Red Bull Air Race no Porto

  • 15 Respostas
  • 7912 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-303
    • http://forumdefesa.com
Red Bull Air Race no Porto
« em: Agosto 29, 2007, 07:54:27 pm »


Citar
O Red Bull Air Race é uma competição eletrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo desafiam uns aos outros em uma corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade.

A competição apresenta uma nova e dinâmica categoria de pilotagem conhecida por “Air Racing”, onde o objetivo é seguir uma rota cheia de desafios no céu fazendo o menor tempo possível. Voando sozinhos contra o relógio, os pilotos devem executar giros apertados em um circuito slalom que consiste em mastros ou pilões especialmente projetados chamados de “Air Gates”.

O Red Bull Air Race não é só velocidade – a precisão é crucial para o sucesso, pois qualquer erro incorre em penalidades ao tempo do piloto. Voar perto do chão a velocidades que podem alcançar até 400 km/h enquanto se tenta difíceis manobras em curvas requer uma habilidade imensa que apenas um certo número de pilotos no mundo possui. Por isso os pilotos são selecionados a dedo de acordo com suas perícia e experiência. Esses pilotos estão no auge de suas carreiras. E têm mesmo que estar – o Air Race exige muito de suas habilidades de pilotagem. Para se ter uma idéia eles têm que suportar forças de até 10G. Não há espaço para erros.

O que faz o Air Race tão eletrizante e interessante para os espectadores é a proximidade com a multidão. Vôos baixos em uma rota relativamente compacta dão às pessoas um gostinho da emoção de perto.

A criação do Air Race foi idealizada pela Red Bull, que convidou o renomado piloto húngaro Peter Beseynei para ajudar a refinar o conceito do evento. O primeiro Red Bull Air Race aconteceu no Air Power em Zeltweg, Áustria, em 2003. O evento foi reconhecido como um grande sucesso. Estava claro que a competição tinha enorme potencial. Os Air Races subseqüentes aconteceram na Hungria, Inglaterra e Estados Unidos e seguiram uma evolução até chegarem no formato atual: o Red Bull Air Race World Series.

A primeira série mundial começou em 2005, acontecendo em 7 lugares diferentes do mundo com 10 pilotos aclamados internacionalmente competindo. 11 pilotos participaram da edição de 2006 do Red Bull Air Race World Series em 9 localidades internacionais espetaculares, quando o americano Kirby Chambliss ganhou o título de campeão mundial na etapa final em Perth, na Austrália.

Este ano aos pilotos que competiram em 2006 vão se juntar mais dois ases da aviação, que passarão pelos céus de 10 cidades ao redor do mundo.

As corridas aéreas têm raízes nos Estados Unidos, mas diferentemente daquelas competições em que o objetivo é puramente velocidade, o Red Bull Air Race traz outra dimensão para o desafio: a habilidade. Eles estão usando alguns dos aviões mais leves, ágeis e sensíveis que existem. No entanto, essencialmente, são a perseverança e a habilidade do piloto que determinam quem será coroado o próximo campeão do Red Bull Air Race World Series.

Citar
Evento garantido até 2009

Corridas de aviões confirmadas nos céus da Ribeira até 2009

 
Os aviões do Red Bull Air Race World Series, que se realiza na sexta-feira e no sábado, vão continuar a sobrevoar os céus do Porto e de Vila Nova de Gaia nos próximos dois anos. As datas das etapas ainda não são conhecidas, mas é certo que as duas cidades vão marcar presença no calendário daquele que é o maior evento desportivo realizado, este ano, em Portugal.

"Está garantido. O acordo prevê que entre 2007 e 2009 vamos ter cá o Air Race", adiantou, ao JN, André Carvalho, project manager da Red Bull Portugal."Não fazia sentido apostar num projecto deste tamanho, que vai crescer ainda mais, para um curto espaço de tempo", argumenta.

A decisão, no entanto, cabia à equipa da Red Bull International, que não precisou mais do que um dia para fazer a escolha. "Passeámos pela Ribeira, onde almoçámos, e, depois, fomos jantar a Gaia. No final do dia, o responsável pela aviação da Red Bull disse temos o evento no Porto", conta André Carvalho.

O anfiteatro natural - proporcionado pela Ribeira, o rio Douro, as pontes e as caves do vinho do Porto - e o acolhimento "fantástico" por parte das câmaras das duas cidades e do Governo português revelaram-se, segundo o responsável, decisivos para a escolha. "O cenário é fundamental, porque as imagens do Air Race chegam a todo o Mundo", explica André Carvalho.

