Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

• 2214 Respostas
  • 635427 Visualizações
*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1935 em: Dezembro 14, 2024, 02:43:27 pm »
Toda a gente estúpida e ignorante aqui do fórum sabia que a verba era insuficiente

Só os génios medalhados e os seus lacaios é que não

E irem gozar com a vossa prima, não?

A julgar por concursos recentes, até podem contratar a construção de um Reabastecedor, com opção de contratar outro, pelo mesmo preço, X meses depois do início da construção do primeiro.

Isto faria sentido se a Marinha tivesse garantia de algo que nós aqui no Forum desconhecemos;
- Se e quando vai haver uma modificação da LPM, com mais verbas para todos os ramos.

Faz lá uma análise mais inteligente que esta aqui do "acólito".

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • Recebeu: 5045 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5368/-1113
« Responder #1936 em: Dezembro 14, 2024, 03:21:03 pm »
O sG vive num universo paralelo em que em Portugal as "opções de compra" de material militar são de facto aplicadas. Foi o que aconteceu com os Tridente... ah, não, afinal não.

Já é hora de ser humilde, e das duas uma:
-ou admitir que o CEMA mentiu, relativamente ao estado das negociações dos 2 AOR
-ou que o CEMA fez uma estimativa errada dos custos de aquisição destes navios (e, segundo o sG, CEM não podem fazer estimativas)

Qual é que vai ser?

A tanga da "opção por um segundo" não passa de uma invenção/improviso de última hora. Ou alocavam a verba necessária para o programa, para a quantidade pretendida, ou alocavam verba para apenas 1 navio, e o segundo logo se via.

Com tanta ginástica e invenção, ninguém na Marinha viu a verba da LPM, de 150M para um NAVPOL, e pensou "se calhar pegávamos nesta verba, para conseguir o segundo AOR, e abdicávamos do LPD"?

Mas isso já se falou N vezes por aqui, que na MGP não se justifica a existência de 4 navios logísticos, sendo que 3 seriam mais que suficientes. 300M para 2 AORs, já 2 navios muito mais capazes do que os pretendidos com o concurso actual.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, PTWolf

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #1937 em: Dezembro 14, 2024, 03:30:53 pm »
O sG vive num universo paralelo em que em Portugal as "opções de compra" de material militar são de facto aplicadas. Foi o que aconteceu com os Tridente... ah, não, afinal não.

-ou admitir que o CEMA mentiu, relativamente ao estado das negociações dos 2 AOR
-ou que o CEMA fez uma estimativa errada dos custos de aquisição destes navios (e, segundo o sG, CEM não podem fazer estimativas)

Qual é que vai ser?

A tanga da "opção por um segundo" não passa de uma invenção/improviso de última hora. Ou alocavam a verba necessária para o programa, para a quantidade pretendida, ou alocavam verba para apenas 1 navio, e o segundo logo se via.

Com tanta ginástica e invenção, ninguém na Marinha viu a verba da LPM, de 150M para um NAVPOL, e pensou "se calhar pegávamos nesta verba, para conseguir o segundo AOR, e abdicávamos do LPD"?

Mas isso já se falou N vezes por aqui, que na MGP não se justifica a existência de 4 navios logísticos, sendo que 3 seriam mais que suficientes. 300M para 2 AORs, já 2 navios muito mais capazes do que os pretendidos com o concurso actual.

Há uma coisa que eu sei.

Cada projecto de equipamentos das FFAA Portuguesas que se concretiza é um projecto em que o dc gastou "resmas" de papel digital aqui no Forum a explicar porque não devia existir.

Seguindo esse "trend", diria que todos podemos estar seguros que vão aparecer 2 reabastecedores.
Mais cedo que tarde.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #1938 em: Dezembro 14, 2024, 04:19:36 pm »
"Há uma coisa que eu sei."

Que é, que não sabes absolutamente nada do que dizes.  :mrgreen:

Programas que eu digo que não deviam existir:
-CAS
-NAVPOL

Programas que, na cabeça do enGripado, eu digo que não deviam existir:
-todos

Mas claro que o boneco de serviço não consegue conceber a ideia de que, entre existir ou não existir um programa, existe uma terceira opção, onde se pode adaptar/alterar/melhorar o programa para corresponder às necessidades.

