Acho que o problema não é a aquisição de versões para a instalação dos TOW e MILAN, pois como já foi dito aqui estas com certeza poderão servir para outros misseis ATGW, mas a falta de versões como plataforma para misseis terra-ar ou com uma RWS.
Ao menos já houve uma melhoria em relação ao que se passou com as Pandur na versão base, ao estar prevista uma torre de proteção para o atirador da arma instalada no tejadilho da viatura.
Pessoalmente acho que o mérito desta consulta por parte do exército será não tentarem complicar. Querem aquelas dez versões para satisfazerem uma necessidade que está identificada e apenas isso. Pode-se dizer que tem falta de ambição, que não aproveita para resolver o problemas de substituir as versões porta morteiro da Chaimite não existir uma versão anti-aérea, e eu até apreciava uma versão portée do canhão 105mm, mas tendo em conta a novela dos helicópteros ligeiros, os problemas com os PANDUR e a substituição da G3 até se compreende.
Uma versão com torre remota seria desejável mas um PROTECTOR M153 pesa 135kg sem a arma e sem as munições e como o exército quer ter a hipótese de usar uma MG cal 50 ou o lança-granadas de 40mm, não se deve arranjar nada muito mais leve. Também têm a reputação de os operadores perderem a "Situational Awareness" por estarem a olhar para a TV e isso em tropas ligeiras é capaz de não ser muito aconselhável. É diferente para quem vai a viajar fechado num PANDUR ou num M113.
Pode-se eventualmente adquirir essas versões mais sofisticadas e muito mais caras num programa posterior se houver dinheiro

mas as versões pedidas terão um bom nível de protecção para veículos blindados
ligeiros e aero transportáveis . É interessante o cuidado posto nas especificações e descrição dos equipamentos de comunicações a instalar nos veículos para evitar "estórias" por causa das interferências.
Talvez desta vez não aconteça daqui a dois ou três anos estar-se a postar neste tópico sobre a barraca que foi a aquisição das VTLB e as broncas em que os diversos intervenientes no processo se viram envolvidos. Sempre era uma variação em relação ao NPO 2000 e à classe Fisga.
Cumprimentos,
PS.: não sei como traduzir Situational Awareness em português de maneira que teve que ficar assim.