Notícias em Geral

  • 1396 Respostas
  • 316812 Visualizações
*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +272/-1451
Re: Notícias em Geral
« Responder #465 em: Novembro 10, 2010, 07:11:58 pm »
Citar
Defesa
Chefe das Forças Armadas recusa mexidas na missão no Líbano

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas recusou hoje uma reavaliação da missão dos militares portugueses no Líbano, integrada na força das Nações Unidas, e que PSD e CDS coloca em dúvida.

“Não há nenhuma razão especial” para um reavaliação desta missão, afirmou o general Valença Pinto, depois de uma reunião da Comissão de Defesa Nacional sobre as Forças Nacionais Destacadas.

Valença Pinto lembrou que “missão está validada por um mandato das Nações Unidas, até Agosto de 2011” e que a participação portuguesa continua a ter o maior significado e a fazer todo o sentido” do ponto de vista militar.

Durante a reunião, que se prolongou por duas horas, o PSD e o CDS colocaram dúvidas à continuação da missão no Líbano, onde Portugal tem actualmente 146 militares, a começar pela questão dos custos. Com a missão no Kosovo, os gastos anuais são de cerca de 30 milhões de euros.

in: http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/che ... no_1465196
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #466 em: Novembro 19, 2010, 01:00:11 pm »
Tesouro encontrado em Portugal disputado entre os EUA e Espanha


Espanha reclama da empresa de caçadores de tesouros norte-americana, a Odyssey Explorer, uma fortuna avaliada em 500 milhões  e euros. Na semana passada,  um novo recurso no Tribunal  de Atlanta adiou a decisão de entregar o ouro e a prata  a Espanha. Os destroços do local de pilhagem na nau "Nuestra Señora de las Mercedes", conforme foi explicado em tribunal, estão ao largo do Cabo de Santa Maria, Faro. Portugal não vai reclamar o tesouro

Um tesouro avaliado em 500 milhões de euros resgatado do fundo do mar, em 2007, em plena costa marítima portuguesa, está a ser alvo de uma dura disputa judicial nos Estados Unidos. Na semana passada, mais um recurso da empresa de achados marítimos Odyssey Marine Explorer deu entrada no Supremo Tribunal de Atlanta para invalidar uma decisão do Tribunal de Tampa, Florida, que declarava que a fortuna em moedas de ouro e prata - terá sido encontrada a 21 milhas da costa algarvia na Zona Económica Exclusiva (ZEE), em frente ao cabo de Santa Maria, Faro - devia ser entregue à Coroa Espanhola.

O caso arrasta-se na justiça norte-americana desde Maio de 2008. O achado terá sido em Maio de 2007, quando a empresa Odyssey fretou um avião e voou de Gibraltar para os EUA com 500 mil moedas em ouro e prata, lingotes de cobre e estanho, caixas de ouro... um total de 17 toneladas da nau Nuestra Señora de Las Mercedes.

O arqueólogo subaquático Alexandre Monteiro, da Universidade Nova, tem acompanhado com atenção este caso. Recorda ao DN que o trabalho da Odissey Explorer remonta a 2005, quando a empresa firma um contrato com o Reino Unido para encontrar o navio HMS Sussex naufragado em 1694 perto de Gibraltar. "Fizeram na altura várias incursões em Cádis", explica o arqueólogo. Contudo, o explorador Greg Stemm, da Odyssey, já estaria na perseguição dos destroços do Nuestra Señora de Las Mercedes. "Havia muita documentação acerca da localização do navio afundado, e era tentador para este tipo de empresas procurá-lo", diz o arqueólogo.

Também Filipe Castro, arqueólogo subaquático que se encontra na Universidade do Texas, conhece bem a história do navio espanhol.

"A empresa Odyssey recuperou a carga de um navio que tudo indica ser a Nuestra Señora de las Mercedes . Este navio espanhol foi afundado ao largo da costa portuguesa no início do século XIX durante um acto de pirataria da armada inglesa", explica Filipe Castro. O arqueólogo da universidade texana considera que "Espanha parece ter demonstrado em tribunal que o salvamento desta carga era ilegal e o processo está em vias de ser decidido, a favor da Espanha, que já ganhou dois processos em tribunais americanos contra caçadores de tesouros [os dos navios Juno e Galga]. Creio que a única coisa pendente neste processo é um último apelo, que toda a gente crê que vai ser resolvido contra a Odyssey", considera Filipe Castro.

Em Dezembro do ano passado, o juiz Steven Merryday decidiu (entretanto a Odyssey meteu recurso da decisão) que "a inevitável verdade é que o Nuestra Señora de las Mercedes é um navio da Marinha espanhola e que os destroços deste navio de guerra, toda a carga e também vestígios humanos que existam são património natural e legal de Espanha".

Os tribunais norte-americanos por onde esse caso tem passado tiveram contacto com várias localizações do achado. Numa primeira fase, a Odyssey disse que o tesouro estava a bordo do navio Black Swan e que tinha sido resgatado das profundezas ao largo de Gibraltar em águas internacionais. Depois, que o salvamento das peças tinha sido ao largo de Gibraltar, também em águas internacionais. Por seu lado, os advogados da Coroa Espanhola argumentaram que o tesouro tinha sido resgatado em águas territoriais espanholas num zona em Gibraltar onde estão vários navios submersos. "Segundo a lei do Almirantado, se o achado for em águas internacionais poderá pertencer a quem o encontra", explica o arqueólogo Alexandre Monteiro. Por outro lado, tratando-se de um navio de guerra, há a considerar o Estado de Bandeira da embarcação. "Neste caso pertence a Espanha", adianta o arqueólogo.

Portugal entra no jogo espanhol com um primeiro e-mail que partiu da Embaixada de Portugal em Madrid, a 21 de Junho de 2007 - um mês após Greg Stemm ter mostrado à imprensa, na Florida, o fabuloso tesouro que posteriormente, em tribunal, disse ter encontrado "algures" no oceano Atlântico nos destroços do navio Black Swan.

No e-mail do gabinete do embaixador Moraes Cabral, a que o DN teve acesso, pede-se ao então secretário de Estado da Defesa para ajudar Espanha nas buscas do Nuestra Señora de Las Mercedes.

Com a classificação de "Urgente e Reservado" e com o explícito pedido para que a mensagem não fosse "oficializada": "Espanha manifestou desejo de verificar, 26 quilómetros a sul do cabo de Santa Maria (Faro) em ZEE, com um barco da Marinha... se algo foi remexido no local onde estará um galeão espanhol que, segundo aqueles, terá sido "pirateado" por uma empresa privada Odyssey... Espanha propõe fazer a coisa com a presença de oficiais portugueses a bordo".

Segundo o DN apurou, a Marinha ordenou que dois oficias portugueses subissem a bordo de um navio da armada espanhola para as respectivas buscas ao largo de Faro com um Rove (pequeno submergível comandado a partir da superfície). Com os dados colhidos na operação, designada como de "carácter científico", a localização oficial do achado passa a ser em águas territoriais portuguesas. Portugal passa então a ser referido nos tribunais da Florida como o local do afundamento do Nuestra Señora de las Mercedes.

Portugal passa então, no plano teórico, como Estado costeiro onde se encontra naufragado o navio espanhol, a ter direito a parte do achado. Fonte diplomática contactada pelo DN descarta a hipótese. "Ficaríamos muito mal no retrato. Daria a ideia de que estamos com um comportamento idêntico aos dos caçadores de tesouros. Não devemos ter essa postura." Oficialmente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros "Portugal assinou a Convenção de Genebra no que se refere a achados arqueológicas. O que for encontrado submerso em Portugal e que seja espanhol será entregue ao seu país de bandeira e vice-versa. É um acordo internacional que assinámos e que respeitamos".

O tesouro que está a ser disputado judicialmente tem também como reclamante o Peru (local de onde proviria o ouro e a prata). Em relação a este pedido, não se registou nenhuma audiência nos EUA.

