Fórmula 1

  • 17 Respostas
  • 7539 Visualizações
*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Julho 26, 2009, 02:04:58 am »
Citar
Felipe Massa foi operado e está bem após grave acidente na Hungria
26 de Julho de 2009, 00:01

O brasileiro Felipe Massa, que sofreu um grave acidente este sábado em Budapeste durante o Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1, foi submetido a uma cirurgia para a remoção de fragmentos ósseos da face.

Felipe Massa está bem, mas vai ficar algum tempo em observação no hospital AEK da capital húngara, para onde foi transportado de helicóptero após o acidente, pelo que vai falhar a corrida de domingo.

Durante a operação, que foi bem sucedida, a Ferrari publicou um comunicado confirmando que o brasileiro estava bem. "Ele estava consciente quando chegou ao hospital", afirmou. "Um exame médico revelou um corte na testa, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma comoção cerebral", disse a equipa.

Felipe Massa foi "levado para o hospital com uma fractura do crânio, tendo sido submetido a uma cirurgia de uma hora. De momento está anestesiado (...), em coma induzido, devendo despertar domingo", explicou o médico Peter Bazso acrescentando que o piloto sofreu danos cerebrais leves.

"A operação foi um sucesso e o Felipe vai ficar agora em observação nos Cuidados Intensivos", declarou a equipa italiana, confirmando que devido à gravidade do acidente, o brasileiro não disputará o GP da Hungria. A equipa prometeu mais informações sobre o piloto para amanhã de manhã.

O acidente aconteceu no circuito de Hungaroring durante a segunda volta da classificação. Antes da quarta curva, Massa foi atingido na cabeça por uma mola de um amortecedor procedente da Brawn GP do seu compatriota Rubens Barrichello.

O piloto perdeu o controlo do carro e saiu da pista em alta velocidade, batendo de frente numa barreira de protecção de pneus.

A frente do Ferrari ficou completamente destruída e o capacete de Massa chocou violentamente com o volante na hora do impacte. O piloto ficou desmaiado enquanto duas ambulâncias chegavam rapidamente ao local.

Dez minutos depois do acidente, Massa ainda estava dentro do veículo. De acordo com Barrichello, ele estava "consciente" e "muito agitado" no Centro Médico da pista de Hungaroring, para onde foi levado antes de ser levado de helicóptero para o hospital AEK de Budapeste.

Ainda segundo Rubinho, Massa tinha um corte na testa. Imagens mostraram o brasileiro a ser removido de maca com as mãos na cabeça. Fotos tiradas em Hungaroring confirmaram que Massa sofreu um corte profundo no supercílio do olho esquerdo quando o capacete foi atingido pela peça do Brawn GP de Barrichello.

A terceira sessão da classificação chegou a ser suspensa cerca de 30 minutos depois do acidente. Com um tempo de 1:21.569, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, acabou ganhar a pole position, superando Sebastian Vettel e Mark Webber, ambos da Red Bull. Lewis Hamilton, da McLaren, vai sair da quarta posição.

Barrichello vai sair do 12º lugar, e Nelsinho Piquet, companheiro de Alonso na Renault, do 14º.

SAPO/AFP
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 26, 2009, 05:45:28 pm »
Citar
Felipe Massa em coma induzido por mais 48 horas
Piloto brasileiro despistou-se, após ter sido atingido por uma peça do carro de Barricello. Médicos falam em "danos cerebrais muito sérios"

O piloto brasileiro Filipe Massa vai ficar em coma induzido por mais 48 horas no hospital militar de Budapeste para onde foi transportado após acidente ocorrido durante o grande prémio da Hungria.

Os exames médicos revelaram uma fractura do crânio mas sem lesões neurológicas. Segundo fontes do hospital, as próximas 48 horas serão críticas.

O piloto sofreu um corte sobre a arcada esquerda, uma lesão na parte esquerda do crânio e uma comoção cerebral.

Neste momento, Felipe Massa permanece nos cuidados intensivos do hospital e sob vigilância médica em estado considerado muito grave.

O neurologista do hospital acredita que serão necessários mais alguns dias para se poder perceber a extensão da lesão e não está fora de hipótese uma segunda operação.

A família do piloto partiu de São Paulo para Budapeste para se inteirar da situação.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20639
  • Recebeu: 6911 vez(es)
  • Enviou: 7941 vez(es)
  • +8086/-12702
Re: Fórmula 1
« Responder #17 em: Janeiro 11, 2010, 09:20:08 am »
Notícias

Álvaro Parente e a GP2 em 'banho-maria'
Cerca de uma semana depois de surgirem notícias que davam conta da possibilidade do lugar de Parente na Virgin poder estar em risco, porque o Turismo de Portugal ainda não deu as necessárias garantias à Virgin Racing, o tempo passa e a presença do piloto português numa equipa de ponta da GP2 começa a estar em risco.

A sua ligação à Virgin não parece vir a sofrer com estas 'indefinições', mas a qualquer momento, os responsáveis da Racing Engeneering podem querer definir os seus projectos e deixar de fora o piloto português. Se bem que Parente não esteja directamente ligado ao Turismo de Portugal, pois o seu contrato com a Virgin não o obriga a contribuir para o orçamento da equipa, o piloto do Porto está já a pagar, por tabela, pelo comportamento irresponsável daquela entidade.

Os testes no simulador foram adiados sem nova data marcada e o programa de ensaios em pista com um Super Aguri SA108 também está em dúvida. Quanto à participação na GP2 com a Racing Engineering, não se registaram progressos nos últimos dias. A Virgin já não confia em ninguém e até resolver o diferendo com o Turismo de Portugal o mais natural é que a situação de Álvaro Parente se mantenha em banho-maria.

Correndo o risco, é claro, de ver outro piloto ficar com o lugar na equipa de Alfonso de Orleans, no que seria um rude golpe para as suas aspirações em 2010. Resta esperar que o Turismo de Portugal honre os seus compromissos para que a carreira de Parente não sofra um contratempo importante e para que a imagem do nosso pais não saia lesada neste infeliz episódio.

Virgin conta com Parente

A vontade dos responsáveis da equipa inglesa em contar com o piloto português nos próximos anos mantém-se, mas em causa está a forma como o Turismo de Portugal se está a comportar com a equipa de Sir Richard Branson, que para além de ter repercussões a nível legal também está a minar a confiança depositada no piloto portuense.

Sem que exista um contrato formal assinado entre as duas partes, a Virgin Racing tem nas mãos diversos documentos provenientes do Turismo de Portugal que prefiguram um compromisso entre as duas partes. Por isso, em caso de não cumprimento do que estava acordado por parte daquele instituto do Estado os ingleses pensam ter base legal suficiente para intentar uma acção contra o Turismo de Portugal, que terá péssimas consequências para a imagem do nosso pais a nível internacional.

Como já foi noticiado, o Turismo de Portugal comprometera-se a patrocinar a equipa Virgin de F1 em dois milhões de euros - independentemente da presença de Álvaro Parente na escuderia - num acordo que previa uma colaboração mais ampla com todo o grupo de Branson. Mas desde a apresentação oficial da equipa em Londres, os responsáveis pelo Turismo de Portugal têm evitado o contacto com Alex Tai ou Jim Wright, adiando sucessivamente a assinatura do contrato.

Fonte bem colocada na Virgin deu-nos conta da péssima impressão que as entidades portuguesas estão a deixar na equipa e em todo o grupo Virgin, "pois pensávamos estar a tratar com gente respeitável e estamos a encontrar uma situação que nem nos passava pela cabeça e com que nunca nos deparamos ao tratar com países europeus." O resto dos comentários não cabem numa revista lida por jovens dos oito aos oitenta anos...

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/80501
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas