Notícias em Geral

  • 1396 Respostas
  • 316896 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #600 em: Outubro 17, 2011, 11:41:11 pm »
Massacre em Paris: O Tiananmen francês foi há 50 anos


A 17 de Outubro de 1961, 100 a 200 civis argelinos foram mortos a tiro, à coronhada, enforcados ou afogados no Sena. As atrocidades da polícia parisiense foram apagadas da memória colectiva gaulesa. Pede-se agora o reconhecimento oficial da tragédia. A iniciativa do site Mediapart, onde decorre uma recolha de assinaturas para o reconhecimento oficial do massacre, é porventura a mais visível a marcar o quinquagésimo aniversário dos acontecimentos de 17 de Outubro de 1961.

Nesse dia, milhares de franceses de origem argelina protestavam em Paris contra o recolher obrigatório decretado exclusivamente para aquela comunidade. Sob as ordens do comandante da polícia gaulesa Maurice Papon, os manifestantes foram emboscados nas ruas e à saída das estações de metro. Entre homens, mulheres e crianças – famílias inteiras participavam no protesto – um número indeterminado de pessoas foram mortas a tiro, enforcadas ou espancadas até à morte. Durante vários dias, corpos inchados e desfigurados foram retirados do Rio Sena.

Segundo o Le Monde, mais de 11.000 argelinos foram detidos e levados para o Palácio dos Desportos e para o estádio Pierre-de-Coubertin. «Mantidos durante vários dias em condições de higiene assustadoras, foram violentamente espancados pela polícia, que lhes chamava porcos árabes e ratos. No Palácio dos Desportos, os detidos, aterrorizados, nem sequer ousavam ir à casa de banho, porque a maioria dos que iam ali era assassinada», recorda nesta segunda-feira o diário francês.

Oficialmente, em 1961, apenas três pessoas foram dadas como mortas após os confrontos em Paris. A amnistia geral que acompanha a independência da Argélia, no ano seguinte, adensa o manto de silêncio, já que todas as queixas são arquivadas pela justiça francesa.

É nos anos 80 que os franceses começam a descobrir a dimensão do massacre com o livro La Bataille de Paris [A Batalha de Paris], de Jean-Luc Einaudi. Seguem-se outros trabalhos literários e vários documentários.

Papon processa o historiador Einaudi por difamação, mas perde o caso. A justiça francesa confirma a ocorrência das atrocidades, mas o antigo chefe da polícia não chega a ser julgado. Seria, no entanto, condenado nos anos 90 pelo seu envolvimento na deportação de mais de 1.600 judeus franceses para os campos de concentração nazis, durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar do veredicto, ninguém foi julgado pelas mortes e o Estado francês jamais reconheceu oficialmente o massacre de 17 de Outubro. De acordo com o Le Monde, o reconhecimento limita-se a cerca de 20 placas comemorativas descerradas por autarquias da região de Paris, como a inaugurada em 2001 pelo então presidente da câmara municipal da capital francesa. «Em memória dos muitos argelinos mortos durante a sangrenta repressão da manifestação pacífica de 17 de Outubro de 1961», lê-se na Ponte Saint-Michel.

A causa ganha novo ímpeto quando se cumprem cinco décadas sobre o massacre, e numa altura em que França e Argélia vêem as suas relações totalmente normalizadas.

SOL
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5621
  • Recebeu: 935 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +743/-2724
Re: Notícias em Geral
« Responder #601 em: Outubro 31, 2011, 08:59:01 am »
Citar
Portugal acolhe vinte feridos de guerra da LíbiaPor Redacção

Aterram esta noite em território português vinte pessoas que combateram o regime de Khadafi, ao abrigo de um pedido do Conselho Nacional de Transição (CNT) a vários países, para que os feridos de guerra sejam tratados em hospitais estrangeiros.

Em Lisboa, os doentes líbios chegaram à base da Força Aérea de Figo Maduro, de onde estavam a ser transportados para os hospitais militares da Estrela e do Lumiar.

Nenhum dos feridos corre risco de vida, assegurou à RTP Vítor Santos, um elemento da Força Aérea que estava no local para receber os feridos.

Os 20 feridos foram evacuados da Líbia num avião C-130 da Força Aérea Portuguesa, ao abrigo de um despacho assinado pelos ministros da Defesa, Aguiar-Branco, e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no âmbito de um plano de ajuda à Líbia.

