Atenção que o médico nunca diz nada! Aliás, até penso que o médico é civil, pelo menos quando fui à Ajuda o médico estava à civil e estava com pressa porque tinha que voltar ao Hospital onde trabalhava, ou coisa assim...
O médico o que faz é anotar o que vê e depois o processo é remetido a quem de direito para verificar se o que anotou é motivo de inaptidão ou não.
Por exemplo eu só na Orientação é que descobri que tinha o pé cavo. O médico a mim não me disse nada, limitou-se a anotar na folha. Quando fui para a Orientação o Major é que me disse para aguardar e foi saiu para ir verificar uma coisa. Eu perguntei o que se passava e ele disse "Tem aqui uma anotação do médico a informar que tem o pé cavo. Não pode ir para tropas especiais com esse problema, no entanto para PE não há qualquer problema."
Já na GNR aconteceu o mesmo. Muita gente ficou "contente" porque os médicos não lhes tinham dito que não podiam ter tatuagens, que apenas tinham anotado isso nas folhas, mas depois quando sairam as listas... dados como inaptos por motivo de possuírem tatuagem. Muita gente ficou indignada, mas pronto...
É verdade que no Exército até acontece permitirem às vezes e fecham os olhos... mas isto com a afluência crescente de candidatos e o cada vez menor número de vagas, eles podem começar a apertar nalgumas coisas.
Já o piercing talvez não apertem tanto, porque tirar um piercing é fácil

mas não o podem usar em serviço e aconselho a não levarem quando forem prestar provas, até por causa da imagem.