Caro migbar2 não é querendo vender meu peixe mas não subestime o F-5M pois na Red Flag08 eles deixaram muitos espantados com a sua performance, e só para dar outro exemplo, os F-5 TigerIII chilenos duranto a operação Salitre eu acho, em conjunto com a US Navy causaram baixas terriveis aos vetores da Navy e eles voando com o F-18 que é um caça muito manobravel e nem preciso falar os outros quesito. Mas voltando o projeto do F-5M se mostrou muito acertado também nas Cruzex 2007 e Cruzex 2008 quando o Radar do caça resistiu as interferencias dos caças Mirage 2000 franceses e ainda usou o sinal para fixar neles os misseis Derby e abate-los. E para finalizar a curta distância o F-5M fica quase que em pé de igualdade com o F-16MLU. Eu sei de todas as incriveis qualidades do F-16MLU e fiquei até com uma pontinha de inveja do Chile com seu programa de modernização com 10 F-16 Block 50 e 38 F-16 MLU. É bom um vizinho do Brasil estar bem preparado, com um programa sério e bem conduzido. Finalizando não subestime os F-5M. E fale a verdade está na hora de Brasil e Portugal estreitarem mais os laços você não acha? Um grande abraço
Quanto a isso, só não entendo o porquê de não havêr uma maior e mais séria cooperação entre as forças militares não apenas dos nossos países, mas também os PALOP. A política lusofona anda muito dormente!
Talvez porque o orçamento não é elástico, o nosso equipamento, a doutrina NATO de operações e organização das FA's é muito diferente da realidade dos Palop's e até do Brasil em geral!
Além disso permita-me também discordar quanto ao nível de cooperação séria com os Palop's... Portugal desenvolve um significativo esforço de apoio militar (ao nivel de treino e inclusive fornecimento de material com quase todos os Palop's). E no âmbito da própia CPLP já se desenrolaram os exercícios Felino, por exemplo.
Cpmts,
Carlos Ferreira