Uma sugestão a considerar na eventual Fusão:
Divisão Geral (DG): inclui o territorial mais as unidades de transito e de controlo costeiro e fiscal
Divisão de Investigação Criminal e Informações de Segurança (DICIS): como o proprio nome indica união da investigação criminal e informações.
Divisão de Intervenção e Operações Especiais (DIOE): inclui as unidades de intervenção (Infantaria e Cavalaria); de inactivação de engenhos explosivos; as cinotéctnicas; as un análogas ao GIPS; e as operações especiais incluindo ainda as de segurança pessoal (a VIPs e afins).
Divisão de Apoio de Serviços e Recursos Internos (DASRI): a parte financeira; os serviços sociais; os serviços de saude; manutenção; etc...
Divisão de Doutrina e Formação (DDF): tudo o que fosse relacionado com a parte de formação desde o recrutamento até aos cursos de promoção e especialização.
Cada divisão seria de Comando de General ou Equivalente.
As unidades de Honras de Estado e Etc ficariam directamente integradas no comando geral. De salientar a existencia de um departamento de Relações Públicas com consultores civis para lidar com os media e afins.
Logicamente que isto é em modo "treinador de bancada", possivelmente existem arestas a ajustar, mas é um ponto de partida.
