Aprovados no concurso da Guarda Prisional 2007/2009

  • 671 Respostas
  • 165972 Visualizações
*

N@P

  • 68
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #585 em: Agosto 28, 2009, 01:46:21 pm »
Citação de: "Trafaria"
:D
Calma, maçaricos há-os em todo o lado.

Em Agosto os jornais são redigidos por estagiários... a maioria deles nem remunerada é!

E atenção:
Os Guardas Prisionais não são agentes de autoridade. Mas os seus sindicatos estão a lutar por isso e acho bem!


Boas

Caro Trafaria, diz assim nas costas do  cartão dos guardas prisionais: Destina-se este cartão a identificar o funcionário, agente de autoridade quando no exercício das funções, cujo serviço tem caracter permanente e obrigatorio.
(artigos 3º, 7º, 21º, 29º e 40º do decreto-leinº174/93, de 12 de maio)

O sindicato está a lutar entre outras  para, serem orgãos de policia criminal.

Cumprimentos
LAVOR IMPROVUS OMNIAVINCIT
 

*

Police

  • 40
  • +0/-0
info gp
« Responder #586 em: Agosto 28, 2009, 07:16:46 pm »
boas @Nop,

tenho uma curiosidade a cerca da GP, também tem casas de ferias como a GNR?ate tem uma revista com essas casas para escolher.

só curiosidade....


abraço

cumprimentos
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #587 em: Agosto 28, 2009, 09:43:43 pm »
Citação de: "N@P"
Citação de: "Trafaria"
:D
Calma, maçaricos há-os em todo o lado.

Em Agosto os jornais são redigidos por estagiários... a maioria deles nem remunerada é!

E atenção:
Os Guardas Prisionais não são agentes de autoridade. Mas os seus sindicatos estão a lutar por isso e acho bem!

Boas

Caro Trafaria, diz assim nas costas do  cartão dos guardas prisionais: Destina-se este cartão a identificar o funcionário, agente de autoridade quando no exercício das funções, cujo serviço tem caracter permanente e obrigatorio.
(artigos 3º, 7º, 21º, 29º e 40º do decreto-leinº174/93, de 12 de maio)

O sindicato está a lutar entre outras  para, serem orgãos de policia criminal.

Cumprimentos

Pois... uma questãozita de interpretação mas que faz uma diferença enorme.
Um PSP (e dou este caso por ser o meu, por ser o que conheço melhor) é agente de autoridade, ponto final. E é-o em funções, fora delas, longe delas, de folga, de de férias ... enfim, desde que esteja vivo!

Agente de autoridade é um estatuto, uma condição; não é um lugar, nem um tempo...

Todo o funcionário publico é detentor de autoridade dentro do seu espaço e área de trabalho, e é nesse sentido que isso aparece nos cartões da GP, penso.

Mas como já disse isso vai mudar, tem de mudar, só pode.
::..Trafaria..::
 

*

N@P

  • 68
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #588 em: Agosto 29, 2009, 11:39:10 am »
Boas

 Como tu dizes uma questão de interpretação, o carater permanente e obrigatorio quer dizer precisamente isso Permanente isto é de folga de férias ou seja enquanto estiver vivo.
 E mais o estatuto da GP é equiparado ao da PSP,  enquanto este novo não for aprovado.
 Agente de outoridade ponto final, cada um com as suas funçoes e deveres.
 
obs: Não quero com isto Trafaria entrar em comparações entre GP e PSP  

Cumprimentos
« Última modificação: Agosto 29, 2009, 02:04:10 pm por N@P »
LAVOR IMPROVUS OMNIAVINCIT
 

*

N@P

  • 68
  • +0/-0
Re: info gp
« Responder #589 em: Agosto 29, 2009, 12:10:11 pm »
Citação de: "Police"
boas @Nop,

tenho uma curiosidade a cerca da GP, também tem casas de ferias como a GNR?ate tem uma revista com essas casas para escolher.

só curiosidade....


abraço

cumprimentos


Boas Police

A DGSP tem uma praia privada no Pinheiro da Cruz na qual tens que pedir autorização prévia para a poderes frequentar, agora casas não sei mas acho que não.
 A GP tem tambem protocolos com vários hoteis e pousadas através do sindicato.
 

Cumprimentos
mas se tem casas
LAVOR IMPROVUS OMNIAVINCIT
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #590 em: Agosto 29, 2009, 11:41:04 pm »
N@P,
Não confundas o que não deve ser confundido,

É complicado falar disto num fórum generalista onde a maioria das pessoas que nos lê não domina a nossa linguagem… vou tentar.

Citar
E mais o estatuto da GP é equiparado ao da PSP, enquanto este novo não for aprovado.

Repara… O estatuto enquanto regulamentação, se é a isso que te referes, regulamenta a nossa relação com a entidade patronal, carreiras, vínculos, progressão, vencimentos, folgas, ferias, reformas, etc…  e nesses aspecto podem equiparar a nós a GP ou qualquer outro serviço… porque ele não transforma ninguém nem serviço nenhum em OPC ou agente de autoridade.

