Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1695 em: Dezembro 29, 2023, 06:34:48 pm »
Não sou especialista e podem corrigir-me mas acho que não há dois navios diferentes. São diferentes medidas do mesmo navio.

138m é o comprimento maior calculado.
126.09m é o maior comprimento em áreas que podem levar carga
127.9m é o comprimento na linha de água
118m é o comprimento entre perpendiculares contadas desde a turbina até à perpendicular na proa que coincide muitas das vezes com a linha de água

Assim penso, até porque não faz sentido nenhum numa classe de dois navios serem diferentes.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1696 em: Dezembro 29, 2023, 06:36:22 pm »
Será que um vai ter hangar e o outro não???

Não acredito.
Ou tem os dois ou nenhum.

Abraços
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1697 em: Dezembro 29, 2023, 08:35:45 pm »
Porquê? Estamos a falar de navios com dimensão suficiente para tal.

Sei lá eu

Mas como têm dimensões diferentes (?)
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mafets

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1698 em: Dezembro 29, 2023, 09:38:42 pm »
Eu não estou ver é um navio abastecedor com hangar e capacidade Ro-Ro custar 50 milhões. Quanto muito só o Abastecedor.  ;)

Saudações

P.S. Os Turcos têm a classe Akar que tem dois navios com algumas diferenças.

https://warsearcher.com/shipsearcher/turkish-navy-current-and-retired/turkish-navy-auxiliaries-and-other-ships/

Citar
Akar Class LOA 476′ / 145 m TDISP 19,040 tons (2 active since 1987) one unti, TCG Akar, is a tanker, while the other, later ship TCG Yarbay Kudret Güngör, is a logistics support vessel with different equipment and fuel mix.



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1699 em: Dezembro 29, 2023, 09:57:59 pm »
Eu não estou ver é um navio abastecedor com hangar e capacidade Ro-Ro custar 50 milhões. Quanto muito só o Abastecedor.  ;)

Saudações


O Hangar é barato.
O Helicóptero é caro.
Por isso, pode ter hangar, mas vem sem helicóptero - não está nenhum previsto na LPM para estes navios.

 

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mafets

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1700 em: Dezembro 29, 2023, 10:37:27 pm »
Depende do hangar. Um extensível é, um fixo não. Até porque não serve apenas para guardar o heli. Obedece a regras para a manutenção e de segurança num navio de guerra. Depois, depende do que se lá quiser fazer. Alguns tem protecção inclusive no piso, tanto inferior como superior, de forma a permitir a elevação da máquina. Aliás, um dos motivos pelo qual se diz que o Siroco foi recusado teve a ver com essa incapacidade de manutenção face aos Merlin, que se queriam embarcar na altura.

 

Saudações

P.S. Quando com elevadores como os Kirov ainda mais caro é.



P.S. 2 - Diria que é um Black/Sea Hawk no Deck. Portanto ou a marinha está a pensar adquirir o género ou será fornecido pela FAP, pois nos abastecedores é sobretudo para movimentar carga e de apoio às manobras de abastecimento. 

« Última modificação: Dezembro 29, 2023, 10:52:26 pm por mafets »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1701 em: Dezembro 30, 2023, 10:34:55 am »
Não sou especialista e podem corrigir-me mas acho que não há dois navios diferentes. São diferentes medidas do mesmo navio.

138m é o comprimento maior calculado.
126.09m é o maior comprimento em áreas que podem levar carga
127.9m é o comprimento na linha de água
118m é o comprimento entre perpendiculares contadas desde a turbina até à perpendicular na proa que coincide muitas das vezes com a linha de água

Visitante123 se alguma vez eu dei a entender que percebia alguma coisa disto... mea culpa!

O que dizes faz sentido, até porque dois navios com dimensões diferentes não faz qualquer sentido, mas eles deviam ter colocado tudo junto porque uma pessoa é enganada sem querer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1702 em: Dezembro 30, 2023, 10:43:19 am »
O CEMA disse que eram navios reabastecedores de Esquadras, com capacidades Ro-Ro. Por isso acho que onde estão as viaturas mostra algo que parece-me que seja rampa para a entrada e saída de viaturas. Recuso-me a acreditar que não tenha hangar para pelo menos um helicóptero, até porque há um espaço de maior dimensão exatamente onde deverá ser o mesmo.

Isso é o que dizes, daí a ser essa a realidade pode ir ou vai uma distância enorme.

Eu também quero acreditar que terão hangar, mas onde temos a prova disso ?

O PP do Almirante mostra algo nessa direcção?

Onde nas características dos AOR está essa capacidade descrita ?

No AOR de 158 metros e 200 extra crew, o Paquistanês, essa característica está descrita.

A capacidade RoRo é uma mais valia, sem dúvida!!

Abraço



O que achas? A dimensão é o que seria de esperar no Hangar?
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1703 em: Dezembro 30, 2023, 10:51:10 am »
O CEMA disse que eram navios reabastecedores de Esquadras, com capacidades Ro-Ro. Por isso acho que onde estão as viaturas mostra algo que parece-me que seja rampa para a entrada e saída de viaturas. Recuso-me a acreditar que não tenha hangar para pelo menos um helicóptero, até porque há um espaço de maior dimensão exatamente onde deverá ser o mesmo.

