Notícias do Exército Português

  • 2686 Respostas
  • 1116413 Visualizações
*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 7479
  • Recebeu: 1493 vez(es)
  • Enviou: 3447 vez(es)
  • +3987/-1844
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2655 em: Janeiro 27, 2026, 07:21:41 pm »
23-year-old soldier dies during Special Operations course on Balsemão river
Young infantryman went missing on Monday night

https://www.portugalresident.com/23-year-old-soldier-dies-during-special-operations-course-on-balsemao-river/

RIP
« Última modificação: Janeiro 27, 2026, 10:24:11 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
1917 - The Russian Empire collapsed. 1991 - The Soviet Union collapsed.  The collapse of the Russian Federation is next
 

*

CanivetePort

  • Membro
  • *
  • 37
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +3/-5
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2656 em: Janeiro 29, 2026, 02:36:28 pm »
O que é feito do Regimento de Apoio Militar de Emergência, criado há 10 anos?

Não era para situações como a que estamos a viver?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11766
  • Recebeu: 2763 vez(es)
  • Enviou: 4213 vez(es)
  • +1042/-1236
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2657 em: Janeiro 29, 2026, 07:20:18 pm »
O que é feito do Regimento de Apoio Militar de Emergência, criado há 10 anos?

Não era para situações como a que estamos a viver?

https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/nuno-melo-as-foras-armadas-esto-empenhadas-no-apoio-populao
« Última modificação: Janeiro 29, 2026, 07:28:21 pm por Lightning »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13169
  • Recebeu: 3472 vez(es)
  • Enviou: 8033 vez(es)
  • +1461/-2796
    • http://youtube.com/HSMW
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, sivispacem

*

Malagueta

  • Especialista
  • ****
  • 917
  • Recebeu: 371 vez(es)
  • Enviou: 465 vez(es)
  • +199/-188
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2659 em: Janeiro 31, 2026, 02:05:01 pm »
https://eco.sapo.pt/2026/01/30/kristin-limpeza-de-terrenos-geradores-e-tendas-como-as-forcas-armadas-estao-a-ajudar-a-populacao/

Limpeza de terrenos, geradores e tendas. Como as Forças Armadas estão a ajudar no terreno

Forças Armadas estão a prestar apoio à população depois da passagem da depressão Kristin ter deixado milhares sem eletricidade e comunicações. Há 60 concelhos em estado de calamidade

Limpeza de terrenos, com o corte de árvores caídas, alojamento, tendas e geradores são algumas das formas através das quais as Forças Armadas estão a ajudar a população afetada com a passagem da depressão Kristin, que deixou regiões como Leiria e Marinha Grande sem eletricidade nem comunicações.

“No seguimento da passagem da depressão Kristin pelo território continental, as Forças Armadas, em estreita coordenação com a ANEPC, têm disponibilizado pessoal, infraestruturas e meios, para apoio às populações afetadas”, informa o Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMFA), em comunicado

O número de efetivos no terreno a prestar este apoio não foi indicado, mas o CEMFA lista o tipo de apoio que, neste momento, está a ser prestado. “Alojamento e alimentação, fornecidos pelo Exército, para 34 refugiados ucranianos (15 crianças e 19 viúvas de guerra) no Regimento de Transportes, em Lisboa”, refere.

Há ainda destacamentos de engenharia do Exército a prestar apoio à população. Mas não só, detalha o Exército em comunicado. “Em coordenação com as entidades competentes, mantém empenhados e disponibilizados meios para resposta no terreno, assegurando ações de limpeza e desobstrução de itinerários, apoio às comunicações, reforço de energia e capacidade de acolhimento”, refere o Exército, detalhando o dispositivo colocado no terreno. “Três destacamentos de Engenharia (retroescavadora/pá carregadora) projetados no terreno, com um em apoio à Marinha Grande e dois em apoio a Ferreira do Zêzere”, refere, adiantando que há “cinco destacamentos em preparação”.

Ao nível das comunicações, estão a colocar no terreno “cinco módulos de satélite Starlink, com capacidade de fornecimento de internet”, bem como “um módulo de rear link, para reforço das ligações de comunicações”.

No que toca à energia, o Exército está ainda a colocar “três geradores em apoio a Alvaiázere, assegurando fornecimento de energia a um lar, uma bomba de captação de água e apoio a bombeiros locais”.

O ramo das Forças Armadas está ainda a disponibilizar “capacidade de 1.000 alojamentos (pessoas), distribuída por 10 unidades militares na Sub-região do Médio Tejo/Lisboa”.

“Adicionalmente, encontram-se prontos a empenhar 20 equipas de limpeza e desobstrução, das quais 12 equipadas com motosserristas”, refere ainda.

Em comunicado, o CEMFA refere ainda que foram disponibilizadas “máquinas de engenharia da Força Aérea, para a Base Aérea 5 (Monte Real) que, após os trabalhos dentro da Unidade, apoiarão autarquias”, bem como o “kit de Mobilidade da Força Aérea, com tendas para pessoas e fornecimento de alimentação”.

As Forças Armadas também concentram esforços na recuperação de infraestruturas e de serviços essenciais em unidades militares afetadas, com especial incidência na região Centro (Leiria, Monte Real, Porto de Mós, Tancos, Abrantes e Marinha Grande)”, refere o CEMFA em comunicado.

