Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1334909 Visualizações
*

joao-burgueta

• 27
  • +0/-0
Provas Técnicas
« Responder #4065 em: Fevereiro 13, 2012, 11:20:05 pm »
Boa noite já foi a inspecção a um ano atrás e agora estava a pensar inscrever no exercito mas surguiu me umas dúvidas.
1º Tenho 1,63 de altura e peso 51 KG. será que aceitao o meu peso?
2º Sou de Viseu para fazer as provas Iniciais tenho de ir ao Porto?
Obrigado

*

Jonathan

• 39
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #4066 em: Fevereiro 14, 2012, 01:50:50 pm »
Pessoal, as finanças deixaram as forças armadas abrir as incorporaçoes  :D
Finalmente vamos começar a ser chamados para sermos incorporados! Pena que são só para 4 mil militares.. mas nao faço a minima que os que esperam serao mais ou menos que 4 mil..

*

DiogoAA

• 52
  • +0/-0
« Responder #4067 em: Fevereiro 14, 2012, 03:27:28 pm »
onde tiveste acesso á essa informação...isso é bom, eu ainda nem prestei provas estou a aguardar desde o inicio de dezembro, espero que me chamem para prestar provas agora, já era um bom sinal para mim :D

deve ser mais ao menos esse o numero (4 mil ) que aguardam incorporação, pois o sargento que estava na loja de recrutamente na hora/data (dezembro) que entreguei o ingresso disse que estavam cerca de 2500 pessoas a aguardar.

*

Jonathan

• 39
  • +0/-0
« Responder #4068 em: Fevereiro 14, 2012, 03:34:49 pm »
Vi nas noticias, o ministro da defesa falou que iam entrar 4 mil novos militares durante este ano
Em relaçao as provas é que ja nao sei.. mas tambem devem começar novamente, pois so as congelaram porque ja tava bastantas pessoas a espera para incorporar

*

JoséM

• 2
  • +0/-0
« Responder #4069 em: Fevereiro 14, 2012, 04:35:17 pm »
Boas pessoal,  

algum de vocês tem conhecimento de alguém que tenha entrado no exército como oficial através do RC/RV e tenha ingressado nos QP no fim do contrato? Eu sei que o meio de ingresso nos QP do exército é a Academia Militar mas tenho um colega no trabalho que já esteve no exército a RC e diz que também é possível entrar nos QP através do regime de contrato e o próprio regulamento do regime RC fala nessa possibilidade.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #4070 em: Fevereiro 14, 2012, 04:59:42 pm »
Além dos cursos superiores propriamente ditos (Mestrados Integrados), na Academia Militar também são dados os ETM - Estágios Técnicos Militares (de menor duração do que os Mestrados), mas isso destina-se apenas a candidatos (civis ou militares) já licenciados/mestres com cursos muito específicos: Medicina (incluíndo M. Dentária e M. Veterniária), Juristas, Psicólogos e Serviço Religioso (Teologia)...Para Oficiais não há outra hipótese.

Sem ser Oficiais, também existem os Sargentos do Quadro Permanente, com o curso (não-superior) da Escola de Sargentos do Exército ou os Bachareis/Licenciados da Escola Superior de Saúde Militar, Enfermeiros ou Técnicos de Diagnóstico.

*

JoséM

• 2
  • +0/-0
« Responder #4071 em: Fevereiro 14, 2012, 10:22:08 pm »
Exacto, essa era a ideia que eu tinha mas o tal colega disse-me que se o exército necessitar de ti lá por mais tempo que o limite máximo que o RC permite tu podes ingressar nos QP através de um concurso interno. Isto é mesmo assim?

Já agora, para os ETM é possível pedirem alguém com uma licenciatura em humanidades como História por exemplo? Eu sei que há uns anos atrás pediram em RC pessoal licenciado em história...

