Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1331503 Visualizações
*

fabio_lopes

• 204
  • +0/-0
duvida
« Responder #630 em: Setembro 22, 2008, 09:35:39 pm »
alguem sabe explicar no que conssiste o curso de formaçao de sargentos?
descrevendo -o. o que se estuda? se tem digamos exercicios fisicos?
Tudo por aquilo que sonho...

tratem me por tu sff

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
Re: duvida
« Responder #631 em: Setembro 22, 2008, 10:11:49 pm »
Citação de: "mawukukito"
alguem sabe explicar no que conssiste o curso de formaçao de sargentos?
descrevendo -o. o que se estuda? se tem digamos exercicios fisicos?

O plano de estudos do CFS é bastante claro, apesar de não entrar em detalhes:

:arrow: http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.p ... do_CFS.pdf

*

Leg

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #632 em: Setembro 22, 2008, 11:39:36 pm »
Citação de: "flavio"
4- Ando no 2º Ano da Faculdade ( começou a pouco ) depois de acabar o curso de CTOE poderei prosseguir por hipótese o meu curso no exército? ( Eng Electrotécnica )

5- Quando saímos formados como sargentos para o QP somos 2º Furriel? Furriel? ou 2º Sargento?

Desde já Obrigado...

4-Não poderás prosseguir a licenciatura que começaste a tirar cá fora

5-Quando acabar-mos o curso de formaçção de Sargentos (que dura dois anos) ficamos com o posto de 2ºSargento

Vou prestar provas para infantaria mecanizada para outubro e estes dois tópicos foram aqueles que eu te soube responder (sem pesquisa).Mas já vi a informação a todas as tuas perguntas aqui pelo forum.É uma questão de procurares :)

Cumprimentos,
Flávio Trindade

Muito Obrigado pela ajuda fico a espera de mais opiniões e respostas as perguntas que coloquei...para também tentar decidir melhor..

Cumprimentos!!!

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • Recebeu: 2584 vez(es)
  • Enviou: 3749 vez(es)
  • +972/-1107
(sem assunto)
« Responder #633 em: Setembro 23, 2008, 11:32:04 am »
Citação de: "Leg"
1- Qual a idade limite para entrar para os CTOE ( "Rangers" )?

É a mesma idade que para entrar para qualquer outra especialidade do Exército, depende é da classe a que você quer concorrer, para praça, para sargento ou para oficial (para esta penso tem que ser licenciado) tudo em regime de contracto.

2- Qual a melhor possibilidade de carreira depois de acabar o curso de CTOE?

O CTOE é uma unidade (ou quartel para visualizar melhor) não é um curso, no CTOE há vários cursos como curso o curso de Operações Especiais para praça, sargento, oficial, contratado, para sargento e oficial do Quadro Permanente, curso Sniper, curso LRRP, etc. As possibilidades de carreira dentro do Exército são as mesmas de qualquer outra especialidade, como praça ou sargento RC pode concorrer à ESE (Escola de Sargentos do Exército) e à AM (Academia Militar), como oficial RC só pode concorrer para a AM (isto é, um oficial não pode ir para sargento do quadro permanente). Devo referir que qualquer uma destas "Escolas" tem requisitos de idade e qualificações escolares para se poder concorrer.

Academia de Sargentos?É muito complicado entrar para a academia de Sargentos? Gostava que me falecem por experiência...

Como já referi na resposta anterior o que existe é a ESE (Escola de Sargentos do Exército) e a AM (Academia Militar), não existe nenhuma Academia de Sargentos.

3- Depois de concluir o Curso da Academia de Sargentos que posso vir a fazer no futuro como Sargento?

Pode fazer muitas coisas diferentes pois isso depende do curso que você tirar na Escola de Sargentos. Mas deve ter sempre um grupo de praças sob o seu comando em qualquer sitio onde vá parar.

4- Ando no 2º Ano da Faculdade ( começou a pouco ) depois de acabar o curso de CTOE poderei prosseguir por hipótese o meu curso no exército? ( Eng Electrotécnica )

Como já referi pode concorrer à Academia Militar (se possuir os requisitos todos), mas tem que começar o curso do inicio, não pode por transferencia da Universidade para a Academia. Ou então continua na universidade e acaba o curso lá.

*

Leg

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #634 em: Setembro 23, 2008, 01:39:39 pm »
Boa Tarde e Muito obrigado pela ajuda...Pois a data limite é 24 anos no ano de ingresso.( Igualmente para a Escola de Sargentos ).

Ou seja eu poderia concorrer a unidade de CTOE e depois acho que de fazer um ano de serviço certo? Poderia concorrer a Escola de Sargentos. Pergunto então se será muito difícil entrar na escola de Sargentos? Pois não queria desistir da faculdade e depois não entrar na escola de Sargentos...

A vida de Sargento é igual a vida que se leva nos CTOE? Semana fora de casa numa unidade longe de casa e fim de semana para a familia?

Desde já Obrigado!

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • +972/-1107
(sem assunto)
« Responder #635 em: Setembro 23, 2008, 02:40:53 pm »
A vida de Sargento é igual a vida que se leva nos CTOE? Semana fora de casa numa unidade longe de casa e fim de semana para a familia?

Quem é que lhe disse que a vida no CTOE se passa a semana toda lá dentro?

Isso de passar a semana toda na unidade é obrigatorio durante a instrução, quer seja no CTOE ou noutra unidade qualquer onde existam recrutas e cursos de especialidades, mas depois de estar colocado numa unidade você vai ter uma função com um certo horário (das 9 às 5), o que faz depois do trabalho é consigo, quem mora na zona normalmente vai para casa, é claro que há dias em que não vai para casa, pode estar de serviço, pode haver exercicios nocturnos, etc.

De certeza que os militares colocados no CTOE (não me refiro a pessoal em instrução) que moram na zona de Lamego vão para casa :wink: .

Isso para si em particular interessa saber é que unidades militares existem perto da sua casa ou de onde você queira ir morar no futuro.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • +972/-1107
(sem assunto)
« Responder #636 em: Setembro 23, 2008, 02:45:10 pm »
Ou seja eu poderia concorrer a unidade de CTOE e depois acho que de fazer um ano de serviço certo? Poderia concorrer a Escola de Sargentos. Pergunto então se será muito difícil entrar na escola de Sargentos? Pois não queria desistir da faculdade e depois não entrar na escola de Sargentos...

Isso é uma decisão que só você pode tomar, pois ninguém lhe pode garantir 100% certeza que consegue entrar na Escola de Sargentos, tal como também não lhe podem garantir a entrada no curso de Operações Especiais.

*

Leg

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #637 em: Setembro 23, 2008, 02:55:21 pm »
Pois muito obrigado pela sua ajuda! Resta saber se haveria Hipotese de depois de andar nos CTOE e tirar o curso de Sargento ser destacado a beira de minha casa. ( Porto ).

Obrigado mais uma vez!

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • +972/-1107
(sem assunto)
« Responder #638 em: Setembro 24, 2008, 09:36:36 am »
Pois muito obrigado pela sua ajuda! Resta saber se haveria Hipotese de depois de andar nos CTOE e tirar o curso de Sargento ser destacado a beira de minha casa. ( Porto ).

Obrigado mais uma vez!

Acho que você não pode ser destacado, o que pode acontecer mais ou menos é algo do género, você entra no CTOE em Lamego, faz a recruta, faz o curso, depois tem que lá ficar como operacional um certo tempo obrigatoriamente ou tira mais algum curso como sniper, LRRP , Pára-quedismo, etc, ao fim de um ano concorre ao curso de sargentos que fica nas Caldas da Rainha, mas agora aqui à um ponto importante que é, você não tem obrigatoriamente que ser Sargento QP da mesma especialidade que foi Contratado, por isso depois pode ir para à Cavalaria, Artilharia, etc, etc, etc.

No Porto sei que tem a Escola Pratica de Transmissões, e perto tem um Regimento de Artilharia em Gaia, um Regimento de Engenharia em Espinho, a Escola Pratica de Serviços na Povoa do Varzim, é capaz de haver mais unidades na região mas agora não me lembro, é uma questão de ir ao site do Exército que tem lá as unidades todas do Exército.

Outra coisa que você deveria perguntar a pessoal que já esteve ou está actualmente no Exército (eu não estou), é em que aspecto é que a especialidade que se tem como sargento QP influencia a unidade para onde você prefere ir, por exemplo você fica a ser de Sargento QP de Cavalaria, será que pode ir para o Regimento de Artilharia em Gaia, ou o Regimento de Engenharia em Espinho ou tem que forçosamente ficar em unidades de Cavalaria? Quem diz Cavalaria diz outra especialidade qualquer.

*

fabio_lopes

• 204
  • +0/-0
obrigado
« Responder #639 em: Setembro 25, 2008, 10:54:08 am »
obrigado pelo esclarecimento...desculpa a pergunta mas dixeram me uma coisa qe me surgio algum insolito...dixeram me que se fosse um dos 5 1ºs nas provas de entrada pra a tropa era enviado pra auma tropa digamos mais especial que as outras? eu nao acreditei...mas por precauçao resolvi postar aqui para ter a certeza
cumps
Tudo por aquilo que sonho...

tratem me por tu sff

*

Leg

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #640 em: Setembro 25, 2008, 01:03:26 pm »
Citação de: "Lightning"

Obrigado mais uma vez!

Acho que você não pode ser destacado, o que pode acontecer mais ou menos é algo do género, você entra no CTOE em Lamego, faz a recruta, faz o curso, depois tem que lá ficar como operacional um certo tempo obrigatoriamente ou tira mais algum curso como sniper, LRRP , Pára-quedismo, etc, ao fim de um ano concorre ao curso de sargentos que fica nas Caldas da Rainha, mas agora aqui à um ponto importante que é, você não tem obrigatoriamente que ser Sargento QP da mesma especialidade que foi Contratado, por isso depois pode ir para à Cavalaria, Artilharia, etc, etc, etc.

No Porto sei que tem a Escola Pratica de Transmissões, e perto tem um Regimento de Artilharia em Gaia, um Regimento de Engenharia em Espinho, a Escola Pratica de Serviços na Povoa do Varzim, é capaz de haver mais unidades na região mas agora não me lembro, é uma questão de ir ao site do Exército que tem lá as unidades todas do Exército.

Outra coisa que você deveria perguntar a pessoal que já esteve ou está actualmente no Exército (eu não estou), é em que aspecto é que a especialidade que se tem como sargento QP influencia a unidade para onde você prefere ir, por exemplo você fica a ser de Sargento QP de Cavalaria, será que pode ir para o Regimento de Artilharia em Gaia, ou o Regimento de Engenharia em Espinho ou tem que forçosamente ficar em unidades de Cavalaria? Quem diz Cavalaria diz outra especialidade qualquer.

Muito obrigado pela ajuda. Vou consultar um centro de Recrutamento também!

Cumprimentos!

*

flavio

• 117
  • +0/-0
Infantaria Mecanizada - Provas a 13 de Outubro, Lisboa
« Responder #641 em: Setembro 25, 2008, 04:10:17 pm »
Boa tarde pessoal.
Dia 13 de Outubro vou a Lisboa prestar provas.
Há por aqui alguém que também vá?
Cumprimentos,

Flávio Trindade

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3333 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1224/-2042
    • http://youtube.com/HSMW
Re: obrigado
« Responder #642 em: Setembro 25, 2008, 04:20:06 pm »
obrigado pelo esclarecimento...desculpa a pergunta mas dixeram me uma coisa qe me surgio algum insolito...dixeram me que se fosse um dos 5 1ºs nas provas de entrada pra a tropa era enviado pra auma tropa digamos mais especial que as outras? eu nao acreditei...mas por precauçao resolvi postar aqui para ter a certeza
cumps

:rir:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11492
  • +972/-1107
Re: obrigado
« Responder #643 em: Setembro 25, 2008, 04:26:00 pm »
Citação de: "HSMW"
cumps
:lol: O mais parecido com isso que pode acontecer é acho que é, se você tiver boas provas ao concorrer para a Tropa Normal, é possivel, que lhe perguntem se não prefere concorrer a uma Tropa Especial (Operações Especiais, Comandos, Pára-quedistas).

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #644 em: Setembro 25, 2008, 06:17:44 pm »
uma tropa mais especial que as outras? loool

Bem pessoal, em relação à promoção a 2º cabo, fiquei com a impressão que o Sargento que falou comigo no centro de recrutamento disse que os melhores da recruta seriam seleccionados para imediatamente fazerem o curso de Cabos? É assim que funciona?ou percebi mal?
Cumprimentos!!