Em Leiria, a a Base Aérea 5 (Monte Real), que acolhe os F-16, foi atingida pela intempérie, tendo sofrido “danos significativos dos quais não resultaram feridos, cingindo-se a danos materiais avultados”, tinha referido um comunicado enviado pela Força Área. “Apesar do impacto da depressão Kristin, a Força Aérea mantém operacional a missão de defesa aérea do país”, garantem.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 5544
  • Recebeu: 615 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +731/-10780
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2660 em: Fevereiro 01, 2026, 09:33:06 am »
Potius mori quam foedari
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11766
  • Recebeu: 2763 vez(es)
  • Enviou: 4213 vez(es)
  • +1042/-1236
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2661 em: Fevereiro 01, 2026, 06:15:16 pm »
https://sicnoticias.pt/autores/2008-10-10-nuno-rogeiro-4a9290ac

O Nuno Rogeiro também comentou essa situação da visita do MDN à zona afectada e ele diz que os militares estavam a trabalhar numa zona indicada pela Proteção Civil, e que não tinham chegado pouco tempo antes do ministério só para "fingir", eles estavam lá à horas a limpar aquele acesso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13169
  • Recebeu: 3472 vez(es)
  • Enviou: 8033 vez(es)
  • +1461/-2796
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2662 em: Fevereiro 01, 2026, 11:46:10 pm »
Acredito mais nos comentários dos moradores que estavam lá, do que no Nuno Rogeiro. Mas a verdade deve ser algo no meio do que estes dizem.

Com os incêndios no Verão acontece a mesma coisa... Interessa é tirar fotos e passar com as viaturas em frente às casas dos presidente de Câmara. 
« Última modificação: Fevereiro 01, 2026, 11:46:35 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 7479
  • Recebeu: 1493 vez(es)
  • Enviou: 3447 vez(es)
  • +3987/-1844
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2663 em: Fevereiro 02, 2026, 02:32:49 pm »
Mais de mil militares no apoio às populações. Exército reforça pelotões para remoção de escombros
O Exército vai reforçar esta segunda-feira (2 de fevereiro) o apoio na remoção de escombros e limpeza em Leiria, Marinha Grande e Figueiró dos Vinhos com mais pelotões de intervenção.

https://www.dn.pt/sociedade/mais-de-mil-militares-no-apoio-s-populaes-exrcito-refora-pelotes-para-remoo-de-escombros
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
1917 - The Russian Empire collapsed. 1991 - The Soviet Union collapsed.  The collapse of the Russian Federation is next
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5782
  • Recebeu: 1092 vez(es)
  • Enviou: 953 vez(es)
  • +786/-2820
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2664 em: Fevereiro 20, 2026, 01:27:41 pm »
Citar
Organização: Estado-Maior do Exército
 
Título: Reconfiguração das Viaturas de Apoio Logístico TORO GRIZZLY MPAP E-10 VTL

Data-limite: 20 de Março
Valor: 86.200,00 EUR
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/3902-2026-1052666501
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2791
  • Recebeu: 1316 vez(es)
  • Enviou: 215 vez(es)
  • +607/-280
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2665 em: Fevereiro 20, 2026, 03:50:53 pm »
Para 8 viaturas, acima de tudo manutenção parece-me


Para os interessados, um discord server para também falar sobre defesa

https://discord.gg/wjeNVqGXbq
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13169
  • Recebeu: 3472 vez(es)
  • Enviou: 8033 vez(es)
  • +1461/-2796
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2666 em: Fevereiro 20, 2026, 06:19:11 pm »
Manutenção??!?!?
Reconfiguração de suspensões e alteração do sistema hidráulico de travagem não é manutenção.

O restante sim, devida a estas se encontrarem inoperacionais há anos, culpa à fraca qualidade dos componentes e má qualidade de construção da empresa espanhola!

Agora são cerca de 13 000 € por viatura para repor a operacionalidade em oficina civil.


Quem é que teve mesmo a ideia e decidiu adquirir aquela viatura?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 2085
  • Recebeu: 1271 vez(es)
  • Enviou: 1417 vez(es)
  • +639/-790
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2667 em: Fevereiro 20, 2026, 06:50:04 pm »
Manutenção??!?!?
Reconfiguração de suspensões e alteração do sistema hidráulico de travagem não é manutenção.

O restante sim, devida a estas se encontrarem inoperacionais há anos, culpa à fraca qualidade dos componentes e má qualidade de construção da empresa espanhola!

Agora são cerca de 13 000 € por viatura para repor a operacionalidade em oficina civil.


Quem é que teve mesmo a ideia e decidiu adquirir aquela viatura?

Mas que viaturas são essas?? Ou de que tipo??? È que não estou de todo a ver....
Cumprimentos,
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13169
  • Recebeu: 3472 vez(es)
  • Enviou: 8033 vez(es)
  • +1461/-2796
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2668 em: Fevereiro 20, 2026, 06:59:12 pm »
É aquele cangalho que compraram para os paraquedistas.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5068.msg494997#msg494997
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 2085
  • Recebeu: 1271 vez(es)
  • Enviou: 1417 vez(es)
  • +639/-790
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2669 em: Fevereiro 20, 2026, 07:02:54 pm »
É aquele cangalho que compraram para os paraquedistas.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5068.msg494997#msg494997

OK, OK.... Obrigado!!! Uma excelente aquisição, sem dúvida!

 :G-beer2:
Cumprimentos,