DN
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #467 em: Novembro 24, 2010, 10:54:04 pm »
Deputado britânico no Parlamento Europeu é expulso por citação nazi


Godfrey Bloom, deputado europeu do partido nacionalista britânico Independence Party, foi hoje expulso do Parlamento Europeu após dirigir um slogan nazi a um colega alemão que estava a discursar.

Segundo avança a BBC Brasil, enquanto o deputado alemão Martin Schulz, líder do bloco socialista, discursava para os 736 deputados, Godfrey Bloom interrompeu-o gritando o slogan nazi "Ein Volk, Ein Reich, Ein Fuher" (Um Povo, um Império, um Líder). Schulz interrompeu imediatamente o seu discurso, no qual pedia um maior esforço do Reino Unido para a estabilização da zona euro e afirmou: " Não sei se muita gente ouviu isto. Ainda existem pessoas na Alemanha com essa ideologia mas eu luto contra isso em tudo o que faço e não estou certo de que ele faça o mesmo", afirmou Schulz referindo-se a Bloom.

O presidente do Parlamento pediu ao deputado britânico para se desculpar ao que Godfrey Bloom respondeu que "as opiniões demonstradas por "Herr" Schulz justificaram os meus comentários. Ele é um fascista não democrático".

Após a recusa do deputado, o presidente do parlamento expulsou-o da sala.

Os líderes dos cinco partidos presentes pediram para que sejam impostas sanções severas a Bloom, afirmando em comunicado que "não podemos aceitar que membros do Parlamento Europeu insultem os seus colegas de uma forma que lembra os piores momentos de nossa história", adianta ainda a BBC Brasil.

DN
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #468 em: Novembro 25, 2010, 08:05:48 pm »
Sarah Palin e os "nossos aliados da Coreia do Norte"


Mais uma gafe de Sarah Palin que confundiu as duas Coreias, apelidando o regime do norte como «aliada» dos Estados Unidos.

Num programa de rádio em que se discutiam as tensões na península coreana, Sarah Palin afirmou: «Temos de apoiar os nossos aliados da Coreia do Norte».

Com rumores de que Palin poderá ser candidata presidencial em 2012, são gafes como esta que têm posto em causa a sua credibilidade.

Desde a última corrida presidencial que correm rumores sobre a falta de conhecimentos geográficos da ex-governadora do Alasca.

SOL
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #469 em: Dezembro 02, 2010, 12:07:12 pm »
Citar
Morreu Ernâni Lopes, ex-ministro das Finanças

O economista e antigo ministro das Finanças Ernâni Lopes morreu hoje, aos 68 anos.

Ernâni Lopes, que admitiu em 2006 sofrer de linfoma, era actualmente director e professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica e sócio-gerente da consultora SaeR, mas ficou conhecido dos portugueses pela sua passagem pelo Governo do bloco central liderado por Mário Soares (1983 a 1985), onde desempenhou o cargo de ministro das Finanças.

A difícil situação económica e financeira que a economia portuguesa vivia na altura, com um endividamento face ao exterior a atingir um dos valores mais altos, originou a intervenção do Fundo Monetário Internacional, levando o então ministro Ernâni Lopes a aplicar um plano de austeridade.
http://economico.sapo.pt/noticias/exmin ... 05847.html
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #470 em: Dezembro 03, 2010, 12:15:08 pm »
RIP ...
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #471 em: Dezembro 03, 2010, 08:25:49 pm »
Citar
Espaço aéreo espanhol totalmente fechado

Todo o espaço aéreo espanhol foi fechado por questões de segurança depois de grande parte dos controladores aéreos terem abandonado os postos de trabalho, confirmou a AENA, que gere os aeroportos de Espanha. (actualizada)
Todo o espaço aéreo espanhol foi fechado por questões de segurança depois de grande parte dos controladores aéreos terem abandonado os postos de trabalho, confirmou a AENA, que gere os aeroportos de Espanha.

A greve encoberta dos controladores, que alegaram problemas físicos para abandonar os postos de trabalho, está a causar o caos em vários aeroportos espanhóis, especialmente em Madrid e nos arquipélagos das Canárias e das Ilhas Baleares.

