Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 657616 Visualizações
*

AF16

• 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #420 em: Agosto 21, 2009, 10:16:21 pm »
Sim matematica tive claro, e adorava mesmo ingressar no curso de piloto mas como ja tive a ler em posts anteriores vai ser impossivel porque uso lentes de contacto, embora nao seja nada de grave...
 Administração aeronautica parece ser um trabalho de escritorio e queria estar mais conectado com os aviões já que nao posso realizar o meu sonho de pilotar um :wink:

*

fcp-girl

• 3
  • +0/-0
Ingresso em RHL por RC
« Responder #421 em: Agosto 23, 2009, 03:19:20 pm »
Olá a todos!
Inscrevi-me na FAP para a especilidade de RHL ou TPAA em RC, estando agora a aguardar a realização das provas de ingresso.

No entanto, encontro-me há já meses a treinar sozinha para as provas físicas, fazendo o melhor que posso, mas não tenho qualquer informação acerca dos restantes testes a realizar! O site esclarece sobre os testes físicos, mas fica muito áquem de explicar, de forma correcta, os restantes testes... Nomeadamente os psicotécnicos, de inglês e, particularmente, os de Direito para quem se candidada a essa função.

Peço, assim, ajuda e compreensão a quem já fez as provas e bem sabe da dificuldade das mesmas para que possa aqui dar algumas dicas, estrutura, duração, objecto dos testes a realizar...

Agradeço antecipadamente!

*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #422 em: Agosto 25, 2009, 10:21:04 pm »
Citação de: "allskin"
Citação de: "s0lb3rg"
Com saida lá fora, e com relativa facilidade pa entrar nos quadros:OPRDET,OPCART,OPMET, talvez sejam das mais dificeis,mas com certeza que são as melhores,para aquilo que pretendes.

E a nível das especialidades de manutenção?

Obrigado

Alguém me sabe ajudar?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3701 vez(es)
  • +967/-1098
(sem assunto)
« Responder #423 em: Agosto 26, 2009, 05:26:17 pm »
E a nível das especialidades de manutenção?

Para a vida civil, talvez mecânico de armamento (marme) seja a especialidade mais complicada, porque todas as outras especialidades tem equivalencias civis como se pode ver no site de recrutamento da Força Aérea, e marme não tem nenhuma, mas todas dão para ir para o QP.

MARME - Armamento e Equipamento
Saídas Profissionais previstas:
Ingresso no Quadro Permanente

MELECT - Electricidade
Ingresso no Quadro Permanente;  
Electricista de Instalações.

MELIAV - Electro-Aviónicos
Técnico de Manutenção de Aeronaves categoria B2*.

MELECA - Electrónica
Técnico de Electrónica de Computadores *;
Técnico de Electrónica de Telecomunicações *;
Técnico de Electrónica de Equipamentos de Som e Imagem *.

MMA - Material Aéreo
Técnico de Manutenção de Aeronaves categoria B1*.

MMT - Material Terrestre
Mecânico Auto *;
Reparador de Carroçarias *;
Pintor de Automóveis *;
Motorista de Veículos Ligeiros de Passageiros;
Motorista de Viaturas Pesadas de Mercadorias *;
Motorista de Viaturas Pesadas de Passageiros *;
Motorista de Transporte de Mercadorias Perigosas *.

* As saídas profissionais indicadas dependem da conclusão com aproveitamento dos percursos formativos respectivos.

*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #424 em: Agosto 26, 2009, 05:59:03 pm »
Exacto, eu estava mesmo era a falar depois a nível de vagas para o QP, a prioridade será sempre essa  :wink:

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #425 em: Agosto 26, 2009, 06:58:16 pm »
Olá a todos!
No seguimento das questões que estão a ser colocadas, gostaria de saber quais são as saídas profissionais para TOPS em RC. Especialmente se são abertas vagas para QP nesta especialidade e qual é, normalmente o número de vagas.

Muito obrigado

*

fcp-girl

• 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #426 em: Agosto 26, 2009, 08:37:09 pm »
Olá a todos!
Inscrevi-me na FAP para a especilidade de RHL ou TPAA em RC, estando agora a aguardar a realização das provas de ingresso.

No entanto, encontro-me há já meses a treinar sozinha para as provas físicas, fazendo o melhor que posso, mas não tenho qualquer informação acerca dos restantes testes a realizar! O site esclarece sobre os testes físicos, mas fica muito áquem de explicar, de forma correcta, os restantes testes... Nomeadamente os psicotécnicos, de inglês e, particularmente, os de Direito para quem se candidada a essa função.

Peço, assim, ajuda e compreensão a quem já fez as provas e bem sabe da dificuldade das mesmas para que possa aqui dar algumas dicas, estrutura, duração, objecto dos testes a realizar...

Agradeço antecipadamente!

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1098
(sem assunto)
« Responder #427 em: Agosto 27, 2009, 02:10:14 am »
Exacto, eu estava mesmo era a falar depois a nível de vagas para o QP, a prioridade será sempre essa  :wink:

Isso é relativo porque muda de ano para ano, mas para as especialidades de manutenção normalmente abre sempre "um bom numero" de vagas para o CFS/QP entre as 10 ou 15, MMA as vezes chega às 20 e mais que 20.

Eu aconselho é a ir para o que gostar, ou o que acha que gosta, pois na Força Aérea a regra é o pessoal ir para sargento para a mesma especialidade em que foi praça, por isso o importante escolher bem a especialidade de praça para não ser um frustrado o resto do tempo de militar.

