Caro Pereira Marques
Espero que não tenha querido dizer que eu estou a delirar!
Obviamente, que não se sabe se é a Itália a primeira origem das cores na carbonária ou outras organizações e fraternidades, ou se se sabe, históricamente, eu ainda não li algo fundamentado sobre isso.
Embora o formato seja tirado da França, a bandeira Italiana retirou as cores dessas simbologias. Há autores italianos que tambám sustentam a ligação ás veste de Beatriz, Divina Sabedoria na Divina Comédia de Dante. Obra que está ligada a Portugal. Ler a obra em si e ler o grande Lima de Freitas ou José Manuel Anes sobre o assunto.
Agora que o verde e vermelho tem essa simbologia, os especialistas o escrevem - e em São João como Patrono.
Claro que depois ao serem transplantados, pelo P. Republicano para a bandeira nacional, passou oficialmente a associarem-se á Esperança e ao Sangue-Coragem, pelos seus criadores e se me lembro, á bandeira da Cruz de Cristo sobre fundo verde, que se crê muito popular e querida no século XVII.
O Brasil Imperial manteve a Cruz de Cristo e a Esfera Armilar, suas bandeiras desde o século XVII(ou antes) no novo escudo verde.
Parece que houve um clube iberista em Badajoz com essas cores verde-rubras, e é daí que veio essa teoría. Não sei.
Caro Bone
Aparte ironias, Obrigado pela informação e link surpreendente!
Talvez venha a ser toda Vermelha como uma de D. Sebastião um dia - como as Bandeiras do DIVINO ESPÍRITO SANTO Abençoado Seja, Do qual eu sou devoto, em Tomar, nos Açores e no Brasil - que é uma tradição de Benção nossa - claro que as Sete cores do Arco-Iris, significando os Seus Sete Dons também O simbolízem. A Esfera Armilar e o Escudo das Quinas enquadrariam bem.
Paz