Quando os controladores abandonaram os locais de trabalho estavam voos a descolar, outros em aproximações e alguns em pista à espera de sair, o que causou cenas dramáticas na capital espanhola, de acordo com informações da AENA.

Em alguns voos, em pista, passageiros chegaram a permanecer mais de duas horas dentro do avião, enquanto a situação de clarificava.

Outros aviões que tinham acabado de sair receberam ordens para regressar.

Nas próximas horas centenas de milhares de passageiros deverão ser afectados pelo cancelamento de todos os voos pelo menos até às 24h de hoje.

Desconhece-se se haverá, ou não, voos a partir dessa hora, estando o Governo espanhol reunido, de emergência, para analisar o que se pode fazer.

A situação está a suscitar fortes protestos dos passageiros em vários aeroportos com muitos a queixarem-se de falta de informação das companhias aéreas e da própria AENA.

Quase todos os voos previstos para os próximos dias, dado o volume de trânsito associado à Ponte da Constituição, estão cheios o que implica que quem perder o seu avião hoje pode só conseguir alternativa na próxima semana.

O protesto dos controladores foi já fortemente contestado por associações de pilotos, de agências de viagens, de entidades do turismo e de associações dos consumidores.
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional ... nt_id=6130
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 973
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +21/-22
Re: Notícias em Geral
« Responder #472 em: Dezembro 03, 2010, 09:31:31 pm »
Citar
Mitares vão controlar espaço aéreo espanhol


(ACTUALIZADA) Depois de 90% controladores de tráfego aéreo terem abandonado esta tarde os seus postos de trabalho, o Governo espanhol decidiu passar o controlo do espaço áereo para os militares, a partir das 22.30h, caso os controladores não voltem atrás nos seus protestos.

Todo o espaço aéreo espanhol foi fechado por questões de segurança, depois de 90% dos controladores de tráfego aéreo terem abandonado os postos de trabalho, alegando problemas de saúde que os impedem de continuar a trabalhar.

O Governo reuniu de emergência e decidiu, por decreto-lei, passar o controlo do espaço aéreo para o Ministério da Defesa até a situação estar normalizada - a medida entra em vigor a partir das 21.30h (22.30h em Lisboa). Fontes do Governo citadas pelos media espanhóis consideram que a acção dos controladores viola o código penal. O ministro do Fomento, citado pelo El Mundo, prometeu activar o decreto-lei se a situação não for regularizada e falou em "chantagem" dos controladores, considerando a situação de "extrema gravidade" (leia aqui as declarações do ministro). A Aena, empresa que gere o espaço aéreo e os aeroportos espanhóis, recomendou aos passageiros que não se dirijam aos aeroportos.

Os controladores abandonaram os postos de trabalho alegando problemas físicos que os impediam de trabalhar, mas a acção é entendida como um protesto pelo aumento de horas de trabalho previsto depois da privatização da Aena (veja aqui o artigo relacionado). Perante esta situação, o ministério do Fomento enviou médicos para todos os aeroportos espanhóis, para comprovar a situação.

Esta greve encoberta ocorre no arranque de um intenso fim-de-semana de viagem, com milhares de passageiros afectados. Hoje começa quase uma semana de "pontes" e feriados, já que em Espanha é feriado nas próximas segunda e quarta-feira.

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1726716&seccao=Europa
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-282
    • http://forumdefesa.com
Re: Notícias em Geral
« Responder #473 em: Dezembro 04, 2010, 12:38:01 am »
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #474 em: Dezembro 08, 2010, 08:31:41 pm »
Apresentador da BBC trocou apelido de ministro por palavrão


Um apresentador de rádio da BBC apresentou hoje desculpas por dizer um palavrão em directo, após ter trocado uma letra do apelido do ministro da Cultura, Jeremy Hunt.
O deslize aconteceu no respeitado programa matutino Today, na BBC Radio 4, com o jornalista James Naughtie.

O apresentador pretendia dizer que após a síntese das notícias iria falar com o ministro da Cultura.

Mas ao dizer o nome, trocou o "H" de Hunt por um "C", resultando num palavrão em inglês.

Seguiram-se uns segundos de silêncio após o qual o Naughtie tentou continuar o programa, procurando reter o riso, que disfarçou com tosse.

«Um ataque de tosse», invocou, dando o lugar a um colega que leu as notícias.

SOL
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8078
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
Re: Notícias em Geral
« Responder #475 em: Dezembro 09, 2010, 01:25:16 am »
Citação de: "Lusitano89"
Apresentador da BBC trocou apelido de ministro por palavrão


Um apresentador de rádio da BBC apresentou hoje desculpas por dizer um palavrão em directo, após ter trocado uma letra do apelido do ministro da Cultura, Jeremy Hunt.
O deslize aconteceu no respeitado programa matutino Today, na BBC Radio 4, com o jornalista James Naughtie.

O apresentador pretendia dizer que após a síntese das notícias iria falar com o ministro da Cultura.

Mas ao dizer o nome, trocou o "H" de Hunt por um "C", resultando num palavrão em inglês.

Seguiram-se uns segundos de silêncio após o qual o Naughtie tentou continuar o programa, procurando reter o riso, que disfarçou com tosse.

«Um ataque de tosse», invocou, dando o lugar a um colega que leu as notícias.

SOL


Parece esta..

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #476 em: Dezembro 13, 2010, 08:22:00 pm »
Portugal é o 29º mais inovador entre 52 países, diz Cotec


Portugal ocupa o 29.º lugar entre 52 países analisados pelo Barómetro de Inovação da Cotec, logo à frente da Espanha, numa lista que é encabeçada pela Suíça, seguida dos EUA, Dinamarca e da Finlândia.

"Globalmente, Portugal posiciona-se no 29.º lugar de entre 52 países analisados, com um valor de índice de 3,52 pontos, muito próximo da média global dos países analisados (3,65)", refere o Barómetro de Inovação.

O Barómetro elaborado pela Cotec Portugal, que foi apresentado pela primeira vez, avança que a Suíça ocupa a primeira posição, com 5,05 pontos, enquanto no último lugar se situa o Paraguai (2,29 pontos).

O lugar detido por Portugal está "muito próximo" da média global dos países analisados (3,65 pontos), embora se encontre abaixo das médias dos países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, União Europeia, Zona Euro, União Europeia (UE-27) e dos PECO - Países da Europa Central de Ocidental, sendo o melhor posicionado dos países da Europa do Sul, superando mesmo a Espanha (3,45 pontos).

O Barómetro de Inovação é uma plataforma que disponibiliza informações sobre a inovação em Portugal, através da divulgação de indicadores e estatísticas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI).

Estes indicadores e estatísticas vão permitir desenvolver análises e apresentações agregadas dos dados sobre a inovação empresarial, nomeadamente as práticas de gestão de inovação.

Além disso, foi constituído um painel de "líderes" de vários quadrantes da sociedade portuguesa que emitirá a sua opinião de seis em seis meses sobre as questões da inovação.

No evento de hoje foram também entregues os diplomas de certificação de gestão de inovação a 23 empresas portuguesas, entre as quais a Siemens, Novabase, Everis, Siscog, Critical Software e a RAR Imobiliária.

A Cotec Portugal é uma associação empresarial para a inovação, sem fins lucrativos, que foi criada em Abril de 2003 para promover a competitividade das empresas localizadas em Portugal.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #477 em: Dezembro 14, 2010, 09:12:31 pm »
Morreu Richard Holbrooke




Richard Holbrooke morreu esta terça-feira após uma segunda cirurgia para reparar uma ruptura na aorta. O diplomata de 69 anos era o enviado especial de Barack Obama ao Afeganistão e ao Paquistão
Holbrooke não resistiu a uma operação de 21 horas em Washington e, segundo a imprensa norte-americana, algumas das suas últimas palavras foram dirigidas ao cirurgião paquistanês que acompanhava o seu delicado caso, desejando «o fim da guerra» no país e no vizinho Afeganistão, ambos palco de batalha entre forças aliadas e pró-ocidentais e os extremistas islâmicos.

