Miguel, desculpe-me a franqueza, mas acho melhor você voltar a investigar de novo.
Você está a afirmar que em 1939 Portugal recebeu uma arma que os britânicos começaram a desenvolver em 1941
Nunca poderia haver PIAT em Portugal em 1939.
E as espingardas anti-tanque foram fornecidas apenas em 1941.
Peço desculpa, mas a sua credibilidade vai pelo cano se você comete gaffes monumentais como essa.
A verdade é que o exército nunca chegou a ser reorganizado, porque em 1935 a prioridade tinha sido dada ao plano naval. A Guerra Civil em Espanha atrapalhou os planos e o plano de rearmamento foi condicionado por bloqueios e boicotes.
A verdade é que em 1939/1940 nós não tinhamos em Portugal armamento anti-tanque que fosse capaz de deter um batalhão de veículos blindados.
Já se os espanhóis eram capazes de organizar um ataque, isso é algo completamente diferente, mas isso tem a ver com a ineficiencia dos espanhóis e não com a capacidade de combate das nossas tropas.
Quando os britânicos (e os americanos mais tarde) começaram a reorganizar o exército a partir de finais de 1942, todos os relatórios apontam para a existência de uma estrutura absolutamente incapaz de entrar numa guerra moderna.
Nos exercícios de 1943 isso ficou claro, quando a logística do exército fracassou de forma estrondosa, pois muitas das unidades no campo passaram fome, porque a logística não conseguía entregar refeições.
A realidade é a que é !
E não devemos inventar realidades virtuais e exércitos gloriosos que só existiram na cabeça de generais que não sabiam para que servia um tanque.
O exército português só começa a ter capacidade de enfrentar o espanhol a partir de 1944 e mesmo assim, porque os ingleses sabem que a Espanha não tem capacidade para nos atacar porque não tem combustível suficiente e a sua organização logística é considerada desastrosa.
A nossa principal vantagem aparentemente nem sequer é em terra mas sim no ar, porque dispunhamos em caso de necessidade de combustível para fazer voar uma ou duas esquadrilhas de Spitfires e quatro de Hurricanes