Não é suposto 5 dos novos C-295 serem na versão de patrulha marítima? Presumo q sejam mt diferentes dos Orion mas n se destinam à mesma função?
Afirmativo, cinco dos 12 C-295M encomendados à EADS-CASA serão destinados à missão de
Vigilância Marítima, ou VIMAR. A missão de Vigilância Marítima tem especificidades algo diferentes das missões de Patrulha Marítima, Luta Anti-Submarina e Luta Anti-Superfície dos P-3P/C Orion. Por exemplo, enquanto os Orion possuem armamento ao seu dispôr, os C-295M Persuader não são armados.
Ainda em relação à modernização dos Orion, vale a pena gastar dinheiro a instalar novos radares e sensores numa estrutura antiga? Qts mais anos é q eles vão aguentar, 10 ou 15?
Não se pode dizer que os 5 P-3C adquiridos à Marinha Real Holandesa sejam estruturas antigas, muito longe disso. As suas células estão em muito bom estado e possuem muitos milhares de horas de voo disponíveis. E por conseguinte, sim, vale a pena investir esse dinheiro no programa CUP Plus.
Desconheço as capacidades reais do nosso país na área da vigilância e segurança (prioritariamente marítima, claro) mas, não podem ser empregues nessa função aviões como os R-99?
O C-295M Persuader é um excelente aparelho para a missão que irá cumprir ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP). Não nos esqueçamos que a FAP precisava de uma aeronave que pudesse cumprir as missões de transporte táctico e vigilância marítima, e não de um aparelho especializado como o R-99.