Mas há que desviar o assunto do tema em discussão, porque o menino esgotou o plafond de argumentos/BS para cuspir aqui.

O que é certo, é que não haverão 2 AORs, com base naquilo que o CEMA dizia e no actual orçamento. Se o Governo do nada se chegar à frente com dinheiro para viabilizar o segundo navio, isto não muda o facto de que o CEMA estava (mais uma vez) errado.

De resto, eu já coloquei na mesa uma solução para o problema, que é cancelar o NAVPOL e usar a verba para conseguir o segundo AOR. O resto é conversa.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

LM

• Investigador
  • 3204
  • Recebeu: 1463 vez(es)
  • Enviou: 4167 vez(es)
  • +2144/-120
« Responder #1939 em: Dezembro 14, 2024, 05:28:27 pm »
Cancelar o NAVPOL - relembro que deve ser o meio mais fácil de "vender" aos eleitores como de "duplo uso para salvar as ilhas", que mais os políticos apreciam (claro!) e que a Marinha também aprecia (capitão-mar-e-guerra, comodoro e a sua equipa, grande, etc) - deve estar dependente da revisão da LPM... e, aí,  de muitas opiniões; antes descartam a possibilidade de ter mais 2 ou 3 fragatas que o NAVPOL...

Pode ser que 2 "reabastecedores de esquadra e logísticos - NRE+" (mais o D. João II) o consigam... espero que sim.

E talvez se arranje quem construa os NRE+ por 120 milhões e o concurso não se perca.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • Recebeu: 1023 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +566/-225
« Responder #1940 em: Dezembro 14, 2024, 07:48:33 pm »
Não esquecer que o orçamento na LPM para o NAVPOL desceu para 98M de euros, dos 150M de euros antes presentes

O mesmo aconteceu para o AOR, de 150M (para 1 presumo) para os atuais 100M de euros

*

sivispacem

• Investigador
  • 1463
  • Recebeu: 815 vez(es)
  • Enviou: 851 vez(es)
  • +459/-526
« Responder #1941 em: Dezembro 16, 2024, 06:39:49 pm »
Afinal em que ficamos? Alguém sabe?

https://x.com/Defence360/status/1868722944870170769
Cumprimentos,

*

LM

• Investigador
  • 3204
  • Recebeu: 1463 vez(es)
  • Enviou: 4167 vez(es)
  • +2144/-120
« Responder #1942 em: Dezembro 16, 2024, 06:55:01 pm »
O CEMA não ia escrever que seria assinado em Dezembro no editorial por "lapso"... concurso com propostas anuladas e usado um dos artigos do Código dos Contratos Públicos, talvez 20% acima.  c56x1
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #1943 em: Dezembro 16, 2024, 08:14:20 pm »

Qual é que vai ser?

Há uma coisa que eu sei.

Cada projecto de equipamentos das FFAA Portuguesas que se concretiza é um projecto em que o dc gastou "resmas" de papel digital aqui no Forum a explicar porque não devia existir.

Seguindo esse "trend", diria que todos podemos estar seguros que vão aparecer 2 reabastecedores.
Mais cedo que tarde.

O sivispacem pergunta "em que ficamos?"
Se a notícia que ele próprio divulga está certa, eu sei quem "fica mal".
Um és tu dc.
Outro é ele .
E outro é o Drecas.
« Última modificação: Dezembro 16, 2024, 08:37:19 pm por saabGripen »

*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • Recebeu: 1023 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +566/-225
« Responder #1944 em: Dezembro 16, 2024, 08:16:12 pm »
Engraçado
Quem andou a dizer que ia ser só um por causa de umas RWS?

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #1945 em: Dezembro 16, 2024, 08:39:06 pm »
Engraçado

O que eu andei aqui a dizer demonstra que sei bem mais que tu.

