Notícias do Exército Brasileiro

  • 1460 Respostas
  • 657557 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7454
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 569 vez(es)
  • +9140/-10248
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1455 em: Agosto 20, 2025, 02:01:27 pm »
Exército recebe mais um lote de viaturas 8X8 Tatra Force


Citar
No dia de ontem, 18 de agosto, foi realizado recebimento de novos meios para o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), no Porto de Paranaguá (PR).

As viaturas especializadas de transporte de portada (VE-Eng TRNP PRTD) 8X8 T-815-7, da família Tatra Force, provenientes da República Tcheca, pertencem à equipagem Improved Ribbon Bridge (IRB) e são responsáveis pelo transporte dos componentes de ponte e de embarcações de manobra.

Com este novo recebimento, o “Batalhão Conrado Bittencourt”, de Cachoeira do Sul (RS), agrega novas capacidades no adestramento e emprego de meios de pontagem em proveito do 4º Grupamento de Engenharia (4º GPTE)  e do Comando Militar do Sul (CMS).

Com informações e imagens do 3º BE Cmb
 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/exercito-recebe-mais-um-lote-de-viaturas-8x8-tatra-force/



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7454
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 569 vez(es)
  • +9140/-10248
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1456 em: Agosto 22, 2025, 01:01:26 pm »
Exército celebra Dia do Soldado com solenidade que une tradição, civismo e coesão


Citar
Brasília (DF) – O Dia do Soldado foi celebrado na Guarnição de Brasília com a tradicional solenidade militar, realizada na manhã de 21 de agosto, na Avenida do Exército. A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Também prestigiaram o evento o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Hugo Motta, além de outras autoridades civis e militares do Brasil e de nações amigas.

Canção do Exército abre a cerimônia

A solenidade teve início com a execução da Canção do Exército, que despertou o espírito cívico dos presentes. Na sequência, foi lida pelo Comandante do Exército a Ordem do Dia, que exaltou a liderança serena e o exemplo de humanidade do Pacificador, em uma declaração dada por ele próprio: “A verdadeira bravura do Soldado é nobre, generosa e respeitadora dos princípios da humanidade.”

Em ato simbólico, o cadete Paulo Victor de Souza, da Academia Militar das Agulhas Negras, conduziu a réplica da espada de Duque de Caxias para o local de destaque, reforçando o vínculo histórico da Instituição com o seu Patrono.
 
Tradição e representatividade em Brasília

As tropas do Comando Militar do Planalto simbolizaram a integração das Armas, Quadros e Serviços do Exército Brasileiro. Unidades tradicionalmente presentes em cerimônias na Capital Federal, como o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Dragões da Independência), compuseram o contexto cerimonial, destacando a continuidade das tradições militares em Brasília.

FEB: reconhecimento e eterna inspiração do brasileiro

A mensagem do Gen Tomás também recordou os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na campanha da Itália e homenageou os “pracinhas” que gravaram, com coragem, um capítulo decisivo da história nacional.

Condecorações reconhecem mérito e dedicação

Seguindo a tradição do Dia do Soldado, civis e militares receberam condecorações pelos relevantes serviços prestados ao País e ao Exército, como a Medalha do Pacificador e a Medalha Exército Brasileiro, símbolos de reconhecimento ao mérito e à dedicação.

Desfile militar encerra a solenidade

A formatura foi encerrada com o desfile da tropa a pé, motorizada e a cavalo, com a participação de frações operacionais e de representações. A participação de viaturas, materiais e equipamentos de emprego militar na solenidade representou parte da Base Industrial de Defesa Nacional, simbolizando a permanente modernização de meios de combate, sem perder de vista a dimensão humana da missão militar.

Encontro entre o Exército e a sociedade

Mais do que um evento cerimonial, o Dia do Soldado de 2025 configurou-se em um momento de união entre a Força Terrestre e a população. O civismo, o patriotismo e a história de nossos heróis nacionais celebrados na cerimônia ecoaram como um tributo àqueles que servem e protegem o Brasil ontem, hoje e sempre.

 :arrow: https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/exercito-celebra-dia-do-soldado-com-solenidade-que-une-tradicao-civismo-e-coesao






 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7454
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 569 vez(es)
  • +9140/-10248
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1457 em: Setembro 11, 2025, 07:57:06 pm »
DSEI 2025 – Exército Brasileiro dá mais um passo para a produção do obuseiro nacional


Citar
No dia de hoje, 11 de setembro, o governo brasileiro, representado pelo general de divisão Tales Eduardo Areco Villela, diretor de fabricação do Exército Brasileiro (EB), assinou, com o governo do Reino Unido, uma declaração de intenções (“statement of Intent”), estabelecendo uma parceria estratégica para tratativas sobre a produção de obuseiros L119 Light Gun.

A assinatura desse documento possibilita o estabelecimento de um canal de comunicações para o possível licenciamento da produção nacional do obuseiro nos Arsenais de Guerra do Rio (AGR) e pelo São Paulo (AGSP), com apoio da empresa BAE Systems, fabricante original do sistema.

O L119 é um obuseiro leve de calibre 105 mm, uma evolução do L118 atualmente em uso no EB e conhecido por sua alta mobilidade e adaptabilidade, sendo utilizado por diversos países e reconhecido por sua elevada confiabilidade e flexibilidade operacional.

Esse acordo marca o início de um novo capítulo na cooperação bilateral estratégica em defesa com o Reino Unido, reforçando os esforços do Sistema de Fabricação para fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID), contribuindo para o desenvolvimento de capacidades nacionais, geração de empregos qualificados, avanço tecnológico e soberania nacional, e mais um passo para a independência do Brasil no setor e que busca também a produção de obuseiros de 155mm.



Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação
 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/dsei-2025-exercito-brasileiro-da-mais-um-passo-para-a-producao-do-obuseiro-nacional/
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1340
  • Recebeu: 198 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +43/-2271
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1458 em: Outubro 05, 2025, 12:34:03 am »
Brazil has opted to purchase 15x Lightweight Command Launch Units (LWCLUs) for their new batch of FGM-148F Javelins.

The LWCLU offers enhanced target detection and recognition for launching against targets.


https://x.com/SA_Defensa/status/1974558474001584151

Sds
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1340
  • Recebeu: 198 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +43/-2271
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1459 em: Outubro 19, 2025, 03:35:56 pm »
Brazilian Army’s Commander in Chief to Visit Turkiye
...

Recent Developments in Turkish-Brazilian Defence Relations

2025 has been a scene of multiple developments in Turkish-Brazilian defence relations, including exports, major tenders, and cooperation agreements. Some of the important developments include:

->Otokar’s TULPAR AFV making it to the shortlist in the tender for new IFVs and fire support vehicles

->Discussions for the export of Embraer KC-390 turbofan-powered transport aircraft to Turkiye

->Selection of Kale Jet Engines’ KTJ-3200 turbojet for MANSUP-ER anti-ship missile

->Export of CANiK’s M2 QCB 12.7 mm machine gun

->Signing of MoU between Embraer and TUSAŞ for E2 Airliners


https://turdef.com/article/brazilian-army-s-commander-in-chief-to-visit-turkiye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7454
  • Recebeu: 1185 vez(es)
  • Enviou: 569 vez(es)
  • +9140/-10248
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1460 em: Outubro 21, 2025, 12:52:22 pm »
Exército Brasileiro assina LOA para aquisição do míssil Javelin


Citar
DESPACHO DECISÓRIO – C Ex Nº 1.367 , DE 23 DE SETEMBRO DE 2025

PROCESSO Nº EB 64447.004225/2025-35 ASSUNTO: autorização para a assinatura da Carta de Oferta e Aceitação referente ao Aditivo nº 1 ao Case FMS BR-B-UAL, objetivando a exclusão e atualização de algumas linhas do Case quanto aos valores, aos termos e aos prazos de entrega; além da inclusão de nova linha e notas.

COMANDO LOGÍSTICO

1. Processo originário do Comando Logístico (COLOG), por meio do DIEx nº 24509DivMun/CSup/COLOG, de 16 de setembro de 2025, instando obter autorização para:

a. a contratação direta para o fornecimento de material e serviço de Defesa do qual trata este Despacho, com fundamento no Acordo promulgado pelo Decreto Presidencial nº 3.831, de 1º de junho de 2001, combinado com o art. 75, inciso IV, alínea “b”, da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021;

b. a assinatura, pelo Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), em nome do Exército Brasileiro (EB), da Carta de Oferta e Aceitação (Letter of Offer and Acceptance — LOA) referente ao Aditivo nº 1 à linha de fornecimento do Case FMS BR-B-UAL, mediante a qual o Governo dos Estados Unidos da América oferece a revisão das linhas 7, 8, 9 e 12 quanto aos valores, aos termos e aos prazos de entrega. Ainda, exclui a linha 3 e adiciona a linha 20, relativa ao fornecimento de quinze unidades de lançadores Javelin Lightweight Command Launch Unit (LWCLU) Sensitive Category, os quais fazem parte do pacote denominado Total Package Approach (TPA), pelo EB, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS); e

c. o adiantamento de pagamento dos recursos financeiros no valor de US$ 332.551,00 (trezentos e trinta e dois mil quinhentos e cinquenta e um dólares americanos) quando da aceitação do Aditivo nº 1.

2. Considerando:

a. o disposto no parágrafo único do art. 87 das Instruções Gerais para a Realização de Licitações e Contratos no Ministério do Exército (IG 12-02), aprovadas pela Portaria Ministerial nº 305, de 24 de maio de 1995;

b. que se trata de uma aditivação ao Case, com a realocação de valores das demais linhas, não havendo previsão de acréscimo do valor total do Case constante na LOA inicial. Assim, o valor estimado total do Case (total estimated cost) foi mantido em US$ 31.052.774,00 (trinta e um milhões cinquenta e dois mil setecentos e setenta e quatro dólares americanos);

c. que o pagamento, de acordo com o cronograma estabelecido na Carta de Oferta e Aceitação, está previsto na sistemática de aquisição de materiais e serviços, por intermédio do programa FMS;

d. que o fornecimento de material e serviço de Defesa do qual trata este Despacho tem respaldo no Decreto nº 3.831, de 2001, que promulga o Acordo, por troca de Notas, entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América, celebrado em Washington, D.C., em 2 de junho de 2000;

e. que se trata de pagamento e assinatura da Carta de Oferta e Aceitação referente ao Aditivo nº 1 à linha de fornecimento do Case FMS BR-B-UAL, conforme solicitado pelo COLOG, por intermédio do DIEx nº 24509-DivMun/CSup/COLOG, de 2025;

f. que o pretendido instrumento atende aos interesses de ambas as nações e respeita acordos internacionais de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos da América;

g. que há dotação orçamentária compatível com o pagamento antecipado, conforme o DIEx nº 2907-Prg EE F Bld/EPEx/EME, de 2 de outubro de 2024, o qual remete o custeio pela Ação Orçamentária 14T4, de responsabilidade do Escritório de Projetos do Exército, do Estado-Maior do Exército;

h. que a Secretaria de Economia e Finanças se manifestou acerca do pagamento antecipado em tela, conforme disposto no DIEx nº 4415-DCONT/PROT/SEF, de 3 de setembro de 2025;

i. que a Consultoria Jurídica-Adjunta ao Comando do Exército (CONJUR-EB) emitiu o Parecer nº 515/2025/CONJUR-EB/CGU/AGU, de 10 de setembro de 2025, contendo as recomendações para a necessária complementação da instrução do processo;

j. que o Chefe de Suprimento aprovou a declaração de saneamento do Processo nº 64447.004225/2025-35, de 15 de setembro de 2025, certificando que foram atendidas, integralmente, as recomendações sugeridas pela CONJUR-EB; e

k. que está anexo ao processo o posicionamento favorável da CONJUR-EB, por meio do Parecer nº 0515/2025/CONJUR-EB/CGU/AGU, aprovado pelo Despacho nº 1075/2025/CONJUR-EB/ CGU/AGU, nos termos e moldes do Despacho nº 01065/2025/CONJUR-EB/CGU/AGU, dou o seguinte

DESPACHO
1) AUTORIZO:

a) o Chefe da CEBW a firmar, em nome do EB, a Carta de Oferta e Aceitação referente ao Aditivo nº 1 à linha de fornecimento do Case FMS BR-B-UAL; e

b) o adiantamento do pagamento no valor de US$ 332.551,00 (trezentos e trinta e dois mil quinhentos e cinquenta e um dólares americanos) e os demais valores previstos no calendário de pagamento específico (unique payment schedule) constante na LOA inicial, referentes à linha de fornecimento do Case FMS BR-B-UAL, por meio do programa FMS.

2) Publique-se o presente Despacho Decisório em Boletim do Exército.

3) Restitua-se o processo ao COLOG, para as providências decorrentes.

FONTE: EB

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/exercito-brasileiro-assina-loa-para-aquisicao-do-missil-javelin