A mensagem para mim é claríssima e choca-me, como português, ter que encarar o Brasil como um adversário.
Para mim isso é absolutamente contra-natura e por isso declaro, se fôr para defender este "portugal das europas", anão, mediocre, escravo e que rejeita a sua própria identidade a troco de dinheiro pago à custa da indepêndência, que serei um traidor.
Porque sou Português.
Este filme também para mim revela o porquê do aumento da fricção artificial entre Portugal e Brasil. Aliás, desde que um determinado grupelho que serve os interesses ingleses passou a ocupar o poder no Brasil desde o fim do Império e em Portugal, é que começaram a surgir estas divisões e conflitos, totalmente artificiais mas incentivados nas escolas de ambos os lados e na comunicação social (centros de propaganda)
Como sempre é preciso estar atento para não alimentar inimizades totalmente artificiais por causas menores empoladas pelos senhores da propaganda que servem todos os interesses menos os de Portugal, como aliás se vê agora à descarada.
É preciso tomar consciência do trabalho de subversão que tem vindo a ser feito há décadas com o objectivo de nos destruir como povo. Isso passa pela nossa memória (quem controla o passado controla o futuro).
Afinal, não vale a pena defender ou lutar por aquilo que não se conhece.