Boas pessoal!
O fórum tem estado animado

...
O que eu acho é que não podemos estar a comparar as provas da PSP com as da GNR (o que todos, inclusiver eu, temos andado a fazer).
1º) A PSP está a valorizar mais as provas físicas do q a GNR. Nota-se que valorizam mais a preparação física para futuros agentes.
2º) Ao contrário, parece-me a mim, que a GNR valoriza mais, numa primeira fase, os conhecimentos dos seus futuros praças.
3º) As problemáticas provas culturais. Já tive a curiosidade de dar uma espreitadela na prova modelo da PSP e realmente não é assim tão exigente como pensava, dado que pedem o 11º ano. Do que tenho estudado para as culturais da GNR, não foge muito à matéria abordada onde só exigem o 9º ano. Por isso, penso que o pessoal que tá a concorrer só para a PSP até se pode guiar pela matéria para a GNR que, na minha opinião, não vão ficar nada mal (e olhem que já tenho estudado bastante...).
Por este motivos, é que acho que não devemos comparar graus de dificuldades entre as provas de ingresso pois têm, visivelmente, exigências diferentes...
Apenas a minha opinião...
Bjinhux