Pelas fotos noto que a moda de andar com mochila de não sei quantos quilos às costas passou de moda. Fico com a ideia que quando elas começam a cantar aos ouvidos muitas teorias vão por água abaixo.
A missao dita o equipamento, mas o mais importante de tudo se resume a Bullets and Water
De facto verifico que houve uma evolução fantástica nos equipamentos individuais, para além dos armamentos, claro! Obviamente que estas duas evoluções, entre outras, marcam bastante a forma como se evoluiu quando se aborda a problemática relativa ao que o combatente tem/pode/necessita de carregar às costas.
Penso que quando o ACADO se refere que tudo se resume a Bullets and Water não está a incluir o pessoal do tipo
infantaria montanha-acima-montanha-abaixo por vários dias sem reabastecimento. Para além disso, aprendi que uma força tem que ter em permanencia capacidade de se deslocar e comunicar. Estes dois ultimos aspectos também influem nas costas do combatente.
Bullets and Water, pelo que me contam na 1ª pessoa, já era prática de alguns dos nossos em África. Um amigo do meu Pai referiu que chegou a desidratar de tal maneira que a lingua inchou e saiu parte dela para fora da boca !!