Acabou-se a fraca marinha portuguesa!
E hoje começa a construção da futura e forte ARMADA PORTUGUESA!
Ou não...
É preciso não é só esquecer que não é de grandes navios/unidades/equipamentos que se fazem grandes marinhas!!! Todos se estão a lembrar do material e o PESSOAL?
?
Isto não vai correr bem... estão a levar isto para um caminho em que vamos ter navios mas não vamos ter Homens para os poder pôr a navegar, e depois para quê navios/submarinos/helis/LPD's?
Muitos parabéns à guarnição da fragata D. Francisco de Almeida!!!! Força nisso o pior já passou, agora vem a aventura de voltar à MGP...
Não percebo.. Fala-se em tanta gente desempregada e vocês constantemente queixam-se que não ha homens para colocar ao leme dos navios..
Não entendo! De quem é a culpa? É a marinha que não quer mais gente? É os jovens que não aparecem??
Meu Caro,
Nos dias que correm muita pouca gente gosta de viver com regras de uma instituição secular, está a vista de todos nas notícias... Mas, do meu ponto de vista existem argumentos mais fortes do que este. No que diz respeito a factores que levam a Marinha a ter poucos militares em condições de embarque posso dividir em dois grupos, assim temos: a culpa da Marinha e a culpa do MDN.
No que diz respeito à Marinha indico a má estrutura de classes a nível das praças, fraca exigência da instituição Marinha a nível da formação e físico, uma escala de embarque surreal devido ao acréscimo de missões e o diminuir de navios e guarnições.
O MDN é responsável por uma perda contínua das condições que podiam ser o chamariz de jovens para as FFAA. As FFAA estão a ficar mais um dos ramos da função pública, as condições são semelhantes, mas as obrigações não o são. A política de propaganda é fraca ou inexistente, se quiserem saber como se apela aos jovens o ingresso nas FFAA é darem uma espreita nos anúncios nas TV's e salas de cinema americanas.
Julgo não ser nenhum visionário, mas parece-me que caminhamos para o abismo, pelo menos a Marinha...
A missão é sempre suportada em dois pilares; o pessoal e o material. Quando um ceder a Missão vai ser um fracasso!!!!O material está a ser renovado, isto é uma realidade e fico muito feliz por isso. Mas o pessoal não o está, as guarnições têm pouca formação, está envelhecida e pior está sem rendição!!! A Marinha está velha e os novos ou não entram ou não querem ficar, faltam medidas apelativas para o ingresso de pessoal novo, bem como a possibilidade que os mais velhos que ultrapassam a idade de embarque e que tenham feito uma vida militar no mundo operacional possam sair mais cedo das FFAA. Não falo do pessoal da logística, falo de Fuzileiros, de Mergulhadores, de Pilotos, de Submarinistas entre outras especialidades que a partir de uma determinada idade não podem voar, navegar, mergulhar, combater.
Mas parece-me que alguém iluminado por uma luz divina acha que umas FFAA envelhecidas, desmotivadas, com milhares de anos no mesmo posto (15 anos de 1SAR) por não haver renovação de quadros, afastados das famílias sem que haja um apoio às mesmas, etc... Tudo isto é possível, eu já vi isto em países europeus!!!
Já me alarguei em demasia neste Off-topic...
Aos militares deste belo alvo (D. Francisco de Almeida) que tenham um bom regresso ao porto mais belo do mundo a BNL, aquele que fica depois de uma ponte...
Abraço