Isso é o que dizes, daí a ser essa a realidade pode ir ou vai uma distância enorme.

Eu também quero acreditar que terão hangar, mas onde temos a prova disso ?

O PP do Almirante mostra algo nessa direcção?

Onde nas características dos AOR está essa capacidade descrita ?

No AOR de 158 metros e 200 extra crew, o Paquistanês, essa característica está descrita.

A capacidade RoRo é uma mais valia, sem dúvida!!

Abraço



O que achas? A dimensão é o que seria de esperar no Hangar?

Tentei N vezes ampliar essa imagem do plano em corte do AOR, para ler a legenda desse compartimento sem sucesso.

Conseguiste clarificar a minha dúvida, obrigado pela ajuda, e, acima de tudo, ainda bem que possuem hangar, de outro modo seriam dois NRP Berrio II.

Abraço
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1704 em: Dezembro 30, 2023, 10:58:40 am »
o NRP Bérrio tinha o maior convés de voo da Marinha Portuguesa. Eu nunca percebi porque raio é que os bifes fizeram um navio com um convés daquele tamanho e sem hangar.
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1705 em: Dezembro 30, 2023, 11:03:24 am »
Não sou especialista e podem corrigir-me mas acho que não há dois navios diferentes. São diferentes medidas do mesmo navio.

138m é o comprimento maior calculado.
126.09m é o maior comprimento em áreas que podem levar carga
127.9m é o comprimento na linha de água
118m é o comprimento entre perpendiculares contadas desde a turbina até à perpendicular na proa que coincide muitas das vezes com a linha de água

Visitante123 se alguma vez eu dei a entender que percebia alguma coisa disto... mea culpa!

O que dizes faz sentido, até porque dois navios com dimensões diferentes não faz qualquer sentido, mas eles deviam ter colocado tudo junto porque uma pessoa é enganada sem querer.

Concordo contigo. É confuso. O que escrevi é apenas uma tentativa de explicar as várias medidas com ajuda da net. Disse que não era especialista para evitar que surja alguém a chamar-me totó se a explicação estiver errada. :D :D :D
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1706 em: Dezembro 30, 2023, 12:45:43 pm »
Hangar é luxo?
Outras coisa que já tem sido feitas são, mas hangar não me parece. Parece antes um bela solução para maior permanência de helicóptero a bordo, nomeadamente capacidade de alguma manutenção e, até de algum drone.
De repente cada vez que alguém fala de hangar, vem algo tipo se fosse messe de convívio com adega para festas.

Num navio desses que pode ter uma permanência demorada em alguns pontos, um hangar é sem dívida bastante pertinente. Até permite ter um dentro e operar outro pontualmente.
Vista curta. Daqui a 20 anos, "ah se tivesse"
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1707 em: Dezembro 30, 2023, 12:54:40 pm »
O plano inicial era serem Damen, mas mais uma vez...Tiveram de meter quase 500 milhões na igualdade de género...  :mrgreen:
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1708 em: Dezembro 30, 2023, 01:02:12 pm »
Hangar é luxo?
Outras coisa que já tem sido feitas são, mas hangar não me parece. Parece antes um bela solução para maior permanência de helicóptero a bordo, nomeadamente capacidade de alguma manutenção e, até de algum drone.
De repente cada vez que alguém fala de hangar, vem algo tipo se fosse messe de convívio com adega para festas.

Num navio desses que pode ter uma permanência demorada em alguns pontos, um hangar é sem dívida bastante pertinente. Até permite ter um dentro e operar outro pontualmente.
Vista curta. Daqui a 20 anos, "ah se tivesse"

Hangar seria importante se os 2 navios fossem projectados á nascença para transportar uma Companhia de Comandos (porque os Fuzileiros vão virar Tropas Especiais) e os respectivos Zebros.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1709 em: Dezembro 30, 2023, 01:34:12 pm »
Hangar é luxo?
Outras coisa que já tem sido feitas são, mas hangar não me parece. Parece antes um bela solução para maior permanência de helicóptero a bordo, nomeadamente capacidade de alguma manutenção e, até de algum drone.
De repente cada vez que alguém fala de hangar, vem algo tipo se fosse messe de convívio com adega para festas.

Num navio desses que pode ter uma permanência demorada em alguns pontos, um hangar é sem dívida bastante pertinente. Até permite ter um dentro e operar outro pontualmente.
Vista curta. Daqui a 20 anos, "ah se tivesse"

Hangar seria importante se os 2 navios fossem projectados á nascença para transportar uma Companhia de Comandos (porque os Fuzileiros vão virar Tropas Especiais) e os respectivos Zebros.

Não vejo que seja isso a pertinência. Se um helicóptero leva Comandos ou outros. Todos descem de rapel e fast rope, independentemente da cor da boina
A capacidade de evacuar e de transportar carga suspensa sim, muito pertinente. Afinal é um navio também de socorro a catástrofes