridente, afirmou estar certo de que “com os conhecimentos, experiência, união e espírito de bem servir”, os militares vão “superar todas as dificuldades com nobreza e distinção”, trazendo “lustre e honra à Marinha e às Forças Armadas Portuguesas”.
O Vice-almirante Salvado de Figueiredo referiu ainda que “o sucesso na missão não surge por acaso: ele nasce da vontade firme, da determinação constante e da persistência inabalável em alcançar cada objetivo traçado”, terminando o discurso a desejar votos de uma excelente missão.
A Operação Brilliant Shield, da NATO, compreende um conjunto de atividades terrestres, marítimas e aéreas, a realizar no Atlântico Norte e mar Báltico, com o objetivo de dar resposta ao contexto securitário envolvente, bem como reforçar a dissuasão e a capacidade de defesa da Aliança Atlântica. Antes de partir para a missão da NATO, o NRP Tridente irá apoiar o Fleet Operational Standards and Training (FOST), que se realiza em Plymouth, no Reino Unido.
O submarino NRP Tridente conta com uma guarnição de 38 militares da Marinha Portuguesa a bordo e
dois oficiais da Marinha Romena, no âmbito das relações bilaterais entre Portugal e a Roménia.


https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/NRP-Tridente-participa-na-Operacao-Brilliant-Shield-da-NATO.aspx