Portugal nas Vésperas de uma Crise Social

• 71 Respostas
  • 19496 Visualizações
*

JoseMFernandes

• Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 25, 2008, 01:07:51 pm »

Estará por aí a nascer um caudilho
Quantos mais são os deserdados do regime, maiores são as possibilidades de Portugal ser governado um dia por um caudilho tipo Hugo Chávez. Num país de corporações e de egoísmos, basta que alguém prometa tudo a toda a gente.

Também não afirmo categóricamente que não possa acontecer...!!!
mas...
querem vocês insinuar  que já se descobriram substanciais poços de petróleo por aí ???

*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 435 vez(es)
  • +432/-7742
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 25, 2008, 02:42:46 pm »
A promiscuidade que existe entre os politicos e o poder economico retira toda a credibilidade à nossa democracia.

As regras do jogo ate sao simples : o ministro que antes de ser ministro trabalhava para determinado grupo nao vai complicar a vida a este ultimo..até porque, quando deixar de ser ministro, nao vai querer ir para o desemprego .

Se a crise chegar ao seu ponto de ruptura : desemprego, fome, despejos, etc, alguem tem duvidas que as pessoas  se vao mobilisar ?

Os grandes principios, sao reservados a quem tem dinheiro para os poder pagar !

Nos somos uns pategos e nao percebemos nada : falam-nos de grandes coisas como a democracia e a liberdade, e nos so pensamos em arranjar dinheiro para dar de comer aos filhos e pagar a prestaçao da casa. Que se lixe o dinheiro, viva a liberdade ! (dizem os ricos...)
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

JoseMFernandes

• Perito
  • **
  • 394
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 25, 2008, 03:05:35 pm »
Citação de: "legionario"
A promiscuidade que existe entre os politicos e o poder economico retira toda a credibilidade à nossa democracia.

As regras do jogo ate sao simples : o ministro que antes de ser ministro trabalhava para determinado grupo nao vai complicar a vida a este ultimo..até porque, quando deixar de ser ministro, nao vai querer ir para o desemprego .

Apesar dos conhecidos 'constrangimentos'(contagem de tempo de serviço a dobrar, promoçoes garantidas, eventuais reformas e pensoes antecipadas...)... a (esmagadora) maioria dos ministros actuais e passados provem directamente da função publica e de empresas estatais ou associadas.... e isto quando não emergem do complexo sistema partidario (que não deixa de também ser financiado pelo OE).Uma situação que começa na freguesia e Camara Municipal até chegar aos altos cargos do Estado( PM e PR incluidos).Quando  deixam a politica activa e (se...) entram para o sector privado, normalmente limitam-se a 'interromper' oficialmente as  ligaçoes no seu estatuto publico...pois qualquer politico que se preze não consegue 'fazer o salto'...sem rede !

*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • +432/-7742
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 25, 2008, 04:15:45 pm »
Citação de: "JoseMFernandes"

Apesar dos conhecidos 'constrangimentos'(contagem de tempo de serviço a dobrar, promoçoes garantidas, eventuais reformas e pensoes antecipadas...)... a (esmagadora) maioria dos ministros actuais e passados provem directamente da função publica e de empresas estatais ou associadas.... e isto quando não emergem do complexo sistema partidario (que não deixa de também ser financiado pelo OE).Uma situação que começa na freguesia e Camara Municipal até chegar aos altos cargos do Estado( PM e PR incluidos).Quando  deixam a politica activa e (se...) entram para o sector privado, normalmente limitam-se a 'interromper' oficialmente as  ligaçoes no seu estatuto publico...pois qualquer politico que se preze não consegue 'fazer o salto'...sem rede !

...olhe amigo, quem esta bem nao se queixa !!
Os tachistas que trabalham (muitos à custa de cunhas...) na Uniao Europeia, na Onu ou para os grandes grupos economicos, estao longe de ser a maioria...
Mas para quem ganha salarios ou reformas de m... como o Zé Povinho, tem razoes de sobra para mandar esta democracia às urtigas !

Eu nao sou o primeiro dizer que somos governados por uma oligarquia de partidos. Estes é que mandam em tudo ! Ao povo, deixam-no escolher entre duas ou tres figuras diferentes, mas no fim ganha sempre a oligarquia de caciques partidarios.

As pessoas estao fartas dos partidos, e a quase toda a gente aflige falar de politica, porquê?  resposta : ja metem nojo !

*

JoseMFernandes

• Perito
  • **
  • 394
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Maio 25, 2008, 06:46:13 pm »

Os tachistas que trabalham (muitos à custa de cunhas...) na Uniao Europeia, na Onu ou para os grandes grupos economicos, estao longe de ser a maioria...
Mas para quem ganha salarios ou reformas de m... como o Zé Povinho, tem razoes de sobra para mandar esta democracia às urtigas !

Eu nao sou o primeiro dizer que somos governados por uma oligarquia de partidos. Estes é que mandam em tudo ! Ao povo, deixam-no escolher entre duas ou tres figuras diferentes, mas no fim ganha sempre a oligarquia de caciques partidarios.

As pessoas estao fartas dos partidos, e a quase toda a gente aflige falar de politica, porquê?  resposta : ja metem nojo !

Suponho que não se refere afinal ao essencial minha observação que era apenas sobre a omnipresença na politica nacional de 'carreiristas politicos' ('pecha' que não é so portuguesa é certo...)...
A discussão sobre o poder e a representatividade  dos cidadãos na politica nacional (julgo que é a isso que se refere ao falar na oligarquia de partidos) levaria a outro debate....que passaria inelutavelmente pela Constituição que temos.
Como acontece nalguns paises  os eleitores poderiam por exemplo, decidir alterar por si mesmos na altura de votar a prioridade dos seus preferidos nas listas partidarias, escolherem candidatos de diferentes partidos simultaneamente...ou intervir em conjunto mais eficazmente junto dos diferentes poderes questionando as posiçoes oficiais.
Mas seria preciso mais cultura e empenho democraticos...e como se sabe mesmo as limitadas possibilidades legais de intervenção existentes  ( a nivel local o numero de listas de verdadeiros 'independentes' são relativamente reduzidas e o direito de petição é ainda fracamente exercido) não são objecto de forte interesse nem idealmente aproveitadas.
Repito que seria interessante debater a fundo esses problemas, propor alternativas e não  ficarmos nos 'estribilhos' habituais por mais oportunos ou justos que pareçam ser.

Uma nota final, presumo que a sua referencia a 'tachistas' deve ter destinatarios seus conhecidos.Efectivamente o(s) Governo(s) podem nomear para os  postos  considerados de interesse politico em organizaçoes internacionais personalidades de sua confiança, e  mesmo destacar pessoal intermédio do seu funcionalismo  a titulo temporario se assim lhe(s) for solicitado.
No meu caso especifico  entrei para uma organização na base de  concurso publico internacional em que as autoridades nacionais (portuguesas ou outras) estão totalmente afastadas.E julgo que, por motivos obvios de 'independencia',sera assim que se passa em geral no provimento de lugares 'de carreira'.
O que se passa a nivel de provimento de lugares, carreiras, destacamento,  etc. na função publica portuguesa... desconheço.    
Cumprimentos

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6545/-1406
(sem assunto)
« Responder #20 em: Maio 25, 2008, 08:46:03 pm »

Se mandamos a democracia às urtigas, então devemos aceitar uma ditadura.
Mas  já agora, importa-se de nos dizer qual é a ditadura, onde se vive melhor que em Portugal ?

É que assim de memória não me ocorre nenhuma :conf:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10723
(sem assunto)
« Responder #21 em: Maio 25, 2008, 09:30:15 pm »
Certamente que se refere a esta pseudo-democracia, pejada de cleptocratas inimputáveis.
Mas é minha convicção que a resposta está aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=8ovca7N9 ... re=related
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • +432/-7742
(sem assunto)
« Responder #22 em: Maio 25, 2008, 11:26:23 pm »
Citação de: "papatango"

Se mandamos a democracia às urtigas, então devemos aceitar uma ditadura.
Mas  já agora, importa-se de nos dizer qual é a ditadura, onde se vive melhor que em Portugal ?

É que assim de memória não me ocorre nenhuma :conf:

Eu prezo muito as minhas liberdades individuais para querer viver numa ditadura...e critico "esta democracia", que nao é uma democracia mas uma oligarquia .

Sou favoravel a uma democracia mais direta...baseada num municipalismo forte e em deputados independentes que defendam e representem os seus municipios e distritos. Sou favoravel tambem a deputados que representem as forças vivas da Naçao, como os sindicatos ou as associaçoes patronais...
Ou outro sistema qualquer, desde que funcionasse !
Mas na europa de hoje, (pelo menos nos dois paises que conheço bem), ha muita gente que esta mal e o que é pior ,  sem esperança !

*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • +432/-7742
(sem assunto)
« Responder #23 em: Maio 25, 2008, 11:52:17 pm »
Citação de: "JoseMFernandes"

Suponho que não se refere afinal ao essencial minha observação que era apenas sobre a omnipresença na politica nacional de 'carreiristas politicos' ('pecha' que não é so portuguesa é certo...)...
A discussão sobre o poder e a representatividade  dos cidadãos na politica nacional (julgo que é a isso que se refere ao falar na oligarquia de partidos) levaria a outro debate....que passaria inelutavelmente pela Constituição que temos.
Como acontece nalguns paises  os eleitores poderiam por exemplo, decidir alterar por si mesmos na altura de votar a prioridade dos seus preferidos nas listas partidarias, escolherem candidatos de diferentes partidos simultaneamente...ou intervir em conjunto mais eficazmente junto dos diferentes poderes questionando as posiçoes oficiais.
Mas seria preciso mais cultura e empenho democraticos...e como se sabe mesmo as limitadas possibilidades legais de intervenção existentes  ( a nivel local o numero de listas de verdadeiros 'independentes' são relativamente reduzidas e o direito de petição é ainda fracamente exercido) não são objecto de forte interesse nem idealmente aproveitadas.
Repito que seria interessante debater a fundo esses problemas, propor alternativas e não  ficarmos nos 'estribilhos' habituais por mais oportunos ou justos que pareçam ser.

Uma nota final, presumo que a sua referencia a 'tachistas' deve ter destinatarios seus conhecidos.Efectivamente o(s) Governo(s) podem nomear para os  postos  considerados de interesse politico em organizaçoes internacionais personalidades de sua confiança, e  mesmo destacar pessoal intermédio do seu funcionalismo  a titulo temporario se assim lhe(s) for solicitado.
No meu caso especifico  entrei para uma organização na base de  concurso publico internacional em que as autoridades nacionais (portuguesas ou outras) estão totalmente afastadas.E julgo que, por motivos obvios de 'independencia',sera assim que se passa em geral no provimento de lugares 'de carreira'.
O que se passa a nivel de provimento de lugares, carreiras, destacamento,  etc. na função publica portuguesa... desconheço.    
Cumprimentos

Eu so posso responder ao seu texto com ideias simples, porque estou muito longe de lhe poder responder com argumentos do nivel dos seus .
E as minhas ideias simples sobre o assunto têm origem na observaçao do estado em que estamos : deslocalizaçao e desemprego, trabalhadores pobres (salario insuficiente para as necessidades basicas), saude e educaçao para quem pode pagar, justiça para quem tem dinheiro para pagar a bons advogados, precaridade na habitaçao, insegurança...

Pelo menos, conceda-me que tenho (temos) razao para desconfiar deste regime !

Eu nao discordo de nada do que  escreve, mas diga-me entao : onde é que esta o erro ?

*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • +432/-7742
(sem assunto)
« Responder #24 em: Maio 26, 2008, 12:57:28 am »
Se eu mencionei por outro nome aquilo a que chama "omnipresença na politica nacional de carreiristas politicos" e a que eu chamo oligarquia, é por ser um exemplo de uma das causas do mal estar social, tema deste topico.

Tenho a certeza que o senhor conhece muito mais casos do que eu de "misturas" entre homens politicos e interesses economicos.
Eu como de vez em quando leio jornais franceses e portugueses conheço tambem alguns .

Melhores cumprimentos

*

P44

• Investigador
  • 20955
  • Recebeu: 7077 vez(es)
  • Enviou: 8091 vez(es)
  • +8129/-13120
(sem assunto)
« Responder #25 em: Maio 26, 2008, 08:27:44 am »
Mas alguém dúvida ainda do "carreirismo político"?????

Querem exemplos em Portugal:
-António Mexia
-Fernando Gomes
-Ferreira do Amaral
-Jorge Coelho
-António Guterres
-Jorge Sampaio
-Durão Barroso

Assim de repente
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • +432/-7742
(sem assunto)
« Responder #26 em: Maio 26, 2008, 10:36:59 am »
Eu até nem teria nada contra os carreiristas, se trabalhassem de forma eficaz...com bons resultados visiveis .

Nos por falta de cultura somos "incapazes de empenho democratico". Ja vivemos em democracia ha quase 40 anos, ainda nao houve tempo para educar melhor as pessoas ? Temos a maior tacha de analfabetismo da europa, porquê ? O senhor Doutor no mesmo periodo de 40 anos fez evoluir a alfabetizaçao de 20% (em 1930) para 85% (1970) ! E antigamente nao havia os meios que hoje existem !

Eu nao cometeria a heresia de criticar a Democracia, mas faço coro com milhares de pessoas para criticar "esta democracia".

*

P44

• Investigador
  • 20955
  • Recebeu: 7077 vez(es)
  • Enviou: 8091 vez(es)
  • +8129/-13120
(sem assunto)
« Responder #27 em: Maio 26, 2008, 11:54:50 am »
isto não é uma democracia mas sim uma merdocracia :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10723
(sem assunto)
« Responder #28 em: Maio 29, 2008, 11:06:40 pm »
Olha o paleio, oh P44!  s1x2x

Mas a propósito, quem disse isto?

«O plutocrata não é, pois, nem o grande industrial nem o financeiro: é uma espécie híbrida, intermediária entre a economia e a finança; é a "flor do mal" do pior capitalismo. Na produção, não é a produção em si mesma que lhe interessa, mas a operação financeira a que pode dar lugar; na finança, a administração regular dos seus capitais não lhe interessa demasiado, mas sim a multiplicação graças a acrobacias contra os interesses alheios. O seu campo de acção está fora da produção organizada de qualquer riqueza e fora da normal circulação dos capitais em dinheiro; ele não conhece nem os direitos do trabalho, nem as exigências da moral, nem as leis da humanidade. Se funda sociedades, é para usufruir dos seus bens e passá-los a outros; se obtém uma concessão gratuita, é para a revender já como um valor; se se apodera de uma empresa, é para que esta suporte os prejuízos que outras o fizeram sofrer. Para chegar a isso, o plutocrata age no meio económico e no meio político usando sempre o mesmo processo: a corrupção. Estes indivíduos, a quem alguns chamam também grandes homens de negócios, vivem precisamente de três características dos nossos dias: instabilidade das condições económicas, falta de organização da economia nacional, corrupção política. (...) Advoguei sempre a política do simples bom senso contra a dos grandiosos planos, tão grandiosos e tão vastos que toda a energia se gastava em admirá-los, faltando-nos as forças para a sua execução.»
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Duarte

• Investigador
  • 3601
  • Recebeu: 503 vez(es)
  • Enviou: 1819 vez(es)
  • +2797/-1237
(sem assunto)
« Responder #29 em: Maio 29, 2008, 11:57:01 pm »
Citação de: "Luso"
Olha o paleio, oh P44!  :Bajular:  :Soldado2:
слава Україна!