Aeroporto concluído

O aeroporto do Air Race, instalado no queimódromo, junto ao Parque da Cidade (Porto), já está totalmente pronto. Os hangares (as tendas que recebem as sete equipas da prova), a segunda torre de controlo, os escritórios e a área de "catering", reservada aos pilotos, foram concluídos ontem e já estão preparados para receber a comitiva.

Na Alfândega, os trabalhos também decorriam a bom ritmo. Ontem à tarde, a maioria das estruturas já se encontrava montade. Na torre de controlo principal, estava a ser instalado o sistema de som. Do outro lado da margem do rio Douro, em Gaia, as áreas VIP - o "High Flyer's Lounge" e o "Race Club" - e a zona reservada aos jornalistas encontravam-se ainda em fase de montagem.

André Ribeiro garante, contudo, que o essencial estará pronto até ao final do dia de hoje "O básico já está montado. Faltam apenas pequenos pormenores".

Pilotos começam a chegar

Os pilotos começaram a chegar ontem, à excepção do holandês Frank Versteegh que rumou a Cascais logo após a corrida de Budapeste. Ontem, o líder da prova, o norte-americano Mike Mangold, aterrou no Porto. Até ao final do dia de hoje, está prevista a chegada dos restantes pilotos.

Para amanhã à tarde, está marcada a primeira sessão de treinos. O espectáculo está quase a começar.


Aviões nos céus



a partir de amanhã

A primeira sessão de treinos da etapa começa amanhã à tarde, entre as 14 e as 17 horas. Depois de amanhã, os treinos continuam em duas sessões uma de manhã, entre as 10 e as 12 horas, e outra de tarde, entre as 14 e as 15.30 horas.



Competição arranca na sexta e no sábado

As corridas a valer estão agendadas para sexta-feira e sábado. Na sexta-feira, entre as 14 e as 16.30 horas, têm lugar as qualificações. Para sábado, entre as 13 e as 17 horas, estão marcados os "playoff" e a final.



Previstas entre 400 e 600 mil pessoas

A Red Bull espera entre 400 a 600 mil pessoas. No sábado, dia da final, prevê-se uma verdadeira enchente nas zonas ribeirinhas do Porto e de Vila Nova de Gaia. A Ribeira e o Cais de Gaia são as áreas privilegiadas para assistir às corridas. Mas quem quiser um pouco mais de tranquilidade, pode optar pelos jardins do Palácio de Cristal, no Porto.



Transportes públicos serão reforçados

"Vá cedo e de transportes públicos" é o conselho da organização, até porque o plano de segurança prevê cortes de trânsito em várias artérias das duas cidades. A CP, a STCP e o Metro do Porto vão reforçar as suas linhas.



 :wink: )

Um acontecimento a não perder :wink:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 30, 2007, 11:51:39 am »
Mais um evento de destaque para Portugal, parabéns.
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-303
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 30, 2007, 03:35:28 pm »
Hoje de manhã ao assistir aos treinos dei por mim a imaginar (sonhar) com um espectáculo semelhante a este mas…com caças actuais :twisted:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 30, 2007, 04:15:19 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Hoje de manhã ao assistir aos treinos dei por mim a imaginar (sonhar) com um espectáculo semelhante a este mas…com caças actuais :twisted:


Não será que os caças actuais são demasiados rápidos para tais espectáculos?
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-303
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 30, 2007, 05:05:44 pm »
Não creio que fosse muito difícil para um caça actual, pelo menos os mais aptos para o dogfight, fazer um circuito semelhante ao do Red Bull Air Race. Nem que para isso os “obstáculos” tivessem que ser mais afastados entre si.

Agora que a sensação de ver caças a voar a poucos metros de altura do rio era fantástica, disso não tenho a menor dúvida.


Já agora, existe um simulador muito interessante do evento. Já inclui o circuito do Porto.

 :wink:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 31, 2007, 02:39:05 am »
Citação de: "Jorge Pereira"
Não creio que fosse muito difícil para um caça actual, pelo menos os mais aptos para o dogfight, fazer um circuito semelhante ao do Red Bull Air Race. Nem que para isso os “obstáculos” tivessem que ser mais afastados entre si.

Talvez pois, se aumentassem o espaço do circuito.... e se a eutanásia fosse legal!! :wink:

Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10899
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 31, 2007, 09:28:09 pm »
Bom, fui assitir aos treinos hoje.

Local (um nadinha mais abixo da faculdade Arquitectura).
Observações:

As provas têm a sua piada até para aí à quinta prestação. A partir daí torna-se monótono. O melhor será assistir o mais próximo possível das  balizas, onde se ouve melhor a música dos motores (a prova individual começava geralmente do do sítio onde estava, sendo por vezes surpreso pelo piloto que surgia repentinamente por detrás da cortina de árvores, a "soprar". Para além disso tinha a sua piada ver o evoluir das aeronaves a juzante (pr?) da ponte da Arrábida. O som é boa parte do espetáculo.
Mas tirando um ou outro parafuso ascendente ou toneaux, a coisa começou a cair na monotonia.

