Bem, relativamente a fragatas na nossa marinha (como já referi anteriormente) penso que o melhor é a nossa marinha começar a pensar em substituir as actuais (Classes Vasco da Gama e Bartalomeu Dias), embora muitos achem que as fragatas são recentes, eu não acho o mesmo, pois no caso das Vasco da Gama já contam com quase 20 anos de serviço em 30 previstos, e as Bartolomeu Dias contam quase com 15 em também 30 previstos de operação. Tendo em conta que as coisas em Portugal demoram imenso tempo a andar para a frente penso que começar a planear a substituição é de facto a melhor decisão.
Como substituição das actuais fragatas eu optaria por uma classe unica de 6 fragatas (ou se possivel mesmo 8, para mim seria o ideial, mas claro que só se houvesse dinheiro) em duas variantes partilhando o memso casco. Uma vocacionada para ASW e uma segunda variante para AAW, ambas as versões obviamente com capacidade ASuW (com misseis Harpoon, ou equivalente), a distribuição do numero entre as duas versões podia ser no caso de 6 fragatas 3 para cada versão, ou então 2 AAW e 4 ASW.
As fragatas podiam contar com um deslocamento na ordem 4000 ton, ou enventualmente chegar às 5000 ton, e um comprimento da ordem dos 130-140 metros (segundo dizem o aço é barato...). Gostaria no entanto de ouvir os demais foristas sobre esta minha opinião.
Relativamente ao Navpol, ai devo dizer que não sou de acordo com o forista Filipe de Chantal, penso que o melhor para a nossa marinha é de facto aquilo que está planeado. No entanto penso que seria melhor optar por um navio de coberta corrida do género de LHD ao invés de um LPD. E já que vamos apenas contar com um navio do tipo, porque não, e já que (novamente) o aço se diz barato, optar por um navio com dimensões maiores na ordem dos 180-200 metros por forma a dar uma capacidade acrescida de desembarque à nossa marinha. Espero por opiniões.
Cumprimentos a todos