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #4072 em: Fevereiro 15, 2012, 12:34:00 am »
Isso é tangas mal contadas. O que diz o EMFAR-Estututo dos Militares das Forças Armadas:
http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ofinal.pdf

Artigo 236.º
Ingresso nas armas e serviços
1 - O ingresso nas diferentes armas e serviços do Exército faz-se no posto de alferes
de entre alunos que obtenham  a licenciatura [actualmente deve ler-se Mestrado Integrado] na Academia Militar, ordenados por cursos e, dentro de cada curso, pelas classificações nele obtidas.  

2 - O ingresso nos quadros especiais de juristas e de técnico superior de apoio faz-se,
por concurso, no posto de alferes, de entre licenciados e após conclusão, com aproveitamento, do respectivo curso ou tirocínio, de acordo com o estabelecido em portaria do MDN.  

3 - Os candidatos admitidos ao abrigo do número anterior frequentam os cursos ou tirocínios graduados no posto de alferes.  

4 - O ingresso nos quadros técnicos, previsto na alínea c) do n.º 1 do Artigo 235.º,
faz-se no posto de alferes de entre militares que:  
a) Obtenham o bacharelato na Escola Superior Politécnica do Exército (ESPE) [actualmente deve ler-se licenciatura no Departamento Politécnico da Academia Militar], ordenados por cursos e, dentro de cada curso, pelas classificações nele obtidas;  
b) Possuam curso com o grau de bacharelato ou equivalente e completem o respectivo curso ou tirocínio para oficial, ordenados consoante a média ponderada das classificações obtidas no bacharelato ou equivalente e no curso de formação ou
tirocínio.  

5 - O processo de admissão aos cursos  ou tirocínios para ingresso nos quadros mencionados nos n.os 2 e 4 é regulado por diploma próprio.  

História? Não me parece...Os Oficiais que se dedicam à investigação e ensino em História Militar ou são "auto-didactas" ou então os cursos e graus académicos em História surgem como formação complementar à formação militar de base (i.e. "velhas" Licenciaturas, "novos" Mestrados Integrados da Academia Militar)

« Responder #4073 em: Fevereiro 15, 2012, 10:32:04 pm »
Sim, chamaram e ja as fiz ;)

*

pipo

• 30
  • +0/-0
« Responder #4074 em: Fevereiro 16, 2012, 12:24:16 pm »
Citação de: "PatriciaMagalhaes"

Mas fizeste-as quando?
Eu ouvi dizer que não se realizam provas de admissão desde Novembro.

*

DiogoAA

• 52
  • +0/-0
« Responder #4075 em: Fevereiro 16, 2012, 12:25:20 pm »
Citação de: "PatriciaMagalhaes"

desculpa a pergunta, mas quando te inscreveste ? só para ter um ideia da espera ou tempo médio !

boa sorte com isso !

« Responder #4076 em: Fevereiro 16, 2012, 10:32:51 pm »
Fiz na terça...E fiz a candidatura em Setembro... !

*

DiogoAA

• 52
  • +0/-0
« Responder #4077 em: Fevereiro 17, 2012, 11:05:08 am »
obrigado !! :D)

Bem haja

*

pipo

• 30
  • +0/-0
« Responder #4078 em: Fevereiro 17, 2012, 12:58:33 pm »
Citação de: "DiogoAA"
obrigado !! :D)

Bem haja

Eu posso ajudar-te mais ou menos a teres noção. Eu estou à espera para incorporar desde Novembro e sei que há pessoal aqui que está à espera desde Junho.
Mas é um bom sinal terem sido feitas provas! Quer dizer que aquilo dos 4,000 militares é mesmo verdade! Veremos se estou entre esses.
Boa sorte a todos  :D

*

DiogoAA

• 52
  • +0/-0
« Responder #4079 em: Fevereiro 17, 2012, 04:42:34 pm »
mas eu nem as provas fiz :S ... espero mesmo receber a carta no próximo mês (oh mesmo este :roll: