Eu percebo esse ponto de vista. Mas por viatura geral entenda-se que é a viatura que faz de tudo todos os dias.
A frente de batalha desta viatura é o serviço diário em estrada ou lama.
É a viatura que andou nas cheias, que vai para os incêndios no Verão, que participa em todos os exercícios desde posto de comando até instrução de condução TT e recuperação.
Por outro lado, para reduzir gastos pode-se sempre encostar tudo o que é Iveco e Mercedes séries 1200.
Continuas a reforçar o meu ponto de vista.
Se é uma viatura que faz tudo, todos os dias, é conveniente que esteja nas melhores condições mecânicas e operacionais. Convém que sejam veículos novos e não veículos com milhares de km.
Parece-me absurdo que se gastem 30.000€ em veículos com 30 anos, quando esse é quase o preço de um veículo novo.
Com esse preço compravam novas pickups, por mais uns trocos, novas Fuso 4x4 made in Portugal e ficavam com veículos para mais 20 anos e podiam encostar essa latria todas de que falas.
Vão gastar 30.000€ em veículos que vão durar mais meia dúzia de anos para depois gastar mais 50.000€ a comprar novos ou arriscar-se a que daqui a meia dúzia de anos não terem orçamento e ficarem sem nada e ter que andar a canibalizar sucata.
Financeiramente não é uma decisão racional e operacional também não me parece que seja.