Continuação da reportagem sobre os F-16 na LituâniaPopulações dos Países Bálticos receiam ameaças da Rússiahttp://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61
Desde o início da missão, já foram efetuadas mais de 50 horas de voo, transportadas mais de 350 pessoas e 55 toneladas de material.
Portugal cede avião C-130 para transportar ambulâncias em ÁfricaO ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou esta quinta-feira que Portugal vai ceder um avião C-130 para transporte de ambulâncias em África, juntando-se assim à "cruzada contra o Ébola"."O pedido foi feito esta semana e Portugal decidiu juntar-se a esta campanha internacional, liderada pelos Estados Unidos, que tentam limitar as consequências da propagação deste vírus", explicou Rui Machete, considerando que "a possibilidade do vírus se transformar numa pandemia é grande".O ministro falava à saída da reunião presidida por Barack Obama, em que assistiu à intervenção do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, durante a 69.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.Portugal vai transportar esta quinta-feira duas ambulâncias para a Guiné-Conacri na aeronave C-130, que se encontra em missão no Mali.Rui Machete disse que o pedido foi feito apenas em relação a esta viagem, mas deixa em aberto a possibilidade de novas viagens."É algo que terá de ser decidido caso a caso, mas Portugal está obviamente disponível para continuar a colaborar", disse o ministro.Machete disse ainda que o vírus é um dos temas na agenda do almoço de trabalho entre os países membros da CPLP, que acontece esta sexta-feira, à margem da Assembleia Geral.Portugal já enviou duas técnicas do Instituto Ricardo Jorge estão São Tomé e Príncipe para ajudar a prevenir a propagação do vírus e, segundo o ministro, "esse esforço vai multiplicar-se."A febre hemorrágica Ébola já causou 2917 mortos na África Ocidental, em 6.263 casos, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados que se reportam a domingo, dia 21 de setembro.Os três países mais afetados pela epidemia, a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, e que ressurgiu na Guiné-Conacri, no final de dezembro do ano passado, são a Libéria, a Guiné-Conacri e a Serra Leoa.
Força Aérea acolhe o exercício PREVENT ÉBOLA 14Decorreu no dia 30 de setembro, na Base Aérea nº6 – Montijo, a demonstração do exercício “PREVENT EBOLA 14” das Forças Armadas Portuguesas.Nesta demonstração no âmbito da evacuação, as Forças Armadas Portuguesas irão realizar um exercício com o qual se pretende confirmar a capacidade operacional inicial (Initial Operational Capability – IOC) de evacuação/repatriação do Teatro de Operações para o Território Nacional de qualquer militar ou civil a quem seja diagnosticado a infeção do vírus Ébola.Acompanharam o exercício o Ministro da Defesa Nacional, Pedro Aguiar Branco, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro, entre outras altas entidades militares e civis.
NATO radars detected and tracked one unidentified aircraft flying in the vicinity of Allied airspace in the Baltic Sea on Tuesday, 21 October at approximately 9 a.m. CET. Fighter jets from NATO Ally Denmark (F-16) were scrambled, as were Portuguese F-16 aircraft from NATO’s Baltic Air Policing Mission in order to identify the aircraft and maintain the security of Allied air space. Non-NATO fighters from Sweden were also involved in the intercept.The aircraft was identified as a Russian IL-20 (intelligence collection aircraft). The Russian IL-20 took off from Kaliningrad and commenced flying over the Baltic Sea towards Denmark. The Russian aircraft was first intercepted by Danish F-16’s and as the IL-20 headed further north it was intercepted by fighters from Sweden. The Russian aircraft headed south again and Portuguese F-16’s were scrambled. At 12:53 p.m. CET the IL-20 approached Estonian airspace from the northeast. The Russian aircraft entered Estonian airspace near the island of Saaremaa for a period of less than one minute, which represented an incursion of about 600 meters into NATO airspace.Portuguese F-16’s made visual contact with the IL-20 and escorted it until it was further away from NATO airspace. NATO jets assigned to the Baltic Air Policing Mission were available throughout the duration of the Russian flight and the IL-20 was continually tracked using Allied assets on the ground and in the air.Scrambles and intercepts are standard procedure when an unknown aircraft approaches NATO airspace. However, such flights pose a potential risk to civil aviation given that the Russian military often do not file flight plans, or use their on-board transponders. This means civilian air traffic control cannot detect these aircraft nor ensure there is no interference with civilian air traffic. NATO Allies protect their airspace on a 24/7 basis and NATO tracks all flight activities over Europe.NATO air defence efforts are focused on stopping unauthorized incursions into NATO airspace and on preventing acts of airborne terrorism.
http://www.atlanticcouncil.org/blogs/natosource/nato-intercepted-19-russian-military-aircraft-todayDia animado no Baltico... Cumprimentos