Novo Comandante da Zona Aérea da Madeira prevê reforço significativo de meios
https://sapo.pt/artigo/novo-comandante-da-zona-aerea-da-madeira-preve-reforco-significativo-de-meios-695d2c1138408761782d9de9
O reforço que fala, poderá ser P-3C destacados em permanência, sistemas de defesa aérea baseados no solo, CI2 e uma esquadrilha de aeronaves de combate, provavelmente Typhoon !
Cps
Obrigado, caro Subsea. Mas dada a situação internacional não faria mais sentido o reforço em primeiro lugar dos Açores, que nem cobertura radar têm disponível, ao contrário da Madeira??
Os caças operam melhor onde há radar senão quem é que faz a detecção antecipada da aeronave suspeita para que o Comando faça descolar os caças?
Nos Açores sem radar que detectasse a presença de aeronave suspeita é como se estivessem cegos no chão, a única hipótese seria missões de patrulhamento aéreo ocasionais, para mostrar bandeira, mas sem qualquer noção se noutro sítio qualquer está a passar um alvo de interesse Os únicos radares que imagino se poderia colocar nos Açores rapidamente seriam AWACS da NATO? Mas mesmo esses tem de aterrar eventualmente, não operam 24/7 como um radar em terra.
Concordo que com.a actual situação internacional é muito importante a construção de radares militares nos Açores, radares controlados por Portugal, nada de coisas conjuntas com os americanos, eles já podem usar as Lajes para abastecer e atravessar o oceano para um lado e para o outro, na segurança e soberania dos Açores cuidamos nós, obrigado, não precisamos de ajuda.