Imagine que vai para electricista mas o que gostava mesmo era de ser mecanico de aviões, ou de carros, etc, vai passar 1 ano a estudar (aprox.) e 3 ou 4 anos a fazer uma coisa que não gosta, se não gosta não vai fazer com gosto, vai haver uma altura que vai fazer uma asneira e isso é meio caminho para não ir para o CFS. É que o chefe directo dos praças (quer seja sargento ou oficial) avalia periodicamente os seus subalternos, um praça mesmo que tenha as condições para concorrer ao CFS mas tenha uma má avaliação do chefe de serviço, pode ser eliminado do CFS logo à partida sem ter feito nenhuma prova.

*

allskin

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #428 em: Agosto 27, 2009, 02:58:52 am »
Citação de: "Lightning"
Exacto, eu estava mesmo era a falar depois a nível de vagas para o QP, a prioridade será sempre essa  :)

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #429 em: Agosto 27, 2009, 10:29:40 am »
Bom dia a todos!
Desculpem  a insistência mas ninguém me sabe dizer quais são as possibilidades de entrar para QP se entrar como Oficial em RC para TOPS???
Quais são as outras possibilidades de saídas profissionais??

Obrigado mais uma vez

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1098
(sem assunto)
« Responder #430 em: Agosto 27, 2009, 07:04:35 pm »
Citação de: "bdragon"
Bom dia a todos!
Desculpem  a insistência mas ninguém me sabe dizer quais são as possibilidades de entrar para QP se entrar como Oficial em RC para TOPS???
Quais são as outras possibilidades de saídas profissionais??

Obrigado mais uma vez

No site de recrutamento da Força Aérea não diz nada sobre isso nos cursos de oficiais RC...
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... &opcao=cfo

Talvez seja porque as pessoas que vão para o CFO/RC são licenciados, logo não precisam de se preocupar com a formação dada na Força Aérea pois já a tiveram na universidade.

Todos os oficiais RC podem concorrer para o CFO/QP independentemente da especialidade, o que vai interessar ai é qual é a licenciatura que possui, mas para ter informações de jeito o melhor é ligar para o Centro de Recrutamento da Força Aérea e perguntar porque é que essa informação não está disponivel no site porque para os cursos de praças está.

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #431 em: Agosto 27, 2009, 09:20:09 pm »
Muito obrigado pelo esclarecimento.
A minha questão foi exactamente porque nunca encontrei nenhuma informação sobre como depois de prestar serviço em CFO/RC passar para o QP. Semprei pensei que quando abrisse concurso interno para QP só pudesse concorrer para a especialidade com a qual se presta serviço em RC, já que a FAP dá uma formação complementar para se prestar o respectivo serviço... mas pelos vistos estou errado.

Muito obrigado pelo esclarecimento

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1098
(sem assunto)
« Responder #432 em: Agosto 27, 2009, 11:38:00 pm »
Citação de: "bdragon"
Muito obrigado pelo esclarecimento.
A minha questão foi exactamente porque nunca encontrei nenhuma informação sobre como depois de prestar serviço em CFO/RC passar para o QP. Semprei pensei que quando abrisse concurso interno para QP só pudesse concorrer para a especialidade com a qual se presta serviço em RC, já que a FAP dá uma formação complementar para se prestar o respectivo serviço... mas pelos vistos estou errado.

Muito obrigado pelo esclarecimento

Eu tenho poucos conhecimentos desse assunto em especifico e é sempre melhor ir tirar essas duvidas às entidades oficiais, mas sei de alguns casos de oficiais RC de uma especialidade que agora são oficiais QP de outra especialidade, mas cada caso é um caso.

Isso acontece porque, o concurso para oficiais QP é uma repetição do mesmo género do concurso para oficiais RC, só que com um menor numero de vagas, vou dar um exemplo de como penso que funciona:

No curso de oficial RC abrem 10 vagas para TMMT (técnico de manutenção de material terrestre), as 10 vagas são preenchidas por 5 jovens com a licenciatura de engenharia mecânica (penso que seja a licenciatura preferencial) e outros 5 com outra engenharia qualquer, estes 10 jovens vão ser todos oficiais RC da especialidade TMMT.

Ao fim de uns anos todos os 10 podem concorrer para oficial QP, abrem 3 vagas para TMMT (suposição) e concorrem todos (para TMMT e para outras especialidades, porque podem concorrer a 3 especialidades em simultaneo) mas é certo que para TMMT vão ser escolhidos 3 dos 5 que são engenheiros mecânicos os outros 7, passaram para outra especialidade qualquer que tenham colocado em 2ª ou 3ª opção.

PS: Neste suposto caso nem estou a incluir oficiais RC que não entraram no QP na primeira oportunidade e estão a fazer uma segunda tentativa no ano seguinte, nem estou a incluir sargentos e praças que também podem concorrer para oficial QP, estou-me só a restringir ao universo dos "10 oficiais TMMT iniciais" para tentar não complicar a explicação.

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #433 em: Agosto 28, 2009, 06:22:57 pm »
Obrigado pelo escarecimento... realmente não fazia a mínima ideia de como funcionavam os concursos para QP.

Mais uma vez muito obrigado

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #434 em: Agosto 30, 2009, 02:15:17 pm »
Das poucas saídas que MARME dá para a vida civil é abrir o próprio negócio de venda de armas.