Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1333845 Visualizações
*

Linkxx

• 187
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1410 em: Maio 06, 2009, 10:04:22 pm »
Citação de: "Xô Valente"
Penso que para chegar a sargento-mor é um pouco difícil, pois acho que só mesmo por vagas...
Além do mais penso que os sargentos podem subir para oficiais técnicos, mas também não muito sobre isso.
Aliás, alguém pode falar melhor acerca dos oficiais técnicos?
Cumprimentos.

Oficiais técnicos ? Penso que isso é no exercito brasileiro ..
--------- PTnet @mIRC -> Canal das Forças de segurança ->#Policia

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #1411 em: Maio 06, 2009, 10:09:42 pm »
Citação de: "Linkxx"
Penso que para chegar a sargento-mor é um pouco difícil, pois acho que só mesmo por vagas...
Além do mais penso que os sargentos podem subir para oficiais técnicos, mas também não muito sobre isso.
Cumprimentos.

Existia, mas estão em extinção progressiva...portanto vamos passar a ter Sargentos Licenciados que nunca serão Oficiais. Com o processo de Bolonha o acesso a Oficial passará a ter como habilitações minímas o Grau de Mestre.

Quadros Técnicos:
Exploração de Transmissões (TEXPTM)
Manutenção de Transmissões (TMANTM)
Manutenção de Material (TMANMAT)
Pessoal e Secretariado (TPESSECR)
Transportes (TTRANS)
Enfermagem, Diagnóstico e Terapêutica (TEDT)

Ver ainda Artigos 235.º e 236.º do EMFAR
 :arrow: http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ofinal.pdf

*

Linkxx

• 187
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1412 em: Maio 06, 2009, 10:12:24 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Linkxx"
Cumprimentos.

Existia, mas estão em extinção progressiva...portanto vamos passar a ter Sargentos Licenciados que nunca serão Oficiais. Com o processo de Bolonha o acesso a Oficial passará a ter como habilitações minímas o Grau de Mestre.

Quadros Técnicos:
Exploração de Transmissões (TEXPTM)
Manutenção de Transmissões (TMANTM)
Manutenção de Material (TMANMAT)
Pessoal e Secretariado (TPESSECR)
Transportes (TTRANS)
Enfermagem, Diagnóstico e Terapêutica (TEDT)

Ver ainda Artigos 235.º e 236.º do EMFAR
 :arrow: http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ofinal.pdf

Isso assusta-me , mas por enquanto se entrar agora no exercito ainda vai dar para concorrer à ESE com o 12º ano , certo ?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #1413 em: Maio 06, 2009, 10:21:32 pm »
É dificil saber...basta lembrar que os concursos mais recentes para Sargento RC pedem frequência universitária e alguns pediam mesmo Bacharelato...agora até que ponto isso irá ser alargado ao concurso da ESE para o QP :?:

De qualquer maneira, o que eu queria dizer é que provavelmente teremos a médio prazo duas "sub-carreiras" de Sargento. O Sargento "tradicional" adjunto de um Oficial (Sargento-Ajudante adjunto de comandante de Companhia - Capitão, Sargento-Mor adjunto de comandante de Regimento - Coronel, etc.) e o Sargento "técnico" bacharel ou licenciado, "substituto" dos tais Oficiais Técnicos...

Em resumo, trata-se de uma reforma em curso, com bastantes aspectos em aberto...

*

Linkxx

• 187
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1414 em: Maio 06, 2009, 10:29:53 pm »
É dificil saber...basta lembrar que os concursos mais recentes para Sargento RC pedem frequência universitária e alguns pediam mesmo Bacharelato...agora até que ponto isso irá ser alargado ao concurso da ESE para o QP :?:

De qualquer maneira, o que eu queria dizer é que provavelmente teremos a médio prazo duas "sub-carreiras" de Sargento. O Sargento "tradicional" adjunto de um Oficial (Sargento-Ajudante adjunto de comandante de Companhia - Capitão, Sargento-Mor adjunto de comandante de Regimento - Coronel, etc.) e o Sargento "técnico" bacharel ou licenciado, "substituto" dos tais Oficiais Técnicos...