Ai atrás, sabendo não estar num fórum de pessoal que domina o jargão legal, usei o termo “estatuto” mas de uma forma ampla, longe da qq conotação legal.

Como sabes a condição de OPC resulta de disposições do CPP e aplicação da Lei Lei nº 21/2000 (lei da organização da investigação criminal) e a de agente autoridade advêm das leis orgânicas. Nada a ver com o “estatuto”.

Embora compreenda a vossas dificuldades e as vossas lutas e com elas seja solidário deixa-me dizer-te que penso que os vossos sindicatos estão a apostar no “cavalo errado”.
Numa apreciação muito pessoal não acho que vocês precisem de ser OPC para coisa nenhuma, o que precisam é da vossa autoridade reforçada. São coisas diferentes, separadas, uma não implica a outra como muito bem deves saber. Parece haver no vosso sindicato gente com vistas muito curtas…

E também não me parece que essa condição, a de OPC, vos seja atribuível.

São uma força “privativa” de um ministério, no caso o da justiça, e actuam apenas no âmbito desse ministério, só trabalham nele e para ele, e muito especificamente numa acção totalmente dirigida para um grupo social muito específico e muito reduzido, a população prisional, a qual se encontra por razão das leis penais entregue à responsabilidade desse mesmo ministério sendo a GP a “repartição” responsável pela segurança e guarda desse grupo. Funcionam num circuito fechado, quase sem interacção com a sociedade e população em geral, ou com muito poucos pontos de contacto.

Ora uma das principais razoes de sermos OPCs [aqui referido-me à PSP, GNR, PJ, SEF, etc] é por trabalhamos transversalmente junto da sociedade e de toda a nossa actividade estar intrinsecamente ligada à população em geral e totalmente para ela virada. Coisa que convosco não acontece, ou excepcionalmente terá um ou outro vaso comunicante, como serão as visitas aos detidos. Todavia tudo isso acontece no espaço reservado das vossas instalações.

Resumindo e voltando atrás: do que vocês carecem é de autoridade. É triste e ridículo que um Guarda Prisional não possa, por exemplo,  passar revista a um visitante suspeito. Mas para o poder revistar não chega nem precisa de ser OPC … têm é que ser investidos da necessária autoridade, das devidas permissões, e ser OPC não vos dá nada disso.  

OPC é antes de mais um elo do MP aos processos conduzidos pelos policias, e só aos processos-crime.
::..Trafaria..::
 

*

furli

  • 1
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #591 em: Setembro 01, 2009, 01:37:01 pm »
boas sou mais um candidato aprovado da zona de braga e o dia 14 aproxima se rapidamente dai a querer perguntar se ha ai mais candidatos que queiram combinar um meio de transporte em conjunto (carro) pelo menos para esta primeira fase aqui deixo o meu e mail furli@msn.com
 

*

Borlland

  • 57
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #592 em: Setembro 01, 2009, 05:34:16 pm »
Boas amigos!!!

Hoje ligaram-me da DGSP, a perguntar se trabalhava em algum organismo do estado, alguem recebeu o telefonema??

Cumps

Borlland
 

*

jcontente

  • 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #593 em: Setembro 01, 2009, 09:06:04 pm »
Eu também recebi....
 

*

BEwARe

  • 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #594 em: Setembro 01, 2009, 10:38:20 pm »
Eu também recebi.
 

*

saiberyan

  • 102
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #595 em: Setembro 02, 2009, 09:25:17 am »
Boas...
Eu não recebi nenhum telefonema, por enquanto.... mas aquele anexo que mandaram na primeira convocatória que temos que entregar, não se trata disso tambem?

Abraço dos Açores
Saiberyan

Antes morrer livres que em paz sujeitos
 

*

rjsm

  • 59
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #596 em: Setembro 03, 2009, 12:21:47 am »
boas...
tb recebi
 

*

ruyd

  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #597 em: Setembro 04, 2009, 07:14:17 pm »
Boas amigos,
Eu até hoje, ainda não recebi nenhum telefonema.. Não será só para o pessoal que exerceu funções, recentemente, relativas ao Estado, como Bombeiros ou Forças Armadas?

Cumprimentos a todos
Ruy
 

*

saiberyan

  • 102
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #598 em: Setembro 05, 2009, 08:02:40 pm »
Citação de: "ruyd"
Boas amigos,
Eu até hoje, ainda não recebi nenhum telefonema.. Não será só para o pessoal que exerceu funções, recentemente, relativas ao Estado, como Bombeiros ou Forças Armadas?

Cumprimentos a todos


Boas a todos,
eu sai das fileiras do exercito no mes de julho e não recebi nada...tambem se quiserem alguma coisa....falamos no dia 14 :D

Um abraço dos Açores
Saiberyan

Antes morrer livres que em paz sujeitos
 

*

LEOPARDO

  • 134
  • +0/-0
GP
« Responder #599 em: Setembro 07, 2009, 12:09:33 am »
Alguem me pode dizer o que é preciso levar e onde é para estar e até que horas?????
É que eu não sei da carta onde a pus está quase cumprimentos a todos
"VONTADE E VALOR"