O ministro da Defesa, José Aguiar Branco, indicou que os 20 feridos líbios que este domingo à noite chegaram ao aeroporto de Figo Maduro, serão submetidos a cirurgias e repatriados em 30 dias.

«Nós estamos a responder a um pedido de carácter humanitário que se acomoda dentro das condições financeiras de que Portugal pode, neste momento, dispor e que é uma resposta a esse pedido, que foi feito pelas autoridades líbias, e a que as Forças Armadas Portuguesas mais uma vez respondem positivamente, mesmo num clima de austeridade», disse o ministro à imprensa.

O custo desta operação é de 200 mil euros, que serão gastos no tratamento hospitalar dos feridos, sendo as viagens suportadas pelo Estado líbio, precisou o titular da pasta da Defesa.

São cerca de três mil os combatentes de guerra que estão a ser transportados para vários países a quem a entidade reconhecida pela comunidade internacional como o Governo legítimo da Líbia, acordou o acolhimento, anunciado durante uma visita-surpresa de Hillary Clinton a Trípoli.

Para a Tunísia já foram transportados dois terços e os restantes para os Estados Unidos, França, Áustria, Turquia, Jordânia Reino Unido, e Jordânia.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=295889
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +272/-1451
Re: Notícias em Geral
« Responder #602 em: Novembro 06, 2011, 01:24:49 pm »
Citar
Polícia Judiciária Militar está na calha para a extinção
CARLOS VARELA E NUNO MIGUEL MAIA

A Polícia Judiciária Militar poderá desaparecer. O Ministério da Defesa Nacional não confirma nem desmente a extinção do organismo que está na sua dependência, mas admite que existem estudos para avaliar a pertinência da sua manutenção.

O repensar do organismo, que existe desde 1975, está nos horizontes do Ministério da Defesa desde que Aguiar Branco assumiu a pasta e integra-se na política de reestrutuação do sector militar, assim como na redução de custos do Estado, associada à necessidade de acabar com redundâncias.

Várias possibilidades estão a ser estudadas e uma delas é a integração da Polícia Judiciária Militar na Polícia Judiciária, à semelhança do que veio a acontecer com os tribunais militares.

in: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional ... id=2103915

Um dos últimos casos investigados por este organismo foi o roubo de armas no quartel da Carregueira e no Alfeite, até hoje sem qualquer resultado.
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +272/-1451
Re: Notícias em Geral
« Responder #603 em: Novembro 10, 2011, 09:48:32 pm »
Citar
Em exercício de resgate e salvamento de sinistrados
Militar desaparecido na ilha do Porto Santo

Um aviocar da Força Aérea, com mergulhadores forenses da Polícia Marítima e binómio da GNR, integra a operação de buscas, para encontrar o militar do Exército desaparecido esta madrugada no Porto Santo.

O soldado desaparecido, do Regimento de Guarnição N.º 3 e natural da Madeira, participava no exercício ‘Zarco 11’, nas imediações do miradouro das Flores na Calheta, na ilha do Porto Santo.

“Temos esperança que o militar venha a aparecer em todas as condições físicas. Pode dar-se o caso de se manter desaparecido por um tempo que é impossível para nós determinar ou, outro desfecho possível, é encontrar, mas noutra situação”, afirmou o major-general Tiago Vasconcelos, comandante operacional da Zona Militar da Madeira (CZMM).

As buscas decorrem, desde o inícioda manhã , na zona da Calheta, em terra, mar e ar, com o auxílio do helicóptero Merlin EH-101, o navio balizador ‘Shultz Xavier’, uma lancha da Polícia Marítima e a colaboração dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo e da Protecção Civil. No local onde o militar se encontrava, estavam a ser instalados os postos de vigilância, palco do cenário fictício para simular a expulsão de forças invasoras, entre a Calheta e o Ilhéu da Cal.

No exercício, entretanto suspenso, participavam cerca de 250 militares, dos três ramos das Forças Armadas, com o objectivo testar a resposta militar e da Protecção Civil a uma crise internacional. Tendo por cenário as ambições expansionistas sobre a Madeira do país fictício Osilândia, aos militares cabia o estabelecimento de um dispositivo de vigilância e de defesa, incluindo antiaérea, de áreas e pontos sensíveis do Porto Santo.

in: http://www.publico.pt/Local/militar-des ... o--1520333

Citar
Suspensas buscas para localizar militar desaparecido no Porto Santo

As buscas em terra e no mar para tentar localizar o militar do Exército que esta madrugada desapareceu no Porto Santo foram suspensas às 18h15, disse à agência Lusa o capitão do porto local, Pedro Amaral Frazão.

