Nota na Recruta

• 49 Respostas
  • 18531 Visualizações
*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1385
(sem assunto)
« Responder #30 em: Março 30, 2008, 07:20:03 pm »
A não existência de mais baixas deve-se a uma quantidade de factores, e se formos considerar o numero de feridos, em proporção para o total de tropas empregues no TO, olhe que a coisa não está assim tão boa.

Mas há quem tenha atenção às questões de segurança (as que efectivamente poderiam constituir uma quebra de segurança) neste fórum.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Março 30, 2008, 07:35:43 pm »
eu relativamente aos factores das baixas, resumi me ao mais obvio (não quis entrar por outros lados, pois sem querer poderia dizer algo que não devia e que não esta autorizado a ser divulgado).

eu adoro este forum, mas não posso ficar impavido quando vejo pessoal a inadvertidamente entrar por um caminho em que podem divulgar algo que conciderem banal, mas que não o é (por exemplo os talibãs (uso os como exemplo de uma ameaça conhecida actual) possivelmente conhecem todos os procedimentos de patrulha que existem a nivel NATO, mas não sabem qual deles nós utilizamos nem se o trocamos com regularidade, etc...)
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Março 30, 2008, 08:02:53 pm »
Citação de: "rorinho"
Tenho mais umas duvidas, a recruta são 5 semanas, juramento de bandeira, 7 semanas, as 12 semanas são feitas sempre no mesmo sitio? ou muda?

Alguem que responda por favor, eu tambem gostaria de saber :D

Cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Março 30, 2008, 08:06:34 pm »
Boas a todos, alguem me sabe onde estao a ser feitas as recrutas para as operações especiais ?

Cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Março 30, 2008, 08:13:44 pm »
Da ultima vez que me informei ainda era em Lamego.

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Março 30, 2008, 08:20:39 pm »
Pois, mas é que fui informado que estavam a ser feitas em Abrantes na EPC e em Gaia. Mas pensei que pudessem estar a ser feitas em mais algum lugar tambem.

Cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • +6483/-1385
(sem assunto)
« Responder #36 em: Março 30, 2008, 08:20:40 pm »
Caro tyr, peço que não me leve a mal, mas acredite que há neste fórum quem esteja capacitado para entender o que é ou o que não é uma quebra de segurança.

Até agora, neste fio-de-conversa, também você, embora ligeiramente quebrou essa segurança, ao colocar no fórum e no mesmo tópico, palavras como NATO, talibã e afeganistão num mesmo post.

A Alqaeda também utiliza o google, e só aí, você marcaria pontos, se nós estivéssemos a efectuar classificações...

Continuemos portanto...

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Março 30, 2008, 08:57:19 pm »
Citação de: "Runa"
Citação de: "rorinho"
Tenho mais umas duvidas, a recruta são 5 semanas, juramento de bandeira, 7 semanas, as 12 semanas são feitas sempre no mesmo sitio? ou muda?

Alguem que responda por favor, eu tambem gostaria de saber :D

Cumprimentos,
Ricardo Runa.

Sim as 5 semanas de IB ( Instrução Básica / Recruta ) e as 7 semanas de IC ( Instrução Complementar ) São realizadas na mesma unidade

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Março 30, 2008, 09:02:34 pm »
nesse aspecto tenho que dar a mão à palmatória, mas o problema é que para dar exemplos temos que dar alguns dados, se não é um sem fim de posts de contestação e de argumentação dubia (aproveitandso a falta de dados dos posts que mostram o ponto de vista contrario), mas como este é um forum de defesa, obviamente essas palavras apareceriam sempre espalhadas por ele.

eu só estou tentar sensibilizar o pessoal para não dizer mais do que o que deve, pois existem coisas que para um leigo não parece uma quebra de segurança, mas para que pode ser aproveitado por quem quer fazer o mal ao nosso pessoal.

*

BrunoAS

• Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Março 30, 2008, 11:15:38 pm »
Este fórum é lido por muita gente... Vale a pena ter cuidado naquilo que dizem e divulgam, porque pode não parecer importante para uns mas uma informação de valor para outros.

*

zecouves

• Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Março 31, 2008, 11:17:18 am »
Para a rapaziada preocupada com a segurança do segredo do polichinelo :wink: :

http://www.globalsecurity.org/military/ ... y/army/fm/

http://www.fas.org/irp/doddir/usmc/index.html

Entre outros, basta googlar coisas como: doctrine + manuals + army + usmc + ...

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • +6483/-1385
(sem assunto)
« Responder #41 em: Março 31, 2008, 03:43:24 pm »
zecouves ->

Não é uma questão de manuais. O que está escrito está escrito. O mais problemático é o que se diz e muitas vezes conseguem-se obter informações através de pequenos detalhes inocentes.
Mesmo em Portugal, temos gente especializada em fazer isso. E temos desde os anos 60.

Na Guiné e creio que em Moçambique, os soldados portugueses eram acordados de noite, com gritos dos "turras".

Eles chamavam pelo soldado Luis, de uma aldeia de Bragança (por exemplo).
Aos berros, diziam que a mulher dele andava metida na cama com o António  que morava ao lado da igreja (mais uma vez isto é para dar apenas um exemplo).

«Andas aqui metido na mer** enquanto a tua mulher anda a ser montada lá em tua casa»

Quando se perguntava ao Luis se havia algum António a morar ao lado da igreja, muitas vezes sabia-se que sim. A história era mentira, mas os soldados, longe de casa, sem comunicações e apenas com cartas que eram censuradas, não tinha como saber se era verdade.

O inimigo, conseguía em Portugal dados sobre a vida dos militares, sabia onde eles estavam e conseguía afectar psicologicamente a tropa no mato a milhares de quilómetros de distância.

Você acha que isto tinha alguma coisa a ver com os manuais ?

Absolutamente nada. Isto tinha a ver com simples recolha e cruzamento de informação.

Que estrutura em Portugal tinha capacidade, minucia e organização para recolher estes dados?
Que cada um pense com a sua própria cabeça...

Mas o problema levantado pelo tyr, é um problema efectivo e mais complexo que o que pode parecer à primeira. Não é paranoia é apenas uma questão de segurança.

No entanto não podemos correr o risco de chegar à paranóia, porque infelizmente nas forças armadas, algumas vezes a segurança serve mais para esconder os podres que para proteger legitimamente a segurança dos militares portugueses que podem de alguma forma ser afectados.

Não nos preocupemos, pelo menos por estes lados...

Cumprimentos

*

zecouves

• Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Março 31, 2008, 05:00:03 pm »
Apesar deste assunto ser off - topic aqu vai.

Não sou expert em Intelligence e sou um forista relativamente recente, mas do que tem sido postado nunca vi nada que fosse digno de se transformar em informações para outrem. Os orgãos de Comunicação Social dizem por vezes bastante mais do que aquilo que é aqui referido. Parte do o que é aqui postado é obtido em open-source e outra é opinião pessoal, que vale o que vale.

Obviamente que quem tem informação sensivel não a deve postar.

Já agora quanto a Africa: Luises, Antónios e Silvas são aos pontapés em Portugal :wink:

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • +6483/-1385
(sem assunto)
« Responder #43 em: Março 31, 2008, 05:08:16 pm »
á agora quanto a Africa: Luises, Antónios e Silvas são aos pontapés em Portugal

Zecouves: Eu acho que não me fiz entender.

A situação que eu descrevi, ocorreu, porque alguém teve acesso aos nomes dos militares nas freguesias, algo muito simples.

Depois esses dados foram cruzados com dados obtidos já em África.

O cruzamento dos dados, permitiu arranjar um "amante" para a namorada e para a esposa de cada militar. Não havia caso nenhum.
O que havia era guerra psicológica, organizada com o acesso a informação muito simples.

Note que também não acho que tenhamos produzido informações que possam de alguma forma constituir quebras de segurança.

Pessoalmente sou favorável até, a que parte do secretismo desapareça, porque ele pode esconder demasiados podres.

De resto, os comentários sobre a obsolescência dos nossos meios militares não representam novidade para ninguém, e é nossa obrigação falar disso, porque se os militares não podem (nem devem) criticar o governo pela pouca vergonha em termos de meios operacionais a que chegaram as nossas F.A. têm, nós os civis, podemos e devemos fazê-lo.

Mas isso não é colocar em causa o que quer que seja em termos de segurança.

*

nelson38899

• Investigador
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
(sem assunto)
« Responder #44 em: Março 31, 2008, 05:15:14 pm »
Citação de: "papatango"
á agora quanto a Africa: Luises, Antónios e Silvas são aos pontapés em Portugal

Zecouves: Eu acho que não me fiz entender.

A situação que eu descrevi, ocorreu, porque alguém teve acesso aos nomes dos militares nas freguesias, algo muito simples.

Depois esses dados foram cruzados com dados obtidos já em África.

O cruzamento dos dados, permitiu arranjar um "amante" para a namorada e para a esposa de cada militar. Não havia caso nenhum.
O que havia era guerra psicológica, organizada com o acesso a informação muito simples.

Note que também não acho que tenhamos produzido informações que possam de alguma forma constituir quebras de segurança.

Pessoalmente sou favorável até, a que parte do secretismo desapareça, porque ele pode esconder demasiados podres.

De resto, os comentários sobre a obsolescência dos nossos meios militares não representam novidade para ninguém, e é nossa obrigação falar disso, porque se os militares não podem (nem devem) criticar o governo pela pouca vergonha em termos de meios operacionais a que chegaram as nossas F.A. têm, nós os civis, podemos e devemos fazê-lo.

Mas isso não é colocar em causa o que quer que seja em termos de segurança.

eu concordo com o papatango, basta ver os americanos há tanta informação sobre eles na net e eu não os vejo a morrer aos milhares no afeganistão ou Iraque. Ceder, nomes de militares ou de agentes secretos como aconteceu há uns tempos no parlamento é muito perigoso, agora certa informação como sitios de treinos ou equipamentos ou quantidade não vejo mal nenhum.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva