Forças Armadas Portuguesas
14 h ·
Primeiro-tenente Miguel Vieira é o novo comandante do navio patrulha “Zaire”
O Primeiro-tenente Tiago Miguel Vieira recebeu ontem, dia 15 de dezembro, o cargo de comandante do navio patrulha “Zaire”, da Marinha Portuguesa, numa cerimónia que teve lugar no porto comercial de São Tomé, onde o navio se encontra em Missão de Fiscalização Conjunta e de Capacitação Operacional Marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.
Foi rendido no cargo o Primeiro-tenente Guilherme Pereira Conceição Rosinha, cuja ação foi elogiada por diversas entidades santomenses, tendo o comandante cessante agradecido todo o apoio sentido, enaltecendo ainda o esforço e dedicação da guarnição na manutenção da operacionalidade do navio e prossecução dos objetivos da missão.
O Primeiro-tenente Miguel Vieira agradeceu a confiança em si depositada no seu regresso ao mar, agora como comandante do “Zaire”, em São Tomé e Príncipe, num projeto desafiante e de elevada relevância.
A cerimónia foi presidida pelo Coordenador do projeto “Zaire”, Capitão-de-mar-e-guerra Cavaleiro Ângelo, e contou com a presença de diversas entidades militares e civis, portuguesas e santomenses, relevando a presença do Ministro da Defesa e Ordem Interna de São Tomé e Príncipe, e a Encarregada de Negócios a.i. da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.
Esta cerimónia marca a quarta rendição de Comando do “Zaire” em terras santomenses, numa missão que decorre de forma ininterrupta desde janeiro de 2018. Em vésperas de completar 3 anos de missão, o navio português conta já com mais de 2770 horas de navegação, tendo percorrido cerca de 24250 milhas náuticas. No mar, realizou, até ao momento, 14 ações de busca e salvamento, 25 ações de fiscalização conjuntas, 5 ações de segurança marítima no âmbito da pirataria e 7 vistorias a navios no mar, tendo identificado duas presumíveis infrações.
O “Zaire”, atualmente operado por uma guarnição mista, constituída por militares portugueses e santomenses, prossegue