Ponto alto (que eu não estava a contar): a esquadrilha Breitling Jet Team, impressionante.
Os Aero L39, são muito bonitos e surpreendemente silenciosos. Vale a pena ir às corridas só para ver o Breitling Jet Team! Fantásticos.

Um BO105 fazia o controlo e um Lynx da Marinha deu um ar da sua graça no "intervalo".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10899
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 31, 2007, 09:56:30 pm »
Estive aqui:



No global não me posso queixar. Mas como em todos os eventos assistidos ao vivo todos os lugares têm as suas idiosincrasias. Mas foi excelente para assistir à "Patrulha da Breitling".
Levem chapéu.

Já agora, o sítio...


E o comecinho (infelizmente não tenho mais nada e foi com uma máquina fotográfica) :cry:
http://www.youtube.com/watch?v=0cfrEbfi7aw
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 31, 2007, 11:55:18 pm »
Bombeiros alertam para sobrelotamento de varandas e escarpas

Citar
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) alertou para os riscos de acidentes causados pelo sobrelotamento de varandas e escarpas com assistentes do campeonato Red Bull Air Race.

«Nada foi previsto para evitar que, por exemplo, varandas em risco de ruir possam ser sobrelotadas, com os riscos que isso comporta, a fim de se assistir ao evento de local privilegiado», afirma a ANBP, em comunicado.

A associação questiona também que previsão terá a Câmara do Porto feito quanto à ocupação das escarpas, atendendo à sua «suspeita instabilidade», e ao controlo do estacionamento de forma a permitir a circulação das viaturas de socorro.

A ANBP realça que, em contraste, a Câmara de Gaia «tomou as providências necessárias».

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara do Porto garantiu que está a ser cumprido o plano municipal de segurança definido para este evento, nomeadamente o fecho ao trânsito da «marginal» e a proibição de acesso de pessoas à escarpa dos Guindais.

«Os corredores de emergência estão a funcionar», garantiu a fonte, referindo-se às faixas libertadas nas ruas da Restauração e Mouzinho da Silveira.

Seiscentas mil pessoas são esperadas sábado, entre as 13h e as 17h, nas margens do Rio Douro, para assistir às corridas finais de aviões da oitava etapa do campeonato Red Bull Air Race.

Hoje, foi batido o recorde do ano de assistência em provas de qualificação deste campeonato, com 250 mil pessoas nas zonas ribeirinhas do Porto e Gaia.

Lusa/SOL

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 01, 2007, 12:23:40 am »



















Este local também não parece mau.

Créditos: Lusa
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 01, 2007, 12:39:36 am »
Fotos espectaculares!
 

*

zocuni

  • Especialista
  • ****
  • 1055
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +30/-4
Ok
« Responder #11 em: Setembro 01, 2007, 03:31:31 am »
Sem dúvida,

Abraços,
zocuni
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10899
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 01, 2007, 11:17:43 am »
O local é fantástico, Lancero! :D
Fotos fabulosas!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Setembro 01, 2007, 08:18:42 pm »
Steve Jones vence a Red Bull Air Race do Porto

Citar
O piloto inglês Steve Jones venceu hoje a oitava etapa do Red Bull Air Race, no Porto, com uma diferença de 38 segundos sobre o actual líder do campeonato, o norte-americano Mike Mangold.

Steve Jones realizou a prova em um minuto e dez segundos. Em terceiro lugar ficou o inglês Paul Bonhomme, principal rival de Mike Mangold no campeonato mundial (agora com dois pontos de diferença) e, em quarto lugar, classificou-se o húngaro Peter Besenyei.

Os restantes lugares foram ocupados, respectivamente, por Kirby Chambliss (EUA), Nicolas Ivanoff (França), Nigel Lamb (Inglaterra), Alejandro Maclean (Espanha), Michael Goulian (EUA), Sergey Rakhmanin (Rússia), Frank Versteegh (Holanda), Hannes Arch (Austrália) e Laus Achrodt (Alemanha).

A liderar o campeonato mundial mantém-se o americano Mike Mangold, com 41 pontos, seguido de Paul Bonhommme, com 39, e por Peter Besenyei, com 30 pontos.

O vencedor da prova do Porto está actualmente classificado em quinto lugar, com 14 pontos.

A prova foi assistida por cerca de 600 mil pessoas, segundo dados da organização, que já confirmou a continuidade da prova até 2009.

Lusa / SOL


 :Palmas:  cax23

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10899
(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 01, 2007, 08:27:46 pm »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...