Em quanto for vivo, irei sempre defender os interesses de Portugal. Olivença é nossa, não há mais nada para acrescentar. Portugal tem que reclamar o que é nosso, e pronto. Qual é o problema afinal? O governo tem medo de quê? Que as relações diplomáticas entre os dois países sejam afectadas? Nunca foram boas, e isso, desde sempre. Portugal tem medo das consequências... por exemplo: uma pessoa chamada X tem um carro. Legalmente e oficialmente, o carro é da pessoa X. Mas o carro é roubado por Y, e administrado por essa mesma pessoa. Só que X não quer fazer queixa nas autoridades competentes para reclamar o que lhe pertence, porque, tem medo das consequências e do que pode vir a fazer Y. E finalmente, X, rebaixa-se, cala-se, engole e segue a vida dele a pensar que nunca mais vai ter de volta o que lhe pertencia. Custa mesmo...
Sabem o que mais me revoltou até ao dia de hoje? É que um dia fui a Olivença visitar essa cidade magnífica (quando fiquei a conhecer a história dela, resolvi ir visitá-la). Com o orgulho de ser Português e da antiga história de Olivença, decidi levar comigo uma mini-bandeira de Portugal que estava pendurada à minha mochila. Depois de algum tempo ter passado, estava a passear na praça principal de Olivença, quando subitamente dois agentes da "guardia civil" disseram-me para arrumar a bandeira, porque em Olivença era proibido andar com bandeiras Portuguesas... mas onde é que já viram isso?? E caso eu não arrumasse a bandeira, tinha que ser expulso da cidade (a polícia espanhola vai de mal para pior).
Digam-me lá: qual é a lei que proíbe passear com bandeiras Portuguesas na cidade de Olivença? Nenhuma, porque não existe. Eis mais uma vez, a fraca mentalidade dos espanhóis... o que me rói os fígados, é aquela arrogância do costume, tipo pensam que são superiores à toda a gente e que sabem tudo. Em relação à bandeira, para não tirá-la da mochila, preferi ir embora. Não devo obediência nenhuma à polícia Espanhola. Um proverbio diz: «o silêncio é um dos argumentos mais difíceis a contestar», é verdade, mas nesse dia faltou-me mesmo pouco para mandar ir escavar batatas a guardia...