Vou falar do que não sei - mas também não é a primeira vez ou caso único
- o pinhal não é uma realidade "recente", dos anos 30? Agravada pelo abandono do mundo rural e, depois, o eucalipto?
Na realidade a floresta é um conceito relativamente recente em Portugal, nós não tínhamos florestas até ao século 19. Só no século 19 é que começamos a criar florestas e com maior força no tempo de Salazar, para criar valor e fixar população no interior. Por isso vemos muitas populações rodeadas de florestas a norte e centro, mas quem chegou primeiro foram as populações. No passado os incêndios não eram um problema devido ao enorme número de população que existia e que em conjunto com um maior número de pastores, "cuidava" da "nova" floresta plantada em Portugal.
O eucalipto só foi introduzido nos anos 50.
Mas convenhamos, uma floresta sem pessoas para cuidar dela, com propriedades muito dispersas (norte e centro) e sem qualquer vislumbre de rentabilidade, não é nada fácil cuidar da floresta quando o país está em todo o seu interior povoado com pessoas idosas. Vão pessoas com 60, 70 e 80 anos limpar os terrenos? Depois o estado como não faz a mínima ideia de como se vive nessas zonas, cria leis absurdas. Tomei conhecimento de um caso de um senhor que contratou 3 trabalhadores para limpar os terrenos dele em Janeiro de 2021 (e em dia de chuva). Quando estava a limpar o seu próprio terreno, chegam 5 elementos da GNR e multam o senhor por estar a fazer uma fogueira para queimar a lenha e outra multa por não ter licença para limpar o terreno. A brincadeira ficou ao senhor em mais de 500€ e estava com toda a razão revoltado!!!!!! O estado está mais preocupado em sacar multas e taxinhas do que ajudar a resolver o problema.
Agora só para baralhar tudo:
- E já repararam que onde existem eucaliptos há menos incêndios? (porque são explorações melhor cuidadas e apenas com o objectivo de explorar a madeira e também são vigiadas)
- E já repararam que os grandes incêndios deste ano estão localizados no litoral?
Votos de pesar à família do piloto que faleceu a combater os incêndios:
https://sic.pt/sic-mulher/morreu-piloto-de-aviao-de-combate-a-incendios-que-caiu-em-vila-nova-de-foz-coa/