Depois alguém pode escrever num blog como Area Militar que há uma invasão espanhola da ZEE portuguesa, ou que Espanha vai invadir Madeira. Eu me assombro de que esse blog possa ser considerada uma fonte de informação séria por alguém. Não têm outras fontes de informação em português sobre defesa que não sejam os agressivos escritos de Papatango e amigos?
Bom Sr. Manuel Liste, como esta também me diz directamente respeito, acredito que devo responder-lhe.
Em primeiro lugar, o areamilitar.net não é um Weblog, termo que é muitas vezes utilizado para desprestigiar as fontes de informação que tentam ser independentes.
No areamilitar.net, que pode ser tudo menos um blog, a notícia foi publicada no dia 16 de MAIO de 2008, ou seja, dez dias antes de aparecer no El Pais.O areamilitar.net, também tem lugar para artigos de opinião, mas a NOTÍCIA publicada naquele site não é uma opinião mas um FACTO ! ! !Mais informo, que a razão que levou à sua publicação, foi o facto de Marrocos ter decidido não participar, porque
considerou o sistema como uma ameaça à sua segurança nacional.
Sendo o site areamilitar.net dedicado a questões militares e de geoestratégia, o facto de um país considerar o sistema Sea Horse uma ameaça É NOTÍCIA, e seria notícia em EM QUALQUER SITE DO MUNDO que trate destes temas.
Parece além do mais, que o próprio governo português tem dúvidas sobre o sistema, como se viu pela notícia publicada na imprensa generalista.
Eu posso ter uma opinião sobre uma coisa, mas os factos são os factos.
As interpretações que as pessoas possam fazer deles é outra coisa e aí estamos num país livre, onde as pessoas têm direito à opinião.
Não compete à secção de notícias do site areamilitar.net comentar as notícias, a não ser quando são publicadas na secção apropriada, onde é claramente referido que se trata de uma opinião, onde se afirma que se trata de opiniões dos autores.
Numa notícia, podem no entanto ser feitas perguntas, levantadas questões e estabelecidas relações com outros factos conhecidos, que facilitam ao utilizador o formar de uma opinião.
É além do mais, garantido o Direito de Resposta a quem se sentir incomodado com as afirmações e existe mesmo uma caixa para comentários.
Mais democrático, mais aberto, mais leal e mais verdadeiro para com as pessoas que frequentam o site é dificil...
Compreendo no entanto o desconcerto e o mal-estar.
Informações lógicas, coerentes, fundamentadas e que podem mostrar uma imagem menos positiva (ainda que absolutamente verdadeira) da Espanha são uma chatice.
Pode sempre fazer o que fizeram os seus antepassados, ignore-nos. Ponha a cabeça debaixo da terra e finja que não existimos.
Cumprimentos