Diplomata de carreira, passou pelas Nações Unidas, a Alemanha e o Vietname, mas foi na Bósnia que fez nome ao negociar a paz entre sérvios, muçulmanos e croatas, conseguindo o armistício em 1995. Era considerado um «buldozer» da diplomacia e dizia não ter «problema algum em negociar com gente que cometeu coisas imorais se isso ajudar à paz».

O Presidente dos Estados Unidos Barack Obama declarou estar «profundamente triste» com o homem que representava a Casa Branca no Paquistão e no Afeganistão. Os analistas afirmam que é uma baixa importante para a política externa norte-americana.

SOL

RIP  :Soldado2:  :Soldado2:
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26030
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #478 em: Dezembro 16, 2010, 08:52:45 pm »
As bizarrias da nova ortografia espanhola


Não gosta da nova ortografia portuguesa? Os espanhóis não ficam melhor servidos. A falta de jeito para as línguas estrangeiras passa a ser lei: manager é agora mánayer, e piercing é pirsin
A língua espanhola acolhe a partir de agora palavras como yudo, sexi, mánayer, cáterin e pirsin (judo, sexy, manager, catering e piercing), de acordo com a nova ortografia hoje apresentada em Madrid.

A primeira edição verdadeiramente pan-hispânica da ortografia foi elaborada pelas 22 academias de língua espanhola durante oito anos, com coordenação do académico espanhol Salvador Gutiérrez Ordóñez, e é considerada «mais científica, coerente e exaustiva» do que a de 1999, segundo a agência EFE.

Uma edição desta grande obra de referência de uma «língua unida» para milhões de falantes de espanhol estará à venda a partir de sexta-feira em Espanha a 39,9 euros, e na próxima semana na América Latina, numa tiragem inicial de 85 mil exemplares.

Além de optar pela transcrição fonética das palavras originárias de outras línguas, como piercing (pircin) ou manager (mánayer), a nova ortografia impõe regras na acentuação, no uso de maiúsculas e minúsculas, e nas palavras compostas (exmarido, por exemplo).

Algumas normas que tinham sido alvo de grande polémica foram suavizadas com a possibilidade de diferentes grafias. É o caso do acento no advérbio solo e nos pronomes demonstrativos, que é facultativo embora os académicos considerem que é desnecessário.

Os acentos caem definitivamente nos monossílabos com ditongo, como guion, truhan, hui, Sion, apesar de haver regiões onde se pronunciam como duas sílabas.

Os substantivos que designam títulos nobiliárquicos, cargos ou profissões de qualquer tipo - civis, militares, religiosos, públicos ou privados - devem ser escritos com minúsculas, como nomes comuns, quer se trate de uso genérico («el rey reina pero no gobierna», por exemplo) ou de referências a uma pessoa concreta («el papa visitará la India»).

A polémica levantada em Novembro último em torno do nome das letras do alfabeto deu frutos: a norma deixou de ser obrigatória para se transformar numa recomendação que permite que as opções já instaladas se mantenham.

Lusa
 

*

João Vaz

  • Membro
  • *
  • 192
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
O Regresso do Sagres
« Responder #479 em: Dezembro 20, 2010, 01:05:16 pm »


O Navio-escola Sagres regressa a Portugal e à Base Naval de Lisboa no próximo dia 23 de Dezembro (se Neptuno não o atrasar), concluindo a sua terceira circum-navegação do globo, após cerca de 11 meses de navegação.

Ao longo de quase um ano, passou por cerca de 30 portos e foi visitado por cerca de 300 mil pessoas nos locais por onde passou.



O texto do Diário de Bordo da viagem encontra-se no site da RTP.
Lá, é possível visualizar algumas fotos e vídeos do itinerário.

"E se os antigos portugueses, e ainda os modernos, não foram tão pouco afeiçoados à escritura como são, não se perderiam tantas antiguidades entre nós (...), nem houvera tão profundo esquecimento de muitas coisas".
Pero de Magalhães de Gândavo, História da Província Santa Cruz, 1576