E martelo, para ter uma arma de defesa (.32mag que pode andar com duas se achar q uma nao tem municoes q cheguem) nao precisa praticar ipsc nem tiro aos pratos.
So precisa de treinar defesa com estas armas... A sua mulher e famili por certo vai agradecer e sentir-se mais segura.
Atenção que eu também gostaria de ter a lincença de uso e porte de arma. Mas penso que em Portugal essa mentalidade é um pouco extrema. É certo que a criminalidade está a aumentar mas ainda não chegamos ao ponto de ter de ter uma arma para nos sentirmos seguros.
E a realidade é esta, a criminalidade existe mais em em grandes areas urbanas onde regra geral as pessoas vivem em apartamentos. Em apartamentos não é propriamente comum o assalto à mão armada.
Além de que se um grupo de 2 ou 3 assaltantes que me entrassem em casa com armas de fogo durante a noite que hipotese teria eu de ter tempo de ir ver da arma? A não ser que durma com ela debaixo da almofada. E tendo mulher e filhos na mesma casa será que eu me quereria arriscar a um tiroteio dentro da minha casa? Sujeito a que a minha familia fosse atingida, não me parece.
Logo quem vive em cidades grandes não sei até que ponto a sua protecção depende de uma arma.
Para quem vive em zonas rurais e mais isoladas talvez fassa mais sentido a necessidade de uma arma para defesa, mas aí a criminalidade é bastante mais reduzida e normalmente o que se passa mais são furtos e não assaltos. Logo também não me parece que seja necessária uma arma para garantir a integridade fisica de uma familia. Talvez seja util para garatir a integridade dos bens materiáis.
A necessidade de ter uma arma para defesa em Portugal põe-se mais no caso de isto dar o badagaio e isto andar tudo de pantanas ou para quem tem actividades profissionais de maior risco que assim o exijam.
Noutros países, talvez como nos EUA a situação é outra e aí já faz talvez o seu sentido.
Agora relativamente a lincenças para ter armas e afins eu pessoalmente considero isto uma estupidez. A lincença para mim pouco significa, é simplesmente uma forma do estado ganhar dinheiro e de restringir a posse de armas a pessoas de posses.
Em vez de uma licença as pessoas deviam ter de pagar uma formação bastante rigida e completa. Uma formação essa que para além de ensinar a manusear armas e os procedimentos de segurança ensinasse bem as leis e acima de tudo e mais importante ensinasse um bom comportamento civico.
E esta mesma formação deveria ser repetida com alguma regularidade e os portadores de armas terem de passar de novo os testes. Caso se chumbe nos testes o individuo perde o direito ao uso e porte de arma e caso não a consiga vender tem de a entregar aos autoridades até passar novamente os testes.
O exemplo dos EUA mostra a estupidez em por armas nas mãos das pessoas sem lhes ensinar civismo e responsabilidade, o oposto do que se passa na Suiça. E por isso lá há também muitas armas mas poucos crimes com armas de fogo.