Em resumo, trata-se de uma reforma em curso, com bastantes aspectos em aberto...

Percebo..mas o que dirias a alguem que quer entrar no exercito com objectivo de concorrer à ESE e depois não poder por haver essa tal alteração ? É que há uma grande diferença entre Exercito Quadros Permanentes e Exercito em regime de contracto..

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #1415 em: Maio 06, 2009, 10:53:50 pm »
Quem sou eu para dar conselhos...de qualquer maneira o Exército (e os outros ramos) poderão optar por uma solução "mista" ou "transitória", pedir o 12.º ano como requisito mínimo, mas darem preferência/prioridade a quem tenha frequência universitária/bacharelato/licenciatura  :?: De qualquer maneira, actualmente, no caso do RC convém lembrar que as Praças RC com o 12.º ano e um ano de serviço podem concorrer a Sargento RC sem ter a tal frequência universitária/bacharelato/licenciatura.

Mesmo em relação aos tais Sargentos "Técnicos" Bacharéis ou Licenciados, prevê-se que os mesmos possam realizar esses cursos a meio da carreira (na Academia Militar-Departamento de Ensino Politécnico ou mesmo em determinadas universidades civis com que se realizem protocolos) e não propriamente transformar a ESE num estabelecimento de ensino superior...

*

Linkxx

• 187
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1416 em: Maio 06, 2009, 11:06:29 pm »
Quem sou eu para dar conselhos...de qualquer maneira o Exército (e os outros ramos) poderão optar por uma solução "mista" ou "transitória", pedir o 12.º ano como requisito mínimo, mas darem preferência/prioridade a quem tenha frequência universitária/bacharelato/licenciatura  :?: De qualquer maneira, actualmente, no caso do RC convém lembrar que as Praças RC com o 12.º ano e um ano de serviço podem concorrer a Sargento RC sem ter a tal frequência universitária/bacharelato/licenciatura.

Mesmo em relação aos tais Sargentos "Técnicos" Bacharéis ou Licenciados, prevê-se que os mesmos possam realizar esses cursos a meio da carreira (na Academia Militar-Departamento de Ensino Politécnico ou mesmo em determinadas universidades civis com que se realizem protocolos) e não propriamente transformar a ESE num estabelecimento de ensino superior...

Sim isso eu sei , eu frequento o ensino superior e vou agora concorrer à classe de Sargentos RC , mas depois para a ESE é só passado 1 ano de serviço ? ou 2 ? Desculpa estar a fazer tanta pergunta, mais uma vez obrigado.cumprimentos

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3334 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1225/-2043
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #1417 em: Maio 06, 2009, 11:06:50 pm »

Como acontece actualmente, com os Sargentos de SMat e TMS e TMS da GNR que fazem a sua formação nos Instituto Militar dos Pupilos do Exército em vez de ser no Entroncamento ou em Paço de arcos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

choldwing

• 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1418 em: Maio 06, 2009, 11:16:06 pm »
Boas ! Alguem me podia tirar uma duvida! Relativamente à formaçao de oficiais da GNR na academia militar, a formaçao militar da GNR é a mesma do Exercito?

Alguem sabe quais dao as medias de quem entrou para oficial da GNR??

cumps

*

xzayne

• 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1419 em: Maio 07, 2009, 09:50:23 am »
boas ppl.

então, um sargento-mor em média não recebe mais de 2000.
Quais são os suplementos que se recebem além do ordenado fixo?

edit: consultem este link: http://mpmendespt.blogspot.com/2008/11/ ... s-das.html
edit: encontrei também este: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 159D5FD506

Então, após chegar a sargento-mor tem de se parar e não se pode subir mais a menos que se tenha frequencia do ensino unversitário? Alguém que esteja bem dentro do assunto?

Obrigado,
André Costa

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1420 em: Maio 07, 2009, 10:44:57 am »
Sargento-Mor receber quase como Coronel  :wink:

e sim,chegando a Mor não sobe mais,mesmo que tenha licenciaturas etc...etc...etc...para isso teriam de ir para o Politécnico Superior do Exército 2 anos para serem os chamados "Sapos" que são os Oficiais que eram Sargentos e poucos chegam a Major,pois a maior parte não chega a ter tempo nem antiguidade para subir de Capitão,e para esse ingresso tem que se ser 1ºSargento para puder ir para o Politécnico Superior,se não fôr como 1ºSar já não pode ir,pois além de terem idade máxima,tem uma série de condições de ingresso  :wink:

*

xzayne

• 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1421 em: Maio 07, 2009, 02:51:58 pm »
Boas,
Chegaste a ler?
Ou agora ando tudo por aí a escrever coisas à toa, até no correio da manhã?

De qualquer das formas, obrigado pela tua opinião camarada.
Mais alguém que possa comentar acerca disso e que tenha fontes fiáveis?

Cumps
André

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1422 em: Maio 07, 2009, 05:09:22 pm »
Correios da Manhã,Diários de Noticias,blá...blá...blá...whiskas saquetas...blá...blá...blá...querem é mediatismos e não sabem do que escrevem  :wink:  mas percebo,que para quem desconheçe acredite...

*

MSP

• 1
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1423 em: Maio 07, 2009, 08:02:58 pm »
Olá!

Estou a pensar concorrer para o CFS/RC (sou civil) por que gostava de passar pela vida militar mas tenho uma dúvida, a qual vou tentar esclarecer através do Centro de Recrutamento mas que gostaria entretanto de ter a vossa opinião e até pode ser que alguém possa estar por dentro e me esclareça.
Caso seja admitido ao CFS/RC o contrato são de 2 anos no mínimo mas imagine-se que abre concurso para a GNR ou PSP entretanto, ainda mesmo durante a IMB ou já depois passado uns meses de contrato. Posso concorrer à vontade? Se sim no caso de entrar para a GNR ou PSP ainda antes de ter terminado o contrato CFS/RC serei obrigado a indeminizar o Exército?

Grato pela atenção.

Cumprimentos! Marco

*

Linkxx

• 187
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1424 em: Maio 08, 2009, 06:03:30 pm »
Citação de: "MSP"
Olá!

Estou a pensar concorrer para o CFS/RC (sou civil) por que gostava de passar pela vida militar mas tenho uma dúvida, a qual vou tentar esclarecer através do Centro de Recrutamento mas que gostaria entretanto de ter a vossa opinião e até pode ser que alguém possa estar por dentro e me esclareça.
Caso seja admitido ao CFS/RC o contrato são de 2 anos no mínimo mas imagine-se que abre concurso para a GNR ou PSP entretanto, ainda mesmo durante a IMB ou já depois passado uns meses de contrato. Posso concorrer à vontade? Se sim no caso de entrar para a GNR ou PSP ainda antes de ter terminado o contrato CFS/RC serei obrigado a indeminizar o Exército?

Grato pela atenção.

Cumprimentos! Marco

Boas , Tenho a mesma duvida que tu , isto é estou a pensar no mesmo , também sou civil também vou concorrer ao CFS , mas também queria concorrer à PSP e GNR , mas dou preferência à PSP e GNR , pelo que , tal como tu disseste e bem , o contracto são de 2 anos , e os concursos para PSP e GNR também estão previstos para abrir entretanto acontece que só saberas se entras ou não em qq um deles lá para Dezembro , caso passes em todas as provas e enquanto no CFS em julho já deves saber e a Incorporação é em principios de Agosto .. Acontece também que só assinas o contracto depois das primeiras 4 semanas de recruta se não estou em erro ou seja .. Setembro.. por isso caso depois queiras sair do exercito para ingressar nas forças de segurança ( caso entres ) vais ter de pagar uma indeminização.. mas informa-te melhor no centro de recrutamento e depois comunica aqui , ficaria agradecido.. Já agora és de onde ? E estas a tirar o quê no ensino superior? Abraço.