"O militar ainda não foi localizado e, na sequência das buscas de hoje, nas quais foram empenhados todos os meios possíveis da Autoridade Marítima e, a partir de terra, com os meios do Exército, da Protecção Civil, equipa cinotécnica da GNR e, na parte da manhã, um helicóptero da Força Aérea, decidi que as buscas serão suspensas às 18h15", afirmou Pedro Amaral Frazão, pouco antes da hora apontada.

O responsável adiantou que as buscas vão ser retomadas a partir das 8 horas de sexta-feira e "serão empenhados, previsivelmente, o navio balizador Schultz Xavier, que se encontra a prestar serviço na Região Autónoma da Madeira, novamente o grupo de mergulho forense da Polícia Marítima e uma embarcação da capitania do porto do Porto Santo".

Segundo o responsável, "estes meios servirão para buscas subaquáticas e visuais a partir do mar".

O capitão do porto do Porto Santo explicou que estão igualmente prontos a actuar elementos do Exército, que "vão auxiliar nas buscas visuais a partir de terra, o binómio homem-cão da GNR e também o grupo de resgate de montanha da Protecção Civil".

"Tenho ainda previsto o pedido de activação do helicóptero Merlin da Força Aérea, depois da passagem meridiana do sol, dada a possibilidade de o militar ter caído numa zona menos visível, pelo que, com o sol a incidir e a iluminar algumas zonas de penumbra, será mais fácil o meio aéreo detectar o soldado", acrescentou o capitão.

O responsável ressalvou, contudo, que "a execução das operações de busca será permanentemente avaliada" e atenderá "às condições meteorológicas e orográficas".

O soldado, pertencente ao Regimento de Guarnição n.º 3, no Funchal, integrava o grupo de cerca de 250 militares dos três ramos das Forças Armadas que, desde segunda-feira, realizava um exercício na ilha. O treino, denominado 'Zarco 11', previsto terminar hoje, visou testar a resposta militar e da Protecção Civil a uma crise internacional e teve por cenário ambições expansionistas sobre a Madeira do país fictício Osilândia.

Aos militares cabia o estabelecimento de um dispositivo de vigilância e de defesa, incluindo antiaérea, de áreas e pontos sensíveis do Porto Santo, estando o militar agora desaparecido "num posto de observação num ponto elevado", informou fonte do Exército.

Os meios da Protecção Civil entraram no treino na quarta-feira, depois da rotura de uma represa e estava programada para hoje a busca, resgate e salvamento de sinistrados numa falésia.

Para as actividades deste dia, foram convidadas várias entidades da região e a comunicação social, mas o desaparecimento do militar obrigou ao cancelamento da iniciativa.

O aviocar da Força Aérea que deveria transportar alguns dos convidados acabou por sair a meio da manhã do aeroporto da Madeira com mais elementos para reforçar o dispositivo na ilha que já estava em operações de busca e salvamento desde a madrugada.

O coronel Carvalho Pires, do Comando Operacional da Madeira, esclareceu que "o regresso dos militares mantém-se como previsto, às 20h30, no navio que diariamente faz a ligação Porto Santo-Funchal".

in: http://www.dnoticias.pt/actualidade/mad ... orto-santo
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #604 em: Novembro 13, 2011, 02:17:27 pm »
Porto Santo: Militar continua desaparecido


O militar desaparecido quinta-feira durante o exercício militar na ilha do Porto Santo não foi ainda encontrado, disse, à Agência Lusa, o comandante da Zona Marítima da Madeira. Pedro Amaral Frazão referiu que as buscas visuais a partir de terra continuam com a participação da Polícia Marítima, Exército e Guarda Nacional Republicana (GNR) e «vão prosseguir até ao final do dia».

O Comandante da Zona Marítima da Madeira acrescentou que esta manhã foi feita uma saída com a semi-rrígida da Capitania do Porto Santo que tentou chegar ao local onde é presumível que o militar tenha caído «mas as condições de mar não eram as melhores e teve de regressar».

A operação decorre sobretudo no figurino de buscas visuais a partir de terra na costa leste do ilhéu da Cal devido às condições de mar adversas no arquipélago.

Amaral Frazão referiu ainda que no Porto Santo encontram-se vários meios e equipas de busca incluindo o navio da Armada portuguesa «Schultz Xavier».

