Não seja tonto e leia com atenção as coisas que estão escritas.
Eu limitei-me a demonstrar ou a explicar, porque penso que a ideia de «Federação Ibérica» é contrária a uma parte muito considerável da Espanha, nomeadamente da Espanha mais conservadora e ligada ao regime criminoso de Franco.
Essa gente, tem uma parte considerável do poder e isso é mais visível no exército que noutros lugares.
A Espanha, ao contrário do que alguns espanhóis mais conservadores tentam fazer crer, não é mais uma «Nação» no sentido entendido por nós em Portugal. É um aglomerado de interesses distintos e muitas vezes conflituantes.
O ponto de vista apresentado por mim, não é incomum entre os próprios espanhóis. Mas claro, que é visceralmente rejeitado pelos extremistas, que não aceitam essa realidade espanhola.
Exemplo disso é o aberrante comentário acima. Há espanhóis que dariam uma resposta a esse senhor, que nem eu escreveria aqui. Esse senhor acha que pode falar por todos os espanhóis. É de riso.
A ideia do que é a Espanha, é debatida desde o tempo em que a Coroa de Castela emitia moeda com o seu rei, e chamava-o de Rei das Espanhas.
Eu aceito até discutir quanto mais não seja por curiosidade, o que é que os defensores das teses de federação ibérica têm a dizer sobre como funcionaria tal organização politica peninsular.
Afirmo também que acho que eles até podem ser bem intencionados, mas essas boas intenções decorrem de um estudo demasiado superficial da História, nomeadamente da História da Espanha, das suas contradições, conflitos e guerras.
Não podemos entender a Espanha sem entender como a Nação Castelhana, conseguiu criar a ideia de que ela própria é a «alma» desse países que por isso tal Espanha deve ser um reflexo de Castela.
Acredito que pessoas que defendem ou defenderam ideias federalistas na peninsula, são «boas almas» que no fundo não entendem que a Espanha continua a ser um reflexo da Castela que os castelhanos criaram à sua imagem.
A Espanha Una Grande y Libre, é a Espanha castelhana. Essa Espanha foi para a guerra, traindo juramentos, provocando massacres, assassinando, violando e queimando em nome de uma ideia de Espanha, que é incompatível com federalismos.
Não se pode «castrar» Castela, porque é Castela que detém a força. Por isso não pode haver federalismo. Apenas pode haver absorção. E é por isso que as teses federalistas estão erradas desde a sua base.