agradeço pela resposta completa desde já mas ainda fiquei com algumas questoes
Para integrar a Escola de Sargentos preciso de fazer primeiro a recruta básica? ou necessito apenas do 12º ano?
Isto é uma pergunta que fizeram e não tenho bem a certeza.
Para entrares como Sargento dos QP através da Escola de Sargentos precisas apenas do 12º ano completo. No entanto, pelo conhecimento que tenho, tens que ter um ano completo de serviço no Exército como Praça ou Sargento. Ou seja, candidatavas-te agora como Praça, fazias um ano de serviço completo e depois candidatavas-te à Escola de Sargentos para o QP.
Mas (isto é apenas um mas) também já ouvi falar de pessoas que se candidatam como civis. Nesse aspecto aconselho-te a enviares um e-mail ao centro de recrutamento a perguntar melhor, porque foi só um "ouvi dizer" e não consigo encontrar essa informação concretamente.
E quais sao as diferenças entre a E.S. e a Academia Militar? para te ser sincero, (modestias a parte) apesar de ser inteligente e ser bom aluno, continuar a aprofundar os estudos na A.M. nao me cativa muito! o que quero perguntar é se a E.S. e a A.M. sao semelhantes academicamente
Não são. A Academia Militar dá-te uma licenciatura, a qual também te dá equivalência a um curso do civil. Ou seja, sais da A.M. és licenciado. No caso da E.S. não (penso que excepto os Enfermeiros, e coisas do género), pelo menos é essa a ideia que tenho. Quem sai da Academia Militar é Oficial, quem sai da Escola de Sargentos é Sargento. Em termos Hierárquicos um Oficial é superior a um Sargento, pelo que tem outras responsabilidades, e como é óbvio, um Oficial irá ganhar bem mais que um Sargento.
quanto as eventuais provas fisicas creio estar apto na altura; tenho mais receio das outras provas que desconheço, poderas informar me sobre elas?
Ora bem, para Praças:
http://www.exercito.pt/recrutamento/provas_fisicas.htmlPara Sargentos:
http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.p ... isicas.htmPara a Academia Militar:
http://www.academiamilitar.pt/prova-de- ... isica.htmlPara além das provas físicas, há as provas psicotécnicas (provas de lógica, matemática, português, tipo aquelas provas de testes de QI, provas de coordenação, psicologia de grupos, etc) e as provas médicas (para ver se não tens problemas de saúde que possam impedir-te de seres militar).
E uma ultima questao, acabando a E.S. poderei servir Portugal no estrangeiro? (é o meu principal objectivo)
Mt obrigado
É assim... isso depende muito do que eles precisam. Na sua base, claro que sim. Eles precisam de Sargentos no exterior a servir nas missões. No entanto há sempre um número limitado, e nem todas as especialidades vão. As que têm maior probabilidade são, como eu disse, os que são das Tropas Especiais (Comandos, Operações Especiais e Paraquedistas, com mais probabilidade os dois primeiros).
Honestamente estes são os que se ouvem mais. Depois claro está, médicos, enfermeiros. Depois, suponho que tenham também alguns elementos de cavalaria e alguns de infantaria, mas esses ouve-se falar menos e possivelmente são em menor número.
A questão é que tens que pensar bem no que queres fazer, para depois escolheres e não saires desiludido de lá.
Seja qual a tua opção, treina muito bem as provas físicas, sobretudo aquelas que envolvem a componente de decisão, como o pórtico, a vala e o muro. Muitos vão lá com a mania que são grandes atletas (e até o são), depois no momento errado têm uma quebra de confiança ou medo ou indecisão e falham (basta um segundo no momento em que vais saltar ou que estás em cima do pórtico para estragar tudo).