Bem, não é uma questão de "loucura", mas para apoio aéreo próximo CAS, é o que os nossos aliados usam (USA,UK,França,Espanha,Grécia,Turquia, Rep. Checa, Alemanha, Itália etc, quantos usam A-29? ou semelhante?
Além de serem mais versáteis, voo estacionário, voo rasante, facilidade de transporte por aeronaves de carga, não necessitar pistas para operar, entre outros....
Cps,
Certo, percebo que tacticamente tenha algumas vantagens. Mas algumas ai ditas não são realmente vantagens

, por exemplo "facilidade de transporte por aeronave de carga", isso na verdade significa "baixa autonomia de voo pelos próprios meios", Portugal não tem grandes aviões de carga, isso cabe no KC ou temos que alugar um maior? O Super Tucano tem uma autonomia de voo para 4800km, consegue voar directo de Portugal até ao Mali e se calhar até à RCA, sem paragens se a rota não tiver muitos desvios, pois pode levar depositos de combustível externos.
A parte de ser o que todos os restantes aliados usam, entendo, mas também posso ver ao contrário, numa força internacional já há muitos países que podem fornecer helis de ataque, mas um avião CAS não, passa a ser uma capacidade rara que pode complementar os helicópteros.
Não necessitar de pista para operar, verdade o Super Tucano precisa de uma, mas com a autonomia que tem consegue chegar a qualquer lado e mais depressa que qualquer helicóptero.
Eu acho que um avião destes tem as suas vantagens, até porque ainda vejo um bocado no mundo da fantasia termos aeronaves (seja qual for) armadas em combate em África, e o avião permite executar tarefas que a Força Aérea precisa independente disso, como instrução avançada. Se vierem os helicópteros para CAS vai continuar a faltar o avião de instrução avançada ou continua-se a mandar os pilotos para os EUA.
Mas não sou anti-helicoptero, gostei dos Black Hawks, espero que venham mais, neste campo que venha o que se decidir.