O militar desaparecido é soldado do Exército, natural da Madeira e pertencente ao Regimento de Guarnição n.º 3, no Funchal, integrava um grupo de cerca de 250 militares dos três ramos das Forças Armadas, que entre segunda e quinta-feira participaram num exercício na ilha, e «estava num posto junto ao mar».

Este treino, denominado «Zarco 11», visou testar a resposta militar e da Protecção Civil a uma crise internacional, mas acabou por ser interrompido devido ao desaparecimento do militar, tendo de imediato todos os meios disponíveis sido afectos à operação de busca, por mar, ar e terra.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #605 em: Novembro 15, 2011, 07:23:54 pm »
Agente alemão é suspeito ajudar neonazis a matar estrangeiros


Um agente dos serviços de contraespionagem alemão é suspeito de estar envolvido em seis dos nove assassínios de estrangeiros cometidos por uma célula terrorista de extrema-direita recém-descoberta, avança hoje o Bild. O jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, (FAZ), revelou que o agente especializado na luta contra os movimentos neonazis e de extrema-direita foi testemunha ocular de um dos crimes em Kassel, no centro do país, e que a polícia só soube disso dez dias após o assassínio.

Ambos os veículos sugerem que a presença desse agente - cujo nome não foi revelado - próximo dos locais dos crimes reforça as suspeitas de que a célula terrorista pode ter recebido ajuda por parte das forças de segurança da Alemanha.

O grupo era formado por Uwe Mundlos e Uwe Bohnhardt, de 38 e 34 anos, cujos corpos apareceram no dia 4 num veículo incendiado em Eisenach, a leste do país, e Beate Zschape, de 36 anos, que se entregou na semana passada à autoridades após atear fogo à casa onde viviam em Zwickau.

O Bild e o FAZ destacaram que o suspeito agente de contraespionagem estava dentro do cyber café em Kassel, juntamente com outros cinco clientes a 6 de abril de 2006, quando o seu proprietário, o turco Hallit E., de 21 anos, foi assassinado.

Enquanto as restantes testemunhas se apresentaram imediatamente às autoridades, a polícia precisou de 10 dias para localizar o agente, que disse que não sabia do crime e por isso não se apresentou.

O Bild destacou que logo após a declaração do agente e o seu posterior afastamento do cargo, a onda de assassinatos a proprietários estrangeiros de pequenos comércios na Alemanha terminou.

Além disso, comenta que o antigo responsável de contraespionagem alemão no estado federado da Turíngia Helmut Roewer, que hoje escreve livros para a editoria ultradireitista Ares Verlag, pagou elevadas quantias em dinheiro a vários líderes neonazis para se transformarem em agentes infiltrados ao serviço do Estado.

Roewer, que renunciou ao cargo em 2000, deu entre 1995 e 1997 cerca de 40 mil euros a Thomas Dienel, então líder na Turíngia do Partido Nacional Democrata Alemão (NPD), para que se transformasse num agente infiltrado na cena neonazi.

Tino Brandt, o vice-presidente do NPD nesse estado, também foi recrutado por Roewer e cobrou entre 1994 e 2001 cerca de 200 mil euros, dinheiro que utilizou para criar o movimento neonazi «Thuringer Heimatschutz», que tem membros terroristas como Mundlos Bohnhardt e Zschape.

A publicação salienta que o próprio Roewer reconheceu que, enquanto foi responsável da contraespionagem federal na Turíngia, entre 1994 e 2000, recebeu 1,5 milhões de euros à vista pelos «serviços especiais» a pessoas do movimento neonazi.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #606 em: Novembro 16, 2011, 07:15:45 pm »
Cabo Verde distingue Adriano Moreira


A Universidade do Mindelo vai distinguir Adriano Moreira com o grau de Doutor Honoris Causa dia 10 de Dezembro no Centro Cultural do Mindelo, Cabo Verde.

Ao Ciência Hoje, o professor universitário português revela que se sente honrado com a escolha da instituição.“Sempre mantive o maior interesse por Cabo Verde, visitei todas as ilhas, guardo amigos que muito estimo, participei em iniciativas conhecidas a favor dos interesses do país. Sinto-me honrado por cabo-verdianos académicos me quererem no seu grémio de investigação e ensino”, afirma.

Adriano Moreira tem uma ligação “especial” à Universidade do Mindelo. Trata-se de algo que “resulta do conhecimento que aprofundei dos seus responsáveis e de alguns pareceres de experiência que trocamos”, explica.