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #1946 em: Dezembro 16, 2024, 09:24:55 pm »
O CEMA não ia escrever que seria assinado em Dezembro no editorial por "lapso"... concurso com propostas anuladas e usado um dos artigos do Código dos Contratos Públicos, talvez 20% acima.  c56x1

Engraçado que noutros concursos, basta um cêntimo acima para ser logo cancelado, não há cá "20% extra" para ninguém. Neste aqui já é permitido. Podemos relembrar o concurso VSHORAD, que foi adiado durante anos porque o orçamento era insuficiente para o caderno de encargos. Ou o concurso dos ST5, que viu uma redução do nº de viaturas por causa do orçamento ser insuficiente.

Se calhar, se essa cláusula de facto existe, era de avisar os candidatos, porque muitos nem entram em concursos nacionais, porque já sabem que o orçamento é curto.

Engraçado

O que eu andei aqui a dizer demonstra que sei bem mais que tu.

Tu não sabes nada rapaz. Tu cospes ideias para o ar, à espera que uma acerte. De todas as "previsões" que fizeste, acertaste em algumas? Estavas aqui a dizer que o concurso ia ser de 1 + 1 de opção, e afinal foi assinado o contrato para os 2. Em que é que ficamos?

Eu cá queria saber é como é que "não dava" e de repente "já dá". Normalmente, no que respeita à nossa LPM, costuma ser sinónimo de que, para permitir o avanço de um programa, se vá buscar dinheiro a outro. É possível que tenha sido retirado do orçamento do GFE, ou simplesmente retirado a outros programas da MGP.

Não esquecer que o orçamento na LPM para o NAVPOL desceu para 98M de euros, dos 150M de euros antes presentes

O mesmo aconteceu para o AOR, de 150M (para 1 presumo) para os atuais 100M de euros

Essa descida não terá a ver com o formato do programa? Ou seja, 100M para o/os AOR + 50M para o material GFE, e o mesmo acontecer com o NAVPOL?

Não me recordo de, nas LPMs anteriores, a verba ser contabilizada assim (parte para a construção do navio e parte para equipamento), sendo por hábito tudo contabilizado no mesmo pacote.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #1947 em: Dezembro 16, 2024, 10:38:04 pm »
O saabGripem é um brincalhão...

E se o negócio com os turcos é mais que um negócio para 2 Reabastecedores, mas foi antes um cambalacho que dá á Indústria de Defesa Turca o pacote completo;

- 2 Reabastecedores
- SEWACO/Modernização para VdG e NPOs
- Marlins e Marlinitas turcas para toda a gente...

Jingle Bells...   :bang:
                                             Jingle Bells...   :bang:
                                             The Turks are on their way...    :bang:
                                             Forum Defesa is so Happy...    :bang:
                                             What a Lovely Day!    :bang:

Feliz Natal!

« Última modificação: Dezembro 16, 2024, 10:38:58 pm por saabGripen »

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #1948 em: Dezembro 16, 2024, 10:53:55 pm »
Como assim, então o grandioso CEMA, o homem mais genial à face da terra, só consegue assinar contratos para a Marinha através da compra de material turco, que é do mais baratucho que se faz na Europa? Eu, e toda a gente, a pensar que a grandiosidade do CEMA tornava possível adquirir material de topo, e afinal...

É tal e qual o programa Pandur, não ganha a melhor proposta, ganha a mais barata. Portanto, com ou sem CEMA, nada muda, os padrões são os mesmos de antes.  :mrgreen:

PS: "Marlines" turcas seria uma completa idiotice, não fazendo sentido nenhum adquirir outro tipo de RWS de 30mm para a MGP na mesma classe das actuais.

Oh gripado, já agora conta-nos lá. Não era melhor os 2 AORs serem fabricados em Portugal? Ou a retórica do "retorno para a economia"  só funciona para os outros ramos, e no que respeita à MGP, do inigualável CEMA, já devemos importar tudo?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 238
  • Recebeu: 93 vez(es)
  • Enviou: 71 vez(es)
  • +198/-103
  • 🙈🙉🙊
« Responder #1949 em: Dezembro 17, 2024, 01:01:47 am »
Eu acho boa ideia até o material turco para projetos tipo OPV, fragatas Vasco da Gama e reabastecedores, tudo material para ser usado em baixa intensidade. O pior é se depois as futuras compras de material para guerra vai para o msm caminho
« Última modificação: Dezembro 17, 2024, 01:03:09 am por Ghidra »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas