Sempre considerei que os navios - principalmente de "patrulha" - deviam ter umas 12,7mm (para além da peça principal), pois se tiverem de "disciplinar" um navio civil convém não começar logo com 30mm... que arriscam começar e acabar de uma só vez.
Agora 12,7mm RWS nas Meko/ BD... para além da situação acima servem para quê? Como defesa contra mísseis ou lanchas ou drones? Não é demasiado fraco? No mínimo não devia ser uns 20mm?
Tens toda a razão. Mas a questão passa por saber se dá para instalar calibre maior , como o 20mm e 30mm.
Se lerem melhor, muitas vezes friso que as BD deveriam ter 30mmm na posição B onde estão as singelas .50. Aí certamente dá para instalar senão um par de 30mm, pelo menos uma central bem a frente.
Nas VDG desconheço o possibilidade de aumentar a carga onde estão as .50 . Só mesmo por isso.
Contudo, não haverá duvidas que uma .50 estabilizada e orientada por sistema EO terá muito mais eficácia com qualquer tempo e condição de mar, por exemplo contra lanchas. As tais ameaças assimétricas tão em voga.
Recentemente vi um vídeo a abaterem um drone iraniano com uma .50 montada na lateral de um helicóptero, voando paralelamente.
Será que a .50 estabilizada com EO não tem alguma capacidade de o fazer? Parece que as usam na Ucrânia montadas em veículos