Para além de ainda ensinar e fazer investigação na Universidade Católica de Lisboa e no Instituto de Estudos Superiores Militares, actualmente o octogenário preside o Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa e o Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa. A 7.ª Edição da «Teoria das Relações Internacionais», uma das suas várias obras, foi publicada esta semana.

Momento alto

Para Albertino Graça a atribuição do 1º título Honoris Causa Cabo-verdiano “representa, desde logo, o sinal da maturidade da Academia em Cabo Verde”. Ao Ciência Hoje, o reitor da Universidade do Mindelo, explica que depois de uma fase de arranque, em que se poderia falar de infância do ensino universitário cabo-verdiano, iniciou-se agora uma fase de crescimento e de maturidade. “Estamos como que a deixar a adolescência do ensino universitário para entrar na sua idade adulta, que certamente se prolongará por muito tempo”, afirma.

Em concreto para a Universidade do Mindelo, o responsável diz que a atribuição do 1º título Honoris Causa significa a capacidade de “reconhecer a grandeza dos outros, daqueles que se destacaram por incontestável mérito próprio”. Mas também traduz o “reconhecimento da Universidade por parte daqueles que aceitaram participar nesta distinção”. Trata-se de um “momento alto no processo de afirmação e de prestígio internacional da Universidade do Mindelo, designadamente no espaço lusófono”, sublinha.

Adriano Moreira foi escolhido para receber a distinção “pelo seu próprio mérito ao cume do prestígio científico, em diversos países, particularmente nos países de língua portuguesa”, refere Albertino Graça. Para o reitor, este investigador é um dos “sábios de Portugal, unanimemente reconhecido por pessoas de todas as cores políticas”. Mais: “É um autor consagrado, intensivamente estudado pelos alunos de dois cursos diferentes na própria Universidade do Mindelo e em muitas outras universidades”. E também “um humanista e um democrata”.

O responsável sublinha que foi por iniciativa de Adriano Moreira que foi abolido o Estatuto do Indigenato. “Como explico numa obra a publicar brevemente, foi por sua iniciativa que nos anos 60 foram criadas as duas primeiras universidades na África lusófona”, diz.

Adriano Moreira é um “amigo sempre próximo” de Cabo Verde, a “personalidade europeia mais influente que desde há muito tem defendido consistentemente o alargamento da União Europeia ao nosso país”, afirma Albertino Graça.

Para além de todas estas razões, o reitor da Universidade do Mindelo tem ainda uma outra: “Na sua infância, ainda enquanto IESIG, a hoje Universidade do Mindelo foi visitada pelo Senhor Professor Doutor Adriano Moreira, em cerimónia pública onde o agora homenageado, sem nada pedir em troca, aceitou associar o enorme prestígio da sua autoridade académica e científica a uma iniciativa académica. Ao fazê-lo emprestou um pouco do seu prestígio a uma instituição de ensino superior ainda a dar os primeiros passos, revelando assim confiar na respectiva afirmação como universidade e como centro de ensino, investigação e cultura superior”.

Ciência Hoje
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #607 em: Novembro 20, 2011, 11:20:09 pm »
Neonazis terão sido responsáveis por atentado gorado contra portugueses em 1997


Os terroristas neonazis presumivelmente responsáveis por 10 homicídios na Alemanha podem ter sido também autores de um atentado à bomba gorado, em 1997, em Stadtroda, na Turíngia, contra operários portugueses, noticiou hoje a emissora pública MDR.
O atentado ocorreu a 18 de novembro de 1997, num prédio em Stadtroda onde viviam na altura operários portugueses, onde foi colocado um engenho explosivo junto da caldeira do aquecimento a gás.

Só uma avaria no detonador impediu que houvesse uma explosão, segundo o estúdio da Turíngia da MDR.

Um porta voz da polícia de Jena confirmou entretanto o incidente, em declarações ao mesmo órgão de comunicação social.

Os elementos utilizados para construir o engenho explosivo eram semelhantes aos que a polícia encontrou dois meses depois na garagem em Jena utilizada pelo trio de terroristas neonazis para fabricar explosivos, referiu também a rádio alemã.

Uwe Mundlos, uwe Bohnhardt e Beate Zschaepe lograram, no entanto, iludir as forças de segurança e entrar na clandestinidade.

Só no passado dia 4 de novembro a polícia voltou a encontrar os dois neonazis, que se suicidaram dentro de uma caravana, depois de terem cometido mais um assalto a um banco, em Eisenach.

Neonazis terão sido responsáveis por atentado gorado contra portugueses em 1997

Os terroristas neonazis presumivelmente responsáveis por 10 homicídios na Alemanha podem ter sido também autores de um atentado à bomba gorado, em 1997, em Stadtroda, na Turíngia, contra operários portugueses, noticiou hoje a emissora pública MDR.
O atentado ocorreu a 18 de novembro de 1997, num prédio em Stadtroda onde viviam na altura operários portugueses, onde foi colocado um engenho explosivo junto da caldeira do aquecimento a gás.

Só uma avaria no detonador impediu que houvesse uma explosão, segundo o estúdio da Turíngia da MDR.

Um porta voz da polícia de Jena confirmou entretanto o incidente, em declarações ao mesmo órgão de comunicação social.

Os elementos utilizados para construir o engenho explosivo eram semelhantes aos que a polícia encontrou dois meses depois na garagem em Jena utilizada pelo trio de terroristas neonazis para fabricar explosivos, referiu também a rádio alemã.

Uwe Mundlos, Uwe Bohnhardt e Beate Zschaepe lograram, no entanto, iludir as forças de segurança e entrar na clandestinidade.

Só no passado dia 4 de novembro a polícia voltou a encontrar os dois neonazis, que se suicidaram dentro de uma caravana, depois de terem cometido mais um assalto a um banco, em Eisenach.

Poucas horas depois, Beate Zschaepe, que não participou no assalto, fez explodir o apartamento em Zwickau, na Saxónia, onde os três viviam sob falsa identidade, e dois dias depois entregou-se à polícia, mas tem-se recusado a depor nos interrogatórios.

A polícia encontrou, no entanto, na caravana e no apartamento, as pistolas com que foram abatidos a tiro oito imigrantes turcos e um imigrante grego, em vários pontos da Alemanha, entre 2000 e 2006.

Foi também encontrada a arma de uma agenda da polícia abatida a tiro em 2007, em Heilbronn, num assalto em que outro agente da polícia ficou gravemente ferido.

Entre 1996 e 1998, foram encontrados em Jena, cidade onde o trio nazi operava, vários engenhos explosivos e simulacros de bombas numa auto-estrada das proximidades, no cemitério ou diante do teatro de Jena, por exemplo.

A própria polícia, a autarquia e a redação de um jornal de Jena receberam no mesmo período simulacros de bomba com desenhos de cruzes suásticas, o símbolo do nazismo.

Em finais de 1997, Uwe Bohnhardt foi condenado a vários anos de prisão por instigação ao ódio racial, no tribunal regional de Gera, mas não chegou a cumprir pena, mantendo-se em liberdade.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #608 em: Novembro 20, 2011, 11:50:09 pm »
Decorreu sem incidentes homenagem à morte de Franco


Cerca de 50 membros da Falange espanhola depositaram hoje uma coroa de flores à porta do monumento do Vale dos Caídos - onde está o túmulo de Francisco Franco - num ato sem incidentes que marca o 36º aniversário da morte do ditador espanhol.

Depois dessa deposição, decorreu a tradicional missa de 90 minutos, no interior da Basílica do monumento, onde além de Franco está enterrado o fundador da Falange, Primo de Rivera.

Os apoiantes falangistas - que foram revistados antes de entrar no recinto, para impedir o uso de qualquer símbolo ou bandeira pré-constitucional - criticaram as fortes medidas de segurança na zona, afirmando que se comportam sempre pacificamente.

A missa não contou, como esperado, com a presença da filha de Franco, Cármen Polo - que está doente - mas inclui as presenças de dirigentes da Fundação Francisco Franco.

Entre 400 e 500 pessoas participaram na missa, cuja celebração foi presidida pelo abade de Vale dos Caídos, que aproveitou a sua homilia para deixar um apelo ao respeito pelo culto religioso.

Os assistentes cantaram depois do hino da Falange (Cara ao Sol), escrito em 1935 e cuja autoria é geralmente atribuída ao fundador e líder da organização, José Antonio Primo de Rivera.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #609 em: Novembro 27, 2011, 05:04:00 pm »
Islândia recusa vender parte da ilha a empresário chinês


Um multimilionário chinês associado ao Governo de Pequim revelou hoje que as autoridades islandesas recusaram a sua oferta de compra de parte da ilha."A recusa reflecte o ambiente injusto e de meio pequeno que enfrenta o investimento das empresas privadas e do exterior", disse Huang Nubo, o empresário que pretendia adquirir 300 quilómetros quadrados da Islândia para desenvolver um projecto de ecoturismo, em declarações ao oficial China Daily.

Huang Nubo, que antes de entrar no mundo empresarial era funcionário publico, previa gastar 6.000 milhões de euros na compra de parte da Islândia, que segundo analistas locais daria acesso à segunda potência mundial (China) a recursos naturais e a uma zona estratégica no transporte marítimo.

O empresário acusou os países ocidentais de "impor duplas condições" já que ao mesmo tempo que pedem ao mercado chinês maior abertura, fecham a porta ao investimento daquele país asiático.

A venda, refere o jornal, foi iniciada pelos proprietários islandeses dos terrenos, e inclusivamente alguns membros do Governo do país europeu manifestaram preocupação pela inesperada recusa da venda das propriedades a Huang Nubo, entre os quais destaca a chefe do Governo Johanna Sigurdardottir.

Huang Nubo é presidente do Zhongkun Investment Group que em Agosto anunciou os seus planos de construir um complexo hoteleiro de alto nível nos terrenos islandeses que o obrigavam a um investimento de 151 milhões de euros.

O empresário nega na entrevista que a sua compra esconda interesses ocultos para favorecer a China e vincou que a sua motivação é o "amor à beleza natural do país" e as suas ligações ao povo islandês.

O Ministério do Interior informou sábado que a recusa da compra estava ligada ao facto de ser "impossível ignorar" a dimensão dos terrenos pretendidos além de que não havia precedentes de que uma área tão vasta ficasse sob controlo estrangeiro.

Lusa
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6547/-1406
Re: Notícias em Geral
« Responder #610 em: Novembro 27, 2011, 10:41:13 pm »
Cá por mim isto é trote ...  :shock:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

miguelbud

  • Especialista
  • ****
  • 951
  • Recebeu: 130 vez(es)
  • Enviou: 62 vez(es)
  • +63/-313
Re: Notícias em Geral
« Responder #611 em: Novembro 28, 2011, 02:32:57 pm »
Luso,

Prepara o livro de cheques  :wink:

Retrato raro do rei D. Sebastião vai amanhã a leilão

Um raro retrato do rei D. Sebastião é uma das obras de arte que será levada à praça amanhã pela Veritas Art Auctioneers, com uma estimativa de licitação entre 30 a 50 mil euros.

Esta pintura do rei D. Sebastião, pintada a óleo sobre tela de autor desconhecido, é um dos pouco retratos conhecidos da época do jovem rei.

Em pintura, destaque ainda para a obra "Velha" de 1913, do pintor José Malhoa e cujo valor de licitação é estimado entre 30 a 50 mil euros. Um outro lote de leilão consiste num óleo sobre tela de Josefa Greno. A pintura representando uma natureza morta com uvas e ruínas tem o valor estimado entre 10 a 15 mil euros.

O leilão promovido pela Veritas Art Auctioneers inclui ainda diversas antiguidades em metais preciosos, entre os quais se destaca uma píxide em prata dourada alemã com decoração gravada e relevada do século XIX, cujo valor base de licitação é de 8 mil euros.

Proveniente da colecção Cupertino Miranda será leiloado um par anjos candelários de grandes dimensões, um trabalho português da primeira metade do século XVIII e ainda uma rara cómoda inglesa Jorge III lacada a vermelho com motivos do quotidiano chinês.

Os mais de 300 lotes de obras de arte e antiguidades que compõem o catálogo do leilão estarão expostos entre 24 e 28 de Novembro, na VERITAS, na Av. Elias Garcia, 157 A/B, junto Gulbenkian.

"Neste leilão temos uma interessante selecção de jóias, relógios e diversos objectos em prata. Nos leilões que realizámos anteriormente validámos o crescente interesse e investimento nos metais preciosos", esclarece Igor Olho Azul, sócio da leiloeira. "Na pintura temos uma oferta muito abrangente. Além do retrato de D. Sebastião, temos ainda obras de Henry l'Évêque, Veloso Salgado e muitos outros".

http://economico.sapo.pt/noticias/retra ... 32453.html
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #612 em: Novembro 29, 2011, 07:42:59 pm »
Filha de Estaline morreu aos 85 anos nos Estados Unidos


A filha do ditador soviético Joseph Estaline morreu na passada terça-feira, dia 22, aos 85 anos com cancro no cólon, nos Estados Unidos, onde se exilou em 1967, noticiou na segunda-feira o New York Times.

Nascida a 28 de Fevereiro de 1926, Svetlana Estalina conheceu várias vidas "dignas de um romance russo", acabando os seus últimos dias no Wisconsin (norte dos Estados Unidos) no anonimato e na miséria depois dos anos em exílio, segundo relata o jornal.

No percurso da sua vida, Svetlana mudou diversas vezes de nome, procurando apagar todos os laços com o seu pai. Depois de dois casamentos e da morte de Estaline em 1953, utilizou o apelido de solteira da sua mãe e tornou-se Svetlana Alliluyeva.

Em 1970, tornou-se Lana Peters, depois de um breve matrimónio com o arquitecto William Wesley Peters, um aprendiz de Frank Lloyd Wright.

Numa entrevista publicada em 2010 no Wisconsin State Journal a única filha mulher do ditador soviético afirmou estar "muito feliz" naquela região remota, crente de que "o seu pai lhe arruinou a vida".

"Onde quer que eu vá, aqui, na Suíça ou na Índia, em qualquer lugar. Na Austrália, numa ilha. Eu serei sempre prisioneira política do nome do meu pai", disse.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #613 em: Novembro 29, 2011, 10:11:57 pm »
Governo de Zapatero propõe exumação dos restos mortais de Franco


Uma comissão de peritos, constituída com ordem do governo socialista espanhol ainda em funções, recomendou hoje a exumação dos restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco. Mas sublinhou que a exumação será feita apenas se a Igreja o autorizar e se houver um acordo no parlamento a esse respeito, avança o El País. As ossadas do antigo ditador espanhol encontram-se num jazigo em Vale dos Caídos, perto de Madrid, um local de culto mandado erigir pelo próprio Franco, que reúne os restos mortais de milhares de vítimas da guerra civil espanhola.

A comissão iniciou trabalhos há cinco meses e tem estado a elaborar um relatório, entregue esta terça-feira, que propõe dar uma nova utilização ao local em Vale dos Caídos, transformando-o num local de memória e homenagem a todas as vítimas do regime franquista.

A ideia é solucionar de vez a complexa controvérsia que divide as formas de olhar para o monumento. Por um lado, Vale dos Caídos é visto como um monumento de exaltação das obras de Franco, e por outro, é visto como um local de exaltação fascista, já que a sua construção foi feita quase na totalidade através da exploração de mão-de-obra republicana.

A maioria dos peritos considera que não é possível dar um novo significado a Vale dos Caídos sem trasladar os restos mortais do ditador, e como tal a comissão propõe sejam transferidos para onde a família considerar mais apropriado.

No entanto, três dos 12 membros da comissão de avaliação são contra esta deslocação, por considerarem que «a exumação dos restos de um chefe de estado, por incompatibilidade com o seu regime político, seria inapropriado no contexto europeu e ocidental, onde nada de semelhante alguma vez aconteceu».

Apesar de a filha do ditador ter manifestado aos presidentes da comissão o seu desejo de que os restos mortais do pai permaneçam naquele local, a comissão considerou que apenas a Igreja deve decidir a esse respeito.

Ramon Jauregui, ministro da presidência, já apelou ao novo primeiro-ministro, Mariano Rajoy, para «não meter o relatório numa gaveta».

SOL
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26032
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #614 em: Novembro 30, 2011, 07:32:57 pm »
Rajoy rejeita exumação dos restos mortais de Franco


O partido conservador de Mariano Rajoy decidiu hoje não dar continuidade à proposta do antigo governo espanhol de exumar os restos mortais do general Francisco Franco, enterrado no local de culto conhecido por Vale dos Caídos.
A proposta foi apresentada num relatório elaborado por uma comissão de peritos mandatados pelo antigo governo socialista, entregue na passada terça-feira.

Não obstante os apelos do ministro da presidência, Ramón Jaurégui, para Rajoy não arquivar o assunto «numa gaveta», o novo governo, que entrará oficialmente em funções no próximo mês, decidiu não levar a proposta para a frente com o intuito de evitar distracções face à crise económica que pretende ultrapassar.

Esteban Gonzalez Pons, um porta-voz do Partido Popular, disse que a aceitação da proposta do antigo governo apenas serviria para «acender mais um debate enquanto as pessoas devem é estar concentradas na taxa de desemprego de 21,5 por cento».

Em causa na proposta de exumação está a transformação do Vale dos Caídos num local de tributo a todas as vítimas da guerra civil espanhola de 1936-39. Acontece que Franco morreu de causas naturais em 1975 e, como tal, o partido de Zapatero considera a exumação e trasladação imprescindíveis.

SOL