Notícias do Exército Português

• 2485 Respostas
  • 892342 Visualizações
*

Yuri-znin

• 1
  • +0/-0
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #870 em: Novembro 13, 2012, 07:22:47 pm »
Uma missão de segurança pessoal com esta “tipologia”  tem sempre associada a segurança de instalações …. são duas componentes distintas mas que  estão intimamente ligadas como é óbvio de entender……
Mas a componente de  segurança das instalações tem de ser concebida  e executada  em função da componente de segurança pessoal…e não o contrário
......e isto já não foi tão óbvio para alguém que terá sentido algum desconforto (ou mau -estar como diz a notícia) com indicações dadas por quem  vê para além do óbvio…

Mas o mal-estar não é nada que  um  anti ácido não resolva…já o mau-estar não é bem assim!

Não quero ferir susceptibilidades nem diminuir o trabalho de ninguém, isto é só uma opinião …tão legítima como outra qualquer..
 :G-beer2:

*

typhonman

• Investigador
  • 5151
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 1665 vez(es)
  • +8550/-4173
« Responder #871 em: Novembro 13, 2012, 10:39:53 pm »
Caso vocês não tenham dado conta, e como são um pouco novos aqui no fórum, o utilizador Trafaria, sempre que pode, ATACA as Forças Armadas, sempre que há algum caso, sempre que existe alguma disputa, este senhor cai sempre sobre elas, como um leão cai sobre a sua presa.

Existe aí alguma coisa muito mal resolvida com a instituição militar, mas caramba, não é preciso estar sempre a achincalhar a IM, por tudo e por nada, quando nas forças policiais é só casos a aparecer nas notícias todos os dias.

Eu nem militar sou, nem nunca fui, mas esta sua sintomática anti-Instituição Militar já chateia.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #872 em: Novembro 14, 2012, 12:13:52 am »
Citação de: "Trafaria"
Aceito que discorde daquilo que eu disse tal como você discordaria obrigatoriamente da minha opinião sobre qualquer aspecto técnico de artilharia, travões de aviões, culatras de morteiros... etc...  :D

Na questão do Forte de S. Julião já pariticipei em mais que uma cerimónia militar no local, a última até foi no tempo do ex-PM e nunca se pós esta questão da subordinação a este ou àquele. Após os portões de entrada estava a casa da guarda com os soldados da PE todos aperaltados de capacete branco como figuras presentes no controlo de acessos (como se percebeu  nas imagens desta vez até estavam de lança nas entradas do edificio) e nessas alturas era sempre a psp através do csp a garantir a segurança próxima das entidades e do espaço próximo do edificio. Nada mais linear e simples.
De referir que o Forte de S. Julião é também a residência oficial do MDN, de que este pode usufruir caso o entenda, coisa que o atual prescindiu mas o Dr. Paulo Portas aproveitou.
Fora dos periodos festivos de recepção de entidades estrangeiras a segurança do forte e o controlo de acessos é da inteira responsabilidade de um destacamento da PE.
Tudo normal, o que aconteceu foi que simplesmente um jornalista lá fisgou umas dicas, construiu uma "noticia" e pimbas o pessoal comentou.

Caso não se saiba ainda há uma articulação entre as forças armadas, forças policiais e serviços de segurança e todas as visitas de entidades seja estrangeiras ou nacionais, tendo em conta nn variáveis são atribuidos graus de ameaça, aos quais estão padronizados procedimentos e acções, efetivos no terreno e regras de empenhamento.
Quando existem deslocações de membros do governo a instalações militares dependendo do tipo de visita há em alguns casos visitas de pré-inspecção para coordenar procedimentos porque até o allmighty CSP tem d ter uma noção por onde se vai deslocar com a comitiva e são articulados todos os detalhes de segurança.
As unidades militares têm especificidades proprias são seguras mas por fatores de risco analisados são incrementadas medidas, mas realmente o CSP faz muito show off também, porque carga de água entram nas unidades militares e andam sempre colados aos ministros? numa linguagem com algo de vernáculo: "quem tem cu tem medo" e quando as decisões são impopulares o colarinho da gravata as vezes aperta.
Quando o PR ou PM ou MAI visitam as unidades de policia também não há um incremento de segurança? Não tem a ver com o que foi ou com o que é ou deixa de ser.
Não há aqui quesilias, há diferentes opiniões sobre a mesma temática.
Um abraço
Raphael

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12949
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1989
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #873 em: Novembro 14, 2012, 12:15:04 am »
Concordo plenamente com o Yuri-znin. Finalmente uma opinião sensata! Bem vindo ao fórum.

Quanto ao forista Trafaria (o qual tenho grande estima pela sua participação no FD)  alguma coisa ficou "atravessada" em relação à IM.  :roll: Qual foi o problema afinal?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

typhonman

• Investigador
  • 5151
  • +8550/-4173
« Responder #874 em: Novembro 14, 2012, 12:18:15 am »
Citação de: "HSMW"
Concordo plenamente com o Yuri-znin. Finalmente uma opinião sensata! Bem vindo ao fórum.

Quanto ao forista Trafaria (o qual tenho grande estima pela sua participação no FD)  alguma coisa ficou "atravessada" em relação à IM.  :roll: Qual foi o problema afinal?

Eu também gostava de saber.

Há uns tempos atrás, andava um imbecil pelo FB a criticar cada notícia que saia sobre a FAP, por acaso ( o senhor esqueceu-se de activar as definições de privacidade da rede social), consegui ver que tinha sido um ex-militar da FAP que esteve em RC. E por algum motivo ? ( FIM DE CONTRATO ? ) andava a espancar o nome da FAP pela net, até que lhe descobri a careca.

Trafaria, diga lá o que se passou consigo homem.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #875 em: Novembro 14, 2012, 12:31:43 am »
Citação de: "raphael"
Quando existem deslocações de membros do governo a instalações militares dependendo do tipo de visita há em alguns casos visitas de pré-inspecção para coordenar procedimentos porque até o allmighty CSP tem d ter uma noção por onde se vai deslocar com a comitiva e são articulados todos os detalhes de segurança.
As unidades militares têm especificidades proprias são seguras mas por fatores de risco analisados são incrementadas medidas, mas realmente o CSP faz muito show off também, porque carga de água entram nas unidades militares e andam sempre colados aos ministros? numa linguagem com algo de vernáculo: "quem tem cu tem medo" e quando as decisões são impopulares o colarinho da gravata as vezes aperta.
Quando o PR ou PM ou MAI visitam as unidades de policia também não há um incremento de segurança? Não tem a ver com o que foi ou com o que é ou deixa de ser.
Não há aqui quesilias, há diferentes opiniões sobre a mesma temática.

Era mais ou menos a ideia que eu imaginava, que deve haver contactos entra a segurança dos politicos e a segurança das unidades militares. pode ser necessário ajustamentos aos procedimentos normais. Mas como não é a minha área não me arrisquei muito, mas estava lá perto :G-beer2: .

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #876 em: Novembro 14, 2012, 12:36:45 am »
Só um aparte o atual MDN também usufrui do Forte como residencia oficial ( e habitual)...bom mas se já tem tudo à disposição porque carga de água recebia aquele subsidio de deslocamento para alojamento?? O MAI pelo menos dá-lhe uso, ali para os lados da expo.
Um abraço
Raphael

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #877 em: Novembro 14, 2012, 01:58:40 pm »
Já malharam tudo e todos no anti-militarista recalcado que é o Trafaria ou é melhor esperar mais um pouco?  :D
::..Trafaria..::

*

typhonman

• Investigador
  • 5151
  • +8550/-4173
« Responder #878 em: Novembro 14, 2012, 04:04:06 pm »
Eu já disse tudo o que tinha a dizer.. :G-beer2:

*

saojorgexercito

• Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #879 em: Novembro 15, 2012, 01:39:05 pm »
Eu sou Anti-militarista. http://pt.wikipedia.org/wiki/Militarismo

Não sou Anti-militar.

Também não sou Anti-Forças de Segurança, apesar de já ter aturado incorrecções dalguns burgessos da GNR e da PSP. Nenhuma instituição tem em regime de exclusividade broncos, incompetentes e ressabiados, nomeadamente as Forças Armadas. :D
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • Recebeu: 4263 vez(es)
  • Enviou: 3012 vez(es)
  • +3125/-4569
« Responder #880 em: Janeiro 15, 2013, 04:59:45 pm »
Portugal vai reduzir contingente militar no Afeganistão já a partir de Outubro

O ministro da Defesa português, perante o secretário da Defesa norte-americano, afirmou que Portugal vai reduzir o contingente militar no Afeganistão já a partir de outubro.

:arrow: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portuga ... id=2994508
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #881 em: Janeiro 25, 2013, 04:46:15 pm »
Já me tinha esquecido deste tópico.  :D
Tenho que reler tudo novamente...

Meus caros profissionais das FA. A tropa foi para mim uma fase passageira da minha vida como o terá sido para milhões de portugueses. No geral pouco tenho a dizer ou a acrescentar ao que por aqui fui escrevendo ao longo dos anos... mas tenho memórias, todas boas, de pequenos pormenores e de bons momentos lá vividos.
Uma tropa normalíssima, sem castigos nem porradas e com um louvorzeco de merda pelo meio que nunca pedi, nunca esperei e nem sei de onde saiu... portanto tudo normal.

Agora estranho é que os profissionais me venham perguntar que problemas tenho eu com essa instituiçao. É suposto ter tido problemas? Não pode um simples praça ter um juizo critico?
Mas a tropa recusa-se a evoluir, é?
::..Trafaria..::

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25783
  • Recebeu: 3427 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1765/-1717
« Responder #882 em: Fevereiro 06, 2013, 08:42:24 pm »
Portugal envia sete militares para missão europeia no Mali

O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu hoje parecer favorável à proposta do Governo para as Forças Nacionais Destacadas (FND) em 2013, que inclui o envio de sete militares para a missão da União Europeia no Mali. "O Conselho foi informado sobre a situação das FND actualmente em missões de paz no exterior, após o que analisou e deu parecer favorável à proposta do Governo sobre as missões a desempenhar durante o ano de 2013", afirmou o major-general Goulão de Melo, ao ler o comunicado final do CSDN.

O CSDN, órgão consultivo do Presidente da República, esteve hoje reunido durante cerca de uma hora no Palácio de Belém.

O comunicado do CSDN refere que "de uma maneira geral, mantêm-se os destacamentos das forças" portuguesas no estrangeiro, salvo "algumas adaptações, em particular no Afeganistão, reflexo da preparação do final da missão da Força de Assistência à Segurança, prevista para o final" de 2014.

O documento aponta ainda "o destacamento de sete militares para integrarem a missão de treino da União Europeia na República do Mali, com a duração prevista de um ano e meio".

Ainda este ano, Portugal assumirá também, "mais uma vez, através dos meios da Armada, o comando, durante quatro meses, da operação Atalanta, que a União Europeia desenvolve para garantia da segurança do trânsito marítimo no Oceano Índico".

"Do conjunto de todas as missões resulta uma redução dos efectivos a empenhar", conclui o comunicado.

Lusa

*

jurista

• Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #883 em: Fevereiro 06, 2013, 09:56:38 pm »
A Oeste nada de novo... pelo menos não significativo.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12949
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1989
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #884 em: Fevereiro 09, 2013, 12:42:57 am »

No âmbito do intercâmbio entre as Forças Armadas Portuguesas e Belgas, a Brigada Mecanizada recebeu a missão de apoiar a realização do treino da Royal Military Academy belga, no período entre 23 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2013.

O destacamento belga é formado por 118 cadetes, enquadrados pelos respetivos instrutores e pessoal de apoio, totalizando um efetivo de 153 militares, entre os quais 1 Oficial General (Comandante do Destacamento), 5 Oficiais Superiores, 8 Oficiais Subalternos, 10 Sargentos e 11 Praças.

Alojados nas instalações da Valeira Alta, contando com o apoio logístico da Unidade de Apoio da Brigada Mecanizada (UnAp/BrigMec), os Cadetes belgas terão a oportunidade de desenvolver “treino básico em condições difíceis e ambiente austero, no âmbito da infantaria ligeira”. (Exército)

http://defesanacionalpt.blogspot.pt/201 ... reino.html

Belgas, Luxemburgueses e africanos